Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como vender minha carteira de clientes de hospedagem cPanel?


Posts Recomendados

Olá pessoal, 

Tenho uma empresa de hospedagem desde 2010. Nos últimos anos, a empresa mudou o foco dos serviços ofertados, e hoje a hospedagem/revenda cPanel é um serviço que perdeu espaço no nosso portfólio de produtos, sendo atualmente o que menos gera receita.

Alguns meses atrás, ao ver alguns posts aqui, surgiu a ideia de vender essa carteira de clientes. No entanto, não sei como funciona esse processo e nem como é definido o valor.

Atualmente, tenho cerca de 45 a 50 clientes de hospedagem direta e 32 a 34 revendedores, distribuídos em duas VMs. Estou anexando uma screenshot do WHMCS com a receita dos dois servidores.

Em termos de receita, esses contratos geram aproximadamente R$50.000 anuais, variando entre contratos mensais até trienais, resultando numa média de R$4.166 por mês. No total, temos 362 contas entre hospedagem direta e revenda, a maioria clientes consolidados, anteriores a 2021.

As contas estão divididas em duas VMs com as seguintes configurações:

  • VM 1: 8 CPU, 16GB RAM, 1TB SSD
  • VM 2: 8 CPU, 20GB RAM, 600GB SSD

É possível rodar todas as contas em uma única VM ou servidor dedicado, o que seria a melhor opção para diminuir o custo do cPanel. Uma configuração adequada seria: 16 CPU, 32GB de RAM e 1.6/2TB SSD.

Como mencionei, esse serviço perdeu espaço, embora ainda haja alguma procura. A venda dessa carteira de clientes serviria para financiar a área que mais gera lucro atualmente.

Gostaria de saber como é formado o valor dessa carteira. Já vi posts mencionando que o valor pode ser equivalente a um ano de faturamento, outros falam em três anos, mas não tenho certeza. Estou buscando conselhos sobre como chegar a um valor justo para essa transação.

RECEITA-HOST.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se quiser vender a carteira de clientes tem que ser no valor que vc ganha com ela, de tem 100 clientes que te pagam por exemplo 500 reais, vc tera que vender por 50 mil, se for vender a empresa no geral pode ser outro valor a depender da quantidade de anos no mercado.

Mas o valor de venda é no Valor Anual, se por ano vc ganhar 50 mil, so que a pessoa ja compra sabendo que tem que ter estrutura pra suportar todos eles dar conta de dar suporte, dar conta de armazena-los em um dedicado mais potente/robusto.

no seu caso deu um total de R$49.968 / ANUAL

vc pode arredondar pra 50 mil nesse caso.

entendi aqui, vc vende ate trienal. Venda no no valor que esta ela no momento no valor ANUAL mas ja deixa claro que vc tem clientes ate trienal. a pessoa vai saber que so vai receber o valor x daqui 3 meses, 6 meses, 1 ano, 2 anos e 3 anos.

so o anual seu da mais ou menos R$6.795,00

ja de trienal da mais ou menos R$12.424,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou resumir alguns pontos para entender como funcionaria a venda de uma carteira do ponto de vista de quem compra, em breve vou escrever um post mais detalhado:

Informações básicas que faltam:

1º-  Qual o custo operacional MENSAL, sempre descreva valor com licenças, servidores, contabilidade, inclua cada detalhe. 

2º-  Sua empresa está legalizada e paga impostos? Se sim quantos % está pagando?

3º- Seja preciso nas informações, 45 a 50 clientes é um numero variavel ou tem 45 ou tem 50 ativos.

4º- São cliente por contrato ou por termo de serviço? dar um simples sim em termos de serviço não valem totalmente como seguro de retenção do cliente

5º- A sua base de clientes é fiedelizada a sua pessoa ou é uma base institucionalizada?

6º- Deixe claro em numeros quantos clientes são (mensal / trimestral / semestral / anual / trienal ..)

7º- A empresa possui algum processo ou sentença?

8º- Os revendedores possuem clientes de seguimento black ou ilegais dentro do servidor?


Em uma venda de empresa, TUDO deve estar extremamente claro e bem definido em numeros com total transparencia. 

