denisgomes Postado Agosto 8, 2019 Postado Agosto 8, 2019 Queria uma dica dos mais experts no assunto aqui no fórum Tenho backup diário dos meus servidores para o Amazon S3. Atualmente tento deixar uns 40 GB de espaço livre pois se deixar menos os backups começam a falhar. Mas acho bastