Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre o desempenho de servidores.


cleytonv12

Posts Recomendados

Olá Pessoal. Tudo beleza? Me chamo Cleyton e tenho algumas dúvidas sobre o desempenho de servidores.

Atualmente eu possuo duas maquinas na Vultr com as seguintes configurações: 

CPU: 4 vCore
RAM: 16384 MB
Storage: 2 X 110 GB SSD

OS: CentOS 7 x64

Application: cPanel - Premier (cloud)
 
Uso o WHM/Cpanel nessas duas instâncias, cada uma delas tem cerca de 70-80 sites Wordpress que usam a modalidade EAD ou seja, o tempo inteiro tem alunos estudando nas plataformas. 
 
Meu grande desafio hoje é com a carga do servidor que é extremamente alta e atingem picos de 90%, mesmo usando CDN Cloudflare e sistema de cache em todas as plataformas. 
 
Preciso solucionar esse problema o mais rápido possível, minha dúvida é a seguinte. Se eu instalar o LiteSpeed ajuda? é legal criar uma terceira instância para hospedar somente banco de dados? e sobre o Load Balance, é bacana ter?
 
Atualmente os alunos estudam dentro da plataforma e ficam em média 1:30 Online dentro das plataformas, algumas possuem 5000 alunos e outras possuem 10 alunos. 
Como consigo montar uma infraestrutura bacana para ter tudo funcionando com um bom desempenho?
 
Desde já eu agradeço.
 
Grande Abraço
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, cleytonv12 disse:

Olá Pessoal. Tudo beleza? Me chamo Cleyton e tenho algumas dúvidas sobre o desempenho de servidores.

Atualmente eu possuo duas maquinas na Vultr [Link do PDH - $100 em crédito] com as seguintes configurações: 

CPU: 4 vCore
RAM: 16384 MB
Storage: 2 X 110 GB SSD

OS: CentOS 7 x64

Application: cPanel - Premier (cloud)
 
Uso o WHM/Cpanel nessas duas instâncias, cada uma delas tem cerca de 70-80 sites Wordpress que usam a modalidade EAD ou seja, o tempo inteiro tem alunos estudando nas plataformas. 
 
Meu grande desafio hoje é com a carga do servidor que é extremamente alta e atingem picos de 90%, mesmo usando CDN Cloudflare e sistema de cache em todas as plataformas. 
 
Preciso solucionar esse problema o mais rápido possível, minha dúvida é a seguinte. Se eu instalar o LiteSpeed ajuda? é legal criar uma terceira instância para hospedar somente banco de dados? e sobre o Load Balance, é bacana ter?
 
Atualmente os alunos estudam dentro da plataforma e ficam em média 1:30 Online dentro das plataformas, algumas possuem 5000 alunos e outras possuem 10 alunos. 
Como consigo montar uma infraestrutura bacana para ter tudo funcionando com um bom desempenho?
 
Desde já eu agradeço.
 
Grande Abraço

Olá, boa noite!

Vc colocou CloudLinux para isolar os recursos de cada plano? Pode ser algumas contas com grandes consumos de recursos.. e consequentemente, todo o servidor fica lento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, cleytonv12 disse:

Olá Pessoal. Tudo beleza? Me chamo Cleyton e tenho algumas dúvidas sobre o desempenho de servidores.

Atualmente eu possuo duas maquinas na Vultr [Link do PDH - $100 em crédito] com as seguintes configurações: 

CPU: 4 vCore
RAM: 16384 MB
Storage: 2 X 110 GB SSD

OS: CentOS 7 x64

Application: cPanel - Premier (cloud)
 
Uso o WHM/Cpanel nessas duas instâncias, cada uma delas tem cerca de 70-80 sites Wordpress que usam a modalidade EAD ou seja, o tempo inteiro tem alunos estudando nas plataformas. 
 
Meu grande desafio hoje é com a carga do servidor que é extremamente alta e atingem picos de 90%, mesmo usando CDN Cloudflare e sistema de cache em todas as plataformas. 
 
Preciso solucionar esse problema o mais rápido possível, minha dúvida é a seguinte. Se eu instalar o LiteSpeed ajuda? é legal criar uma terceira instância para hospedar somente banco de dados? e sobre o Load Balance, é bacana ter?
 
Atualmente os alunos estudam dentro da plataforma e ficam em média 1:30 Online dentro das plataformas, algumas possuem 5000 alunos e outras possuem 10 alunos. 
Como consigo montar uma infraestrutura bacana para ter tudo funcionando com um bom desempenho?
 
Desde já eu agradeço.
 
Grande Abraço

Sim, com Litespeed além de melhorar a performance vai poupar recursos do servidor.

 www.HostSeries.com.br - Hospedagem de sites | Revenda de Hospedagem cPanel | VPS KVM SSD | Streaming | Performance Superior com discos SSD NVMe e Litespeed! Data center Tier 4 HIVELOCITY

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cleytonv12 O certo seria você contratar um gerenciador de servidores para por ordem na casa e te orientar da maneira mais correta para seu caso 

lite speed é bom em determinadas situações e aplicações, já em outros casos tendo ele ou não a mudança não seria grande.

