Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida ASN para colocation


ipaulo

Posts Recomendados

4 minutos atrás, rubensk disse:

Em geral o próprio local de colocation tem uma oferta de cessão temporária de IPs v4 e v6... 

O custo do IP no próprio datacenter é MT grande, cotei em vários e em todos tive dificuldade até mesmo em obter o preço do IP, parece que eles não tem interesse em locar, sendo preferível que o cliente "se vire" e é o que estou buscando fazer.. 

Pesquisando achei algumas empresas que locam o bloco e até mesmo ASN.. 

Porém tenho dúvidas qto a algumas coisas que não ficam claras em nenhum dos locais q pesquisei..

1 - Eu locando um bloco ipv4 lacnic o data center consegue anunciar pra mim de boa? Tem alguma restrição?

2 - Tenho que me atentar se o datacenter tem algum tipo de conexão com a empresa que vai me fornecer o aluguel do bloco ipv4?

3 - Se eu locar um bloco de outra região, como funciona a transferência para lacnic?

Perguntei pro comercial da empresa que estou querendo enviar os equipamentos (uma grande nacional e o atendimento é péssimo, como todas que estou consultando) e o cara só responde que consegue anunciar..

Alguém que já teve essas experiência, pode dar uma luz? Help? Kkk

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não pode locar bloco IPv4 LACNIC, pois isso não é permitido na região. Você vai ter que alugar bloco de outro lugar. 

Você pode usar um bloco não LACNIC por aqui, o LACNIC não determina quem pode usar o quê de recursos não alocados pelo LACNIC. Mas você precisa confirmar se isso é permitido na região de onde você vai alugar. 

Você não precisa transferir para alugar, transferência seria só para você se tornar o detentor. Para alugar é só usar. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

Anunciar o bloco depende de cada datacenter. Alguns permitem fazer o anuncio (com alguma taxa ou não) e podem te ajudar com isso.

Ter seu ASN é um pouco mais burocrático (Links, processo do ASN, fila para IPv4 que não deve nunca terminar, manutenção da sessão BGP, etc) e também tem algum custo anual que pode desagradar algumas pessoas rs..

Fale com o datacenter da sua preferência, pergunte se eles anunciariam e começa a se planejar. Com foco e uma graninha pra investir, tudo da certo rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, rubensk disse:

Quando você diz que o custo de IP no datacenter é muito grande, talvez você não esteja comparando com a realidade dos preços atuais de IPv4... seguem duas empresas que alugam e vendem para você ver:

https://ipv4.global/
https://www.ipxo.com

 

Se estivermos falando de comprar, sim! Mas aluguel? Não.. Falei na data de ontem com varios datacenter no Brasil e o ip mais barato que encontrei saia a R$25/mes por ip dependendo do tamanho do bloco.. Fora do pais consegui encontrar a U$1/mes que sai em torno de R$5.. Isso pra qualquer empresa é uma economia enorme.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando que o menor bloco efetivamente roteável na Internet é um /24. Isso dá um mínimo de 256 dólares por mês no preço que você comentou, ou R$ 1280 por mês. Então se para 50 IPs o preço for R$ 25/mês, ainda se gasta menos. De quantos IPs você precisa ? 
(sem contar custos iniciais ou recorrentes de ter sessão BGP para anunciar os blocos)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, rubensk disse:

Lembrando que o menor bloco efetivamente roteável na Internet é um /24. Isso dá um mínimo de 256 dólares por mês no preço que você comentou, ou R$ 1280 por mês. Então se para 50 IPs o preço for R$ 25/mês, ainda se gasta menos. De quantos IPs você precisa ? 
(sem contar custos iniciais ou recorrentes de ter sessão BGP para anunciar os blocos)

 

Uma empresa de Software de nordeste hospeda o sistema web deles comigo, trabalhei no inicio e depois sai.. Cada cliente tem tres vms, uma com banco, outra com back e uma terceira com front, essa com ip publico.. O software tem algumas particularidades e por isso foi desenvolvido assim, poderiamos ter um portal centralizado de login e depois a comunicação ser apenas interna, mas não é possivel.. Atualmente tenho 121 vms com ip pubico em servidores dedicados na OVH, tenho uma solução de desastre para a Contabo.. Mas a latencia é alta, começamos a utilizar api no software agora e não esta funcionando bem.. Precisamos trazer para o Brasil esta infra.. 

2 minutos atrás, ipaulo disse:

Uma empresa de Software de nordeste hospeda o sistema web deles comigo, trabalhei no inicio e depois sai.. Cada cliente tem tres vms, uma com banco, outra com back e uma terceira com front, essa com ip publico.. O software tem algumas particularidades e por isso foi desenvolvido assim, poderiamos ter um portal centralizado de login e depois a comunicação ser apenas interna, mas não é possivel.. Atualmente tenho 121 vms com ip pubico em servidores dedicados na OVH, tenho uma solução de desastre para a Contabo.. Mas a latencia é alta, começamos a utilizar api no software agora e não esta funcionando bem.. Precisamos trazer para o Brasil esta infra.. 

Atualmente já utilizo 121 ips, e para os proximos dois anos temos a meta de dobrar essa carteira de clientes.. Um bloco de 256 seria o minimo para mim neste momento..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?