Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Boleto Recebido com Alteração (Banco, Favorecido e Código de Barras)


evandroantoni

Posts Recomendados

Olá Pessoal, boa tarde...

Busco ajuda de vocês para tentar entender uma situação que ocorreu aqui e está me tirando o sossego faz alguns dias.

Um cliente meu recebeu esse mês dois Boletos fraudados com logo do Banco Itaú ao invés do Bradesco, código de barras alterado e favorecido também. Em nome de GOOGLE BRASIL INTERNET LTDA.

Esses Boletos chegaram através de uma resposta (histórico de conversa via e-mail) com o fornecedor deles. Neste caso, não trata-se de um envio com e-mail Fake, Corpo HTML modificado, entre outros elementos de e-mails que são nitidamente vírus.

Pensei que a alteração poderia ter ocorrido quando o cliente abriu os Boletos no navegador do seu computador ou PDF no PC mas ao visualizar via Webmail e baixar para o meu computador, em ambos os casos estão alterados (sendo assim, os anexos já chegaram alterados).

Uma observação, no DDA do cliente não constou os Boletos originais (do Bradesco), apareceu somente os fraudados (2).

O fornecedor diz que sempre que enviam e-mails colocam um e-mail próprio em cópia (fato constatado por mim), e disseram que de lá saiu os originais (não vi nada sobre isso se realmente os anexos nos itens enviados deles nesse e-mail são os originais).

O que pode ter ocorrido?

No meu entendimento, um e-mail recebido não é possível ser modificado (título, mensagem, anexos), esses Boletos saíram de lá já alterados e talvez o vírus só realizou a mudança quando ocorreu o segundo envio na qual identificou não se tratar de um e-mail próprio da empresa em cópia.

Enfim, vi vários casos de pessoas recebendo boletos falsos em nome de GOOGLE BRASIL INTERNET LTDA.

A empresa dona do servidor assim como eu não temos nada haver com isso, mas é uma situação constrangedora pra mim pois coloca minha empresa e meu caráter em dúvida, quero obter o máximo de informações e provas para passar a esse cliente.

Grato desde já à todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece ser uso de spoofing quando se obtem  credenciais da conta de e-mail, enviam mensagens se passando pelo dono da conta, difícil de pegar isso, sugiro mudar todas as senhas das contas para senhas "fortes"

https://www.avast.com/pt-br/c-spoofing

Suporte TI & Service Provider - Visite nosso novo site

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?