--------------------------------------------------------------------------------------------------


(vou me basear como se o faturamento mensal - R$4.166)
Não estou aqui para definir valor de uma carteira de clientes, mas sim para passar como funciona. Todo investimento tem de ter um retorno em X tempo (payback), entendendo isso vou dar alguns pontos de vista:

Levando em conta a carteira que passou, seu maior faturamento esta concentrado em TRIENAL logo por (3 anos) o comprador tem de arcar 100% com o custo operacional, flutuações de mercado (dolar), aumento de licenças por (3 anos)... O dinheiro que você já recebeu não vem no caixa da empresa, obviamente.

Colocando R$50.000, em um faturamento anual de "R$4.166 x 12 = R$49.992 / ano" levamos em consideração que seu custo operacional se for tudo certinho com licença cpanel - só no Cpanel vai custar por volta de ($103 /mensal para partners) coloquemos que suas maquinas custem +- $50  (Valor estimado).

 - Só de custo operacional temos  (cpanel + vps) +- R$920 /mensal (sem outras licenças)

- Se a empresa está certinha, no simples com esse faturamento vai ser +- 7% /mensal = R$291,62 /mensal emitindo 100% das notas

levando só isso em conta temos uma despesa de R$1211,62 /mensal, nossa receita liquida será de  4.166 -  1211,62 = 2954,38 /mensal , então nosso faturamento liquido anual é de R$35.452.56, se olhar do ponto de vista de payback o retorno de R$50.000 seria por volta de 18 meses isso em um cenario de plano (mensal).  Se colocarmos (anual e trienal) sua conta vai somar os 18 meses + o ciclo:

Anual 12 + 18 = 30 meses 
Trienal 12 +36 = 54 meses

O retorno nesses 2 cenarios (anual/trienal) demoraria muito a ocorrer com um grande risco.

Isso é de uma maneira muito resumida sem termologias, mas se for analisar valuation o comprador teria de estudar a sua carteira de cliente para ver a real retenção dos seus clientes e o tempo de vida dele na sua empresa (LTV) que no mercado de hospedagem varia de 2 a 4 anos, por isso muitas empresas vendem (48 meses) para aumentar o (LTV) e em contrapartida seu valor de mercado, maior volume de clientes e menor margem de lucro, e demais motivos...

Se seu intuito é vender a carteira e com base na experiencia de outras compras que já fiz, você teria de reduzir muito o valor da carteira (Valuation), porque expresivamente uma empresa pode ter um faturamento alto mas o lucro é baixo e quando isso ocorre oque pesa é o montante de clientes que ali existe e que podem ser explorados. No seu caso o montante é baixo então o risco é maior e a margem para erros e menor. 

Eu em uma compra como essa desconsideraria clientes (anual e trienal) pois é onde o risco é extremamente alto e não consigo ver valor neles, se formos olhar onde existe um potencial seria no mensal, mas nesse ponto seu faturamento é por volta de R$3300  R$3600, e se for seguir o operacional da estimativa que montei você gasta R$1200 /mensal (licença + servidor + Imposto) a empresa meio que trabalha no gargalo para receber novos investimentos a curto prazo. 

Quem vai comprar vai analisar isso e muitos outros pontos, mesmo que vc não use as licenças originais, quem tem R$50.000 para essa compra tende a trabalhar com licenças originais, já possui outras empresas, faturamento e vai precisar emitir as notas. Irá existir um trabalho tanto de comunicação como de suporte para essa transição.

O correto é você sentar com uma pessoa para ela fazer a analise da sua empresa / carteira e te dar o valuation mais adequado, pois oque mais  tem é valuation feito com base em pesquisa no google que acaba não refletindo no real valor.

Só pontuando não estou aqui dando valor na empresa de ninguem, porem essa é uma pincelada muito por cima de como eu olho para a compra de uma carteira de clientes de host, cada um que investe analisa de maneiras diferentes.

Fox Soluções | (011) 3090 4444 / (011) 96841-9797 |  www.FoxSolucoes.com
 | Streaming Áudio | CentovaCast | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 
 | Streaming Vídeo | CastControl WOWZA | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Otavio, gostei da sua análise com vários detalhes que não costumam aparecer aqui.

Fiquei em dúvida nesse ponto: no lado dos custos básicos (como cpanel, servidor e gasto com impostos) não fica mais para o comprador analisar? Ex.: eu tenho uma carteira e clientes, ao comprar uma com 50 contas vou importar em um servidor que já tenho, vou ter que pagar tanto a mais de cPanel e tanto a mais de impostos.

Em especial por ele estar vendendo apenas a carteira de clientes e não a empresa, pelo que entendi. O normal é manter a nova carteira de clientes em separado ou consolidar?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?