Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre linux


joão Victor

Posts Recomendados

Boa noite tudo bem com os senhores (a) ?,, bom venho através desse  simples tópico  pedir  uma sugestão, eu estou com uma máquina desktop e irei instalar o SO linux nela para começar a compreender esse sistema operacional, além disso, há alguma dica que os senhores possam me passar?, sobre itens específicos a qual eu deva compreender no linux ?

 

Agradeço a atenção de todos, muito obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Usar  o termo "linux" acaba generalizando e dando a impressão de ser tudo igual e não é. O correto seria especificar qual distro linux você esta se referindo por exemplo CentOS, debian, ubuntu e seus derivados como Lubuntu, Xubuntu, Edubuntu, kubuntu e por ai vai. Não sei por qual distro você vai começar, pois isso vai muito de gosto. Muitos indicam a distro linux mint  para usuarios que estão migrando do windows para o linux, eu particularmente não gosto muito dela e atualmente utilizo duas distros a xubuntu e a sparkylinux.
Mas a principio independente da distro começando pela instalação lhe recomendo a criar as partições  "/"   e  "/home" separadas. Pois quando der problema  você  tem mais chances de recuperar ou até mesmo se tiver que formatar você somente formata a partição  "/"  e seus arquivos e configs estarão  salvos na  "/home" 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, pluginscpanelwhm disse:

Olá,

Usar  o termo "linux" acaba generalizando e dando a impressão de ser tudo igual e não é. O correto seria especificar qual distro linux você esta se referindo por exemplo CentOS, debian, ubuntu e seus derivados como Lubuntu, Xubuntu, Edubuntu, kubuntu e por ai vai. Não sei por qual distro você vai começar, pois isso vai muito de gosto. Muitos indicam a distro linux mint  para usuarios que estão migrando do windows para o linux, eu particularmente não gosto muito dela e atualmente utilizo duas distros a xubuntu e a sparkylinux.
Mas a principio independente da distro começando pela instalação lhe recomendo a criar as partições  "/"   e  "/home" separadas. Pois quando der problema  você  tem mais chances de recuperar ou até mesmo se tiver que formatar você somente formata a partição  "/"  e seus arquivos e configs estarão  salvos na  "/home" 

Então, eu  estou  programando para começar um projeto na area de VPS, abrir uma revenda, a galera  fala para estudar linux, mas nunca especifica  por qual começar, alguma recomendação do Sr a minha pessoa?, por gentileza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, joão Victor disse:

Boa noite tudo bem com os senhores (a) ?,, bom venho através desse  simples tópico  pedir  uma sugestão, eu estou com uma máquina desktop e irei instalar o SO linux nela para começar a compreender esse sistema operacional, além disso, há alguma dica que os senhores possam me passar?, sobre itens específicos a qual eu deva compreender no linux ?

 

Agradeço a atenção de todos, muito obrigado!!

Se o seu objetivo é usar o Linux para aprendizado em ambiente de produção de hospedagem/revenda eu sugiro CentoOS ou Ubuntu. E te sugiro também aprender um pouco lá pra frente sobre VIRTUALIZAÇÂO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Alexandre Duran disse:

Se o seu objetivo é usar o Linux para aprendizado em ambiente de produção de hospedagem/revenda eu sugiro CentoOS ou Ubuntu. E te sugiro também aprender um pouco lá pra frente sobre VIRTUALIZAÇÂO.

Virtualização de servidores com SO centoOS / Ubuntu? , entendido, irei estudar tais   sistemas

Agora, joão Victor disse:

É exatamente este o foco para revenda/hospedagem e claro VPS, Virtualização  de servidores com sistemas  centoOS / Ubuntu?,  e sim pode deixar que irei estudar tais sistemas

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, joão Victor disse:

Virtualização de servidores com SO centoOS / Ubuntu? , entendido, irei estudar tais   sistemas

 

O CentOS geralmente é a distro padrão da  maioria de servidores que operam com painéis cPanel/Plesk/Directadmin - o Ubuntu tb é usado muito para projetos específicos.

Eu sugiro sempre estudar virtualização pois atualmente é um dos "ramos" que mais tem demanda em termos não apenas de hospedagem de sites mas também de aplicações e distribuição de servidores dentro de empresas e até autarquias (governo). É um bom mercado para explorar.

Existem vários livros sobre o assunto assim como tutoriais desde iniciais a avançados na internet, mas nada melhor que ir aprendendo botando a mão na massa - vc pode usar tb algo como Virtualizor VPS Control Panel para ir aprendendo a medida que vai estudando.

Assina um server baratinho (o mais metecrefe que tem) e vai "brincando" com ele e testando seus conhecimentos. Foi assim que eu aprendi desde o tempo que "cloud" se chamava "extranet". E procura mais tarde fazer uma certificação Linux, é importante para um profissional tê-la.

Editado por Alexandre Duran
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Alexandre Duran disse:

O CentOS geralmente é a distro padrão da  maioria de servidores que operam com painéis cPanel/Plesk/Directadmin - o Ubuntu tb é usado muito para projetos específicos.

Eu sugiro sempre estudar virtualização pois atualmente é um dos "ramos" que mais tem demanda em termos não apenas de hospedagem de sites mas também de aplicações e distribuição de servidores dentro de empresas e até autarquias (governo). É um bom mercado para explorar.

Existem vários livros sobre o assunto assim como tutoriais desde iniciais a avançados na internet, mas nada melhor que ir aprendendo botando a mão na massa - vc pode usar tb algo como Virtualizor VPS Control Panel para ir aprendendo a medida que vai estudando.

Assina um server baratinho (o mais metecrefe que tem) e vai "brincando" com ele e testando seus conhecimentos. Foi assim que eu aprendi desde o tempo que "cloud" se chamava "extranet". E procura mais tarde fazer uma certificação Linux, é importante para um profissional tê-la.

Agradeço demais a sua ajuda, muito obrigado, irei seguir as  suas recomendações a risca!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Somando ao que foi dito pelos nobres colegas do fórum, deixo minha contribuição.

Como requisito prévio, estude TCP/IP. Para cada duas horas de estudos do TCP/IP, dedique 30 minutos de estudo sobre fundamentos do Linux. O Guia Foca pode ser um bom começo, pois é estruturado e abrangente na medida certa.

https://www.guiafoca.org/guiaonline/

Ainda sobre TCP/IP, deixo como sugestão o livro "Redes de Computadores 5ª edição | Tanenbaum". Gosto da abordagem do autor, deixa a coisa menos cansativa.

Os capítulos 6 e 7 talvez sejam os mais divertidos para profissionais hosting.

Lembre-se: sem TCP/IP, ninguém vai pra nuvem alguma.

Bons estudos.

 

Editado por Eltern
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administração

Aproveitando o que o rapaz acima falou, acho bom a gente começar a deixar também sugestões de livros, apostilas e materiais online, de fontes dignas.

Se tiverem mesmo interesse em aprender, iremos sortear alguns livros e cursos online no fim deste ano.

https://netmundocom.br/ - Soluções Web

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Administração disse:

Aproveitando o que o rapaz acima falou, acho bom a gente começar a deixar também sugestões de livros, apostilas e materiais online, de fontes dignas.

Se tiverem mesmo interesse em aprender, iremos sortear alguns livros e cursos online no fim deste ano.

Opa, eu particularmente tenho um grande interesse, hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?