Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como acessar o terminal SSH pelo WHM no servidor Linux


Posts Recomendados

terminal-ssh-whm_deltaservers.png

Vejam abaixo como está acessando o terminal SSH pelo painel WHM em seu servidor cPanel.

Se você tem usado o cPanel e WHM para gerenciar o seu servidor Linux, saiba como acessar o terminal SSH pelo WHM.  Sempre visamos a segurança, muitos trocam as portas e outros chegam a desabilitá-la, no entanto sabemos que é meio chato sempre está abrindo a porta do SSH para realizar algumas tarefas básica. Essa função irar facilitar muito algumas de suas tarefas, se você gerencia sozinho o seu servidor web por exemplo.

Como acessar o terminal SSH pelo WHM:

Primeiro, você deve ter acesso root ao seu servidor Linux para usufruir de todos os privilégios e comandos. Caso não possua o acesso root, não poderá usar esse tutorial, ele foi feito para ajudar alguns membros cujo tem servidores virtuais ou bare-metal com Linux e cPanel.

  • Faça o login em seu painel WHM.
  • No menu à esquerda acesse Home, ou digite no formulário a palavra terminal.
  • Ou então, veja o menu configuração do servidor e, em seguida, terminal.
  • A interface do terminal permite que você acesse um aplicativo de terminal no navegador para acesso direto à linha de comando em uma sessão WHM.

imagem-01.png

Ainda não se sabe a respeito de segurança deste aplicativo. Porém, de qualquer forma, adiciona um recurso importante e com melhor visualização, que outros programas, em termos de tamanho de tela e tamanho da fonte. 

Aviso importante:

Alguns comandos cujo venha insere nessa interface, podem deixar o seu servidor inoperante. É altamente recomendável que apenas usuários com experiência em linha de comando usem esse recurso. 

Recomendamos também que alterem a porta SSH em seu servidor Linux e a mantenha aberta, caso venha ocorrer algum problema no cPanel, cujo o impossibilite de acessar o painel WHM, sua pessoa precisará acessar o servidor de algum meio para corrigir tal problema.

Antes de poder acessar o terminal SSH via WHM, você deve aceitar o aviso. Em seguida, clique em entendo e quero prosseguir. Logo depois do primeiro acesso, essa mensagem não mais aparecerá.

Quando você finalizar uma sessão no aplicativo via terminal, ele encerra o acesso à janela do terminal da interface. Para abrir outra sessão, posteriormente, clique em reconectar.

Caso tenha alguma dúvida em relação a este tutorial, deixe um comentário abaixo.

Editado por DELTA SERVERS

DELTA SERVERS
SOLUÇÕES CORPORATIVAS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administração

Na sua opinião, esse tipo de acesso é inseguro? 

Estive pensando a um tempo atrás SE por um motivo a sua senha de root vaza é só o cara acessar esse terminal via WHM e remover as chaves de segurança do SSH e pronto...(certo?)

 

Eu sou a existência que vocês chamam de "mundo". Ou talvez "universo", ou talvez "Deus", ou talvez "verdade", ou talvez "tudo", ou talvez "um".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, owsbr disse:

Na sua opinião, esse tipo de acesso é inseguro? 

Estive pensando a um tempo atrás SE por um motivo a sua senha de root vaza é só o cara acessar esse terminal via WHM e remover as chaves de segurança do SSH e pronto...(certo?)

 

Bom dia,

Infelizmente tudo no cPanel e no mundo on-line e duvidoso, depende de quem vai realizar a aplicação de segurança, o certo é investir em segurança e desempenho. No entanto como sua pessoa informou, até uma atualização do cPanel mal feita pode causar a perca de segurança e acabar prejudicando algumas pessoas, até eles corrigirem o problema.

Se esse terminal via web foi bom ser aplicado? Sim, ele ajuda muitos, até pelo celular você executa comandos nele.

Vamos falar assim, é uma mão na roda para quem toca sozinho o seu pequeno negócio, no entanto, lembrando em focar em segurança, a o bitninja, cPGuard e outros por aí para isso.

Acreditamos que depende tudo de quem vai gerenciar a máquina e o seu amor pelo serviço prestado.

DELTA SERVERS
SOLUÇÕES CORPORATIVAS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que legal, um blog no fórum. Isso me parece marketing.

Eu, particularmente, não gosto de utilizar o terminal via web.
Aqui, eu utilizo o Bitvise SSH Client há pencas de anos. E gosto muito.
Outro dia eu estava com um app de gerenciamento de servidores para celular muito interessante, mas como estou sempre por perto do computador, desinstalei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?