joão Victor Postado Dezembro 3, 2020 Compartilhar Postado Dezembro 3, 2020 Boa noite tudo bem com os senhores (a) ?,, bom venho através desse simples tópico pedir uma sugestão, eu estou com uma máquina desktop e irei instalar o SO linux nela para começar a compreender esse sistema operacional, além disso, há alguma dica que os senhores possam me passar?, sobre itens específicos a qual eu deva compreender no linux ? Agradeço a atenção de todos, muito obrigado!! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
pluginscpanelwhm Postado Dezembro 3, 2020 Compartilhar Postado Dezembro 3, 2020 Olá, Usar o termo "linux" acaba generalizando e dando a impressão de ser tudo igual e não é. O correto seria especificar qual distro linux você esta se referindo por exemplo CentOS, debian, ubuntu e seus derivados como Lubuntu, Xubuntu, Edubuntu, kubuntu e por ai vai. Não sei por qual distro você vai começar, pois isso vai muito de gosto. Muitos indicam a distro linux mint para usuarios que estão migrando do windows para o linux, eu particularmente não gosto muito dela e atualmente utilizo duas distros a xubuntu e a sparkylinux. Mas a principio independente da distro começando pela instalação lhe recomendo a criar as partições "/" e "/home" separadas. Pois quando der problema você tem mais chances de recuperar ou até mesmo se tiver que formatar você somente formata a partição "/" e seus arquivos e configs estarão salvos na "/home" 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joão Victor Postado Dezembro 3, 2020 Autor Compartilhar Postado Dezembro 3, 2020 18 minutos atrás, pluginscpanelwhm disse: Olá, Usar o termo "linux" acaba generalizando e dando a impressão de ser tudo igual e não é. O correto seria especificar qual distro linux você esta se referindo por exemplo CentOS, debian, ubuntu e seus derivados como Lubuntu, Xubuntu, Edubuntu, kubuntu e por ai vai. Não sei por qual distro você vai começar, pois isso vai muito de gosto. Muitos indicam a distro linux mint para usuarios que estão migrando do windows para o linux, eu particularmente não gosto muito dela e atualmente utilizo duas distros a xubuntu e a sparkylinux. Mas a principio independente da distro começando pela instalação lhe recomendo a criar as partições "/" e "/home" separadas. Pois quando der problema você tem mais chances de recuperar ou até mesmo se tiver que formatar você somente formata a partição "/" e seus arquivos e configs estarão salvos na "/home" Então, eu estou programando para começar um projeto na area de VPS, abrir uma revenda, a galera fala para estudar linux, mas nunca especifica por qual começar, alguma recomendação do Sr a minha pessoa?, por gentileza 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Duran Postado Dezembro 4, 2020 Compartilhar Postado Dezembro 4, 2020 26 minutos atrás, joão Victor disse: Boa noite tudo bem com os senhores (a) ?,, bom venho através desse simples tópico pedir uma sugestão, eu estou com uma máquina desktop e irei instalar o SO linux nela para começar a compreender esse sistema operacional, além disso, há alguma dica que os senhores possam me passar?, sobre itens específicos a qual eu deva compreender no linux ? Agradeço a atenção de todos, muito obrigado!! Se o seu objetivo é usar o Linux para aprendizado em ambiente de produção de hospedagem/revenda eu sugiro CentoOS ou Ubuntu. E te sugiro também aprender um pouco lá pra frente sobre VIRTUALIZAÇÂO. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joão Victor Postado Dezembro 4, 2020 Autor Compartilhar Postado Dezembro 4, 2020 1 minuto atrás, Alexandre Duran disse: Se o seu objetivo é usar o Linux para aprendizado em ambiente de produção de hospedagem/revenda eu sugiro CentoOS ou Ubuntu. E te sugiro também aprender um pouco lá pra frente sobre VIRTUALIZAÇÂO. Virtualização de servidores com SO centoOS / Ubuntu? , entendido, irei estudar tais sistemas Agora, joão Victor disse: É exatamente este o foco para revenda/hospedagem e claro VPS, Virtualização de servidores com sistemas centoOS / Ubuntu?, e sim pode deixar que irei estudar tais sistemas 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Duran Postado Dezembro 4, 2020 Compartilhar Postado Dezembro 4, 2020 (editado) 12 minutos atrás, joão Victor disse: Virtualização de servidores com SO centoOS / Ubuntu? , entendido, irei estudar tais sistemas O CentOS geralmente é a distro padrão da maioria de servidores que operam com painéis cPanel/Plesk/Directadmin - o Ubuntu tb é usado muito para projetos específicos. Eu sugiro sempre estudar virtualização pois atualmente é um dos "ramos" que mais tem demanda em termos não apenas de hospedagem de sites mas também de aplicações e distribuição de servidores dentro de empresas e até autarquias (governo). É um bom mercado para explorar. Existem vários livros sobre o assunto assim como tutoriais desde iniciais a avançados na internet, mas nada melhor que ir aprendendo botando a mão na massa - vc pode usar tb algo como Virtualizor VPS Control Panel para ir aprendendo a medida que vai estudando. Assina um server baratinho (o mais metecrefe que tem) e vai "brincando" com ele e testando seus conhecimentos. Foi assim que eu aprendi desde o tempo que "cloud" se chamava "extranet". E procura mais tarde fazer uma certificação Linux, é importante para um profissional tê-la. Editado Dezembro 4, 2020 por Alexandre Duran 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joão Victor Postado Dezembro 4, 2020 Autor Compartilhar Postado Dezembro 4, 2020 15 minutos atrás, Alexandre Duran disse: O CentOS geralmente é a distro padrão da maioria de servidores que operam com painéis cPanel/Plesk/Directadmin - o Ubuntu tb é usado muito para projetos específicos. Eu sugiro sempre estudar virtualização pois atualmente é um dos "ramos" que mais tem demanda em termos não apenas de hospedagem de sites mas também de aplicações e distribuição de servidores dentro de empresas e até autarquias (governo). É um bom mercado para explorar. Existem vários livros sobre o assunto assim como tutoriais desde iniciais a avançados na internet, mas nada melhor que ir aprendendo botando a mão na massa - vc pode usar tb algo como Virtualizor VPS Control Panel para ir aprendendo a medida que vai estudando. Assina um server baratinho (o mais metecrefe que tem) e vai "brincando" com ele e testando seus conhecimentos. Foi assim que eu aprendi desde o tempo que "cloud" se chamava "extranet". E procura mais tarde fazer uma certificação Linux, é importante para um profissional tê-la. Agradeço demais a sua ajuda, muito obrigado, irei seguir as suas recomendações a risca!! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eltern Postado Dezembro 4, 2020 Compartilhar Postado Dezembro 4, 2020 (editado) Somando ao que foi dito pelos nobres colegas do fórum, deixo minha contribuição. Como requisito prévio, estude TCP/IP. Para cada duas horas de estudos do TCP/IP, dedique 30 minutos de estudo sobre fundamentos do Linux. O Guia Foca pode ser um bom começo, pois é estruturado e abrangente na medida certa. https://www.guiafoca.org/guiaonline/ Ainda sobre TCP/IP, deixo como sugestão o livro "Redes de Computadores 5ª edição | Tanenbaum". Gosto da abordagem do autor, deixa a coisa menos cansativa. Os capítulos 6 e 7 talvez sejam os mais divertidos para profissionais hosting. Lembre-se: sem TCP/IP, ninguém vai pra nuvem alguma. Bons estudos. Editado Dezembro 4, 2020 por Eltern 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Administração AngelCosta Postado Dezembro 5, 2020 Administração Compartilhar Postado Dezembro 5, 2020 Aproveitando o que o rapaz acima falou, acho bom a gente começar a deixar também sugestões de livros, apostilas e materiais online, de fontes dignas. Se tiverem mesmo interesse em aprender, iremos sortear alguns livros e cursos online no fim deste ano. 0 Citar 'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joão Victor Postado Dezembro 6, 2020 Autor Compartilhar Postado Dezembro 6, 2020 10 horas atrás, Administração disse: Aproveitando o que o rapaz acima falou, acho bom a gente começar a deixar também sugestões de livros, apostilas e materiais online, de fontes dignas. Se tiverem mesmo interesse em aprender, iremos sortear alguns livros e cursos online no fim deste ano. Opa, eu particularmente tenho um grande interesse, hehe 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.