pluginscpanelwhm Postado Setembro 22, 2021 Compartilhar Postado Setembro 22, 2021 Olá, Pessoal descobri que o diretorio .well-known/pki-validation utilizado para instalação do ssl do cpanel é vulnerável. Encontrei um arquivo .php dentro desse diretório com códigos para criar outros arquivos e diretórios. Porem devido a alguns sistemas que uso, não conseguiram ir mais além. Eu removi esse diretório, porem quando o ssl for renovado ele deve ser recriado automaticamente. Por hora eu criptografei todos os arquivos dessa conta com ioncube e até o momento não voltou a ocorrer o problema. Tenho como resolver de vez com scripts, mas seria interessante o cpanel quem sabe, não deixar essa pasta dentro da public_html. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Setembro 22, 2021 Compartilhar Postado Setembro 22, 2021 Já notei isso a tempo porém pelo que eu vi não tem relação, usa algum construtor de site? 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LucianoZ Postado Setembro 22, 2021 Compartilhar Postado Setembro 22, 2021 Em 22/09/2021 em 11:58, pluginscpanelwhm disse: Olá, Pessoal descobri que o diretorio .well-known/pki-validation utilizado para instalação do ssl do cpanel é vulnerável. Encontrei um arquivo .php dentro desse diretório com códigos para criar outros arquivos e diretórios. Porem devido a alguns sistemas que uso, não conseguiram ir mais além. Eu removi esse diretório, porem quando o ssl for renovado ele deve ser recriado automaticamente. Por hora eu criptografei todos os arquivos dessa conta com ioncube e até o momento não voltou a ocorrer o problema. Tenho como resolver de vez com scripts, mas seria interessante o cpanel quem sabe, não deixar essa pasta dentro da public_html. Como você chegou a essa afirmação que o diretório é vulnerável? Existia outros arquivos na mesma hospedagem? Se sim, qual a chance de eles terem jogado os arquivos para dentro desta pasta que é padrão no cPanel, até porque os arquivos da hospedagem e dessa pasta em especifica compartilham as mesmas permissões de usuário/grupo, então qualquer arquivo malicioso na hospedagem poderia conseguir faze-lo inserir nesta pasta. É interessante e bem recomendado utilizar softwares de segurança contra arquivos de vírus, suspeitos ou binários, assim como o cPGuard. 0 Citar Chamou? Estamos ai! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
pluginscpanelwhm Postado Setembro 23, 2021 Autor Compartilhar Postado Setembro 23, 2021 Em 22/09/2021 em 13:59, LucianoZ disse: Como você chegou a essa afirmação que o diretório é vulnerável? Existia outros arquivos na mesma hospedagem? Se sim, qual a chance de eles terem jogado os arquivos para dentro desta pasta que é padrão no cPanel, até porque os arquivos da hospedagem e dessa pasta em especifica compartilham as mesmas permissões de usuário/grupo, então qualquer arquivo malicioso na hospedagem poderia conseguir faze-lo inserir nesta pasta. É interessante e bem recomendado utilizar softwares de segurança contra arquivos de vírus, suspeitos ou binários, assim como o cPGuard. Olá, Por que dentro dessa pasta tinha um arquivo index.php com códigos para criar 2 arquivos dentro da public_html E a algum tempo eu tinha visto alguém comentar em algum fórum, sobre essa vulnerabilidade nessa pasta. depois que removi a pasta e criptografei tudo ai resolveu de vez. O problema não é falta de antivirus ou antimalware, muitos confundem virus com vulnerabilidades. Tanto o php como o cpanel tem suas vulnerabilidades e qualquer vulnerabilidade não é detectada por antivirus ou antimalware, Pois são códigos nativos do php. você ficaria surpreso ao ver o quanto é fácil executar comandos no terminal pelo php dentro de qualquer hospedagem, sem que se seja detectado. E não tem cloudlinux, cagefs, sudo etc... que consiga barrar isso quando alguém usa esses malditos códigos. Enfim, fica ai minha sugestão para vocês, que fiquem de olho nessa pasta. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LucianoZ Postado Setembro 23, 2021 Compartilhar Postado Setembro 23, 2021 Em 23/09/2021 em 15:38, pluginscpanelwhm disse: Olá, Por que dentro dessa pasta tinha um arquivo index.php com códigos para criar 2 arquivos dentro da public_html E a algum tempo eu tinha visto alguém comentar em algum fórum, sobre essa vulnerabilidade nessa pasta. depois que removi a pasta e criptografei tudo ai resolveu de vez. O problema não é falta de antivirus ou antimalware, muitos confundem virus com vulnerabilidades. Tanto o php como o cpanel tem suas vulnerabilidades e qualquer vulnerabilidade não é detectada por antivirus ou antimalware, Pois são códigos nativos do php. você ficaria surpreso ao ver o quanto é fácil executar comandos no terminal pelo php dentro de qualquer hospedagem, sem que se seja detectado. E não tem cloudlinux, cagefs, sudo etc... que consiga barrar isso quando alguém usa esses malditos códigos. Enfim, fica ai minha sugestão para vocês, que fiquem de olho nessa pasta. Mas a questão maior não é a vulnerabilidade da pasta, pois até então ela só existe para armazenar .htm/.html das verificações de SSL, o autossl do cpanel tanto lets quando cpanel direto não utiliza-se Scripts PHP para validação, ou seja se algum arquivo foi parar lá, não é por falha de segurança da pasta e sim dos scripts contidos dentro do mesmo grupo/usuário do cpanel. 1 Citar Chamou? Estamos ai! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.