Quanto a isolar recursos vejo como algo necessário quando não se tem gerenciamento constante ai nesse caso é bom ter um cloudflinux.

Outro ponto a se levar em conta (vultr/linode /digital ocean) nenhuma entrega o VCORE do processador dedicado então como numa vps existe uma % de uso do core real por trás, claro se for os planos dedicados deles ai sim entrega mais custam o dobro .


A primeiro momento tem de analisar como sua carga esta pois separar a db como citou analisando que vultr usa SSD não mudaria tanto seu cenário a primeiro momento com o volume citado  (5000 alunos) essa config em termos práticos deveria atender seu projeto . 

 

 

Fox Soluções | (011) 3090 4444 / (011) 96841-9797 |  www.FoxSolucoes.com
 | Streaming Áudio | CentovaCast | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 
 | Streaming Vídeo | CastControl WOWZA | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu no seu lugar migraria desse VPS para um servidor dedicado.

Você vai extrair todo poder do SSD e do processador, isso vai ajudar muito em seus sites.

Pega um dedicado com dois SSD, em um você coloca os bancos de dados e no outro os arquivos do site, ai vai diminuir a carga neles. 

 Super T Host | Revenda de Hospedagem SSD a partir de R$ 59,95 por mês
 Utilize o cupom PDH e ganhe 60% de desconto nos 3 primeiros meses nos planos de Revenda.
 www.superthost.com.br - WhatsApp 21 4125 4334

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/05/2020 em 20:40, Rafael_Br disse:

Olá, boa noite!

Vc colocou CloudLinux para isolar os recursos de cada plano? Pode ser algumas contas com grandes consumos de recursos.. e consequentemente, todo o servidor fica lento.

Olá, não Instalei não. Com ele consigo gerenciar esses recursos? Digo isso porque de fato tem contas que consomem mais, consequentemente eles pagam mais caro, pois a cobrança é feita com base na quantidade de alunos, como se fosse um pacote. Vou instalar, obrigado!

Em 16/05/2020 em 22:12, Jorge Marcelino disse:

Sim, com Litespeed além de melhorar a performance vai poupar recursos do servidor.

Obrigado! Vou ver pra instalar lá.

Em 16/05/2020 em 22:41, Otavio disse:

@cleytonv12 O certo seria você contratar um gerenciador de servidores para por ordem na casa e te orientar da maneira mais correta para seu caso 

lite speed é bom em determinadas situações e aplicações, já em outros casos tendo ele ou não a mudança não seria grande.

Quanto a isolar recursos vejo como algo necessário quando não se tem gerenciamento constante ai nesse caso é bom ter um cloudflinux.

Outro ponto a se levar em conta (Vultr [Link do PDH - $100 em crédito]/linode /digital ocean) nenhuma entrega o VCORE do processador dedicado então como numa vps existe uma % de uso do core real por trás, claro se for os planos dedicados deles ai sim entrega mais custam o dobro .


A primeiro momento tem de analisar como sua carga esta pois separar a db como citou analisando que Vultr [Link do PDH - $100 em crédito] usa SSD não mudaria tanto seu cenário a primeiro momento com o volume citado  (5000 alunos) essa config em termos práticos deveria atender seu projeto . 

 

 

Obrigado pela resposta a desculpe pela demora. 

Vou instalar o CloudLinux. 

Bom, de fato o VCORE não é entregue completamente, ambos os servidores são "dedicados" mas eu estou pensando em trazer para o Brasil, estou cotando na HostDime, não conheço outras empresas que possuem máquinas físicas no Brasil.

Então, a quantidade de alunos é incerta, digo isso pois são ao todo 140 clientes mais ou menos divididos nos dois servidores. Tem um cliente só que tem 5000 outros 3000 e outros 50, são dados aleatórios, mas no meu servidor de aulas eu vejo as estatísticas de acesso e são uma base de 3-5k alunos estudando por dia. 

Em 17/05/2020 em 14:57, Thiago Sabaia disse:

Eu no seu lugar migraria desse VPS para um servidor dedicado.

Você vai extrair todo poder do SSD e do processador, isso vai ajudar muito em seus sites.

Pega um dedicado com dois SSD, em um você coloca os bancos de dados e no outro os arquivos do site, ai vai diminuir a carga neles. 

Recomenda um server dedicado bom aqui no Brasil? eu Estou cotando a Hostdime. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cleytonv12 Dos EADS que trabalho  costumo hospedar de acordo com a exigência do cliente

 

Equinix / CenturyLink / Ferenz / Under (Rj) / MaxiHost , em ambas você terá uma boa experiencia se estruturar certinho .

Não gosto muito do modelo da hostdime brasil por conta de outros projetos que rodo la e o suporte é um tanto complicadinho, porem é algo que só testando para ver se fica bom em seu cenário .

Fox Soluções | (011) 3090 4444 / (011) 96841-9797 |  www.FoxSolucoes.com
 | Streaming Áudio | CentovaCast | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 
 | Streaming Vídeo | CastControl WOWZA | Revendas de Streaming | Data Center Brasil  EUA | 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?