daemoncesar Postado Dezembro 26, 2023 Compartilhar Postado Dezembro 26, 2023 Tenho um cloud com um storage ligado nele que suporta no máximo 200 IOPS. Tenho mais de 150 usuários, quero colocar o storage em /home 200 IOPS vai da conta do recado ? 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Elson Freitas Postado Dezembro 26, 2023 Compartilhar Postado Dezembro 26, 2023 A quantidade de IOPS (Input/Output Operations Per Second) necessária depende muito do tipo de carga de trabalho que seus usuários estarão realizando. Se cada usuário estiver realizando muitas operações de leitura e gravação intensivas, 200 IOPS pode não ser suficiente e gerará uma lentidão absurda, além de aumentar bastante seu load. No entanto, para cargas de trabalho mais leves, pode ser adequado. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
daemoncesar Postado Dezembro 27, 2023 Autor Compartilhar Postado Dezembro 27, 2023 17 horas atrás, Elson Freitas disse: A quantidade de IOPS (Input/Output Operations Per Second) necessária depende muito do tipo de carga de trabalho que seus usuários estarão realizando. Se cada usuário estiver realizando muitas operações de leitura e gravação intensivas, 200 IOPS pode não ser suficiente e gerará uma lentidão absurda, além de aumentar bastante seu load. No entanto, para cargas de trabalho mais leves, pode ser adequado. Mas você acha que 150 contas directadmin suporta 200IOPS ? No caso, tem e-mail de todas contas, sites (provavelmente alguns com bastante trafego). 200IOPS é igual um HD SATA a velocidade ? (Ou bem menos). 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Elson Freitas Postado Dezembro 27, 2023 Compartilhar Postado Dezembro 27, 2023 1 minuto atrás, daemoncesar disse: Mas você acha que 150 contas directadmin suporta 200IOPS ? Verifiquei a utilização de alguns usuários em um servidor que tenho e teve momentos (coisa de segundos) que apenas um dos usuários utilizou cerca de 197 IOPS. Mas na maioria do tempo a contagem permanecia zerada e outros usavam valores bem baixo como 2 IOPS/3 IOPS. Pode ser suficiente sim para 150 contas. Atualmente libero um limite 1024 IOPS para cada usuário, que é o padrão do Cloudlinux. Acho que vale a pena testar, pode ser que não tenha problemas, entretanto, se planeja escalar o servidor para mais usuários pode ser necessário aumentar a disponibilidade. Caso você utilize o Cloudlinux também, recomendaria ir na aba "Uso atual" e monitorar por um tempo qual é a utilização média dos seus usuários, assim poderá ter uma tomada de decisão mais certeira de acordo com a carga que seus usuários produzem. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
daemoncesar Postado Dezembro 27, 2023 Autor Compartilhar Postado Dezembro 27, 2023 É uma nuvem no Canada, que tem o block storage separado. O Máximo de IOPS é 200, por isso tenho medo que não vai suportar, pode ter um site de grande porte, ou até mesmo muitos e-mails.. Quantos mb/s equivale a 200IOPS ? 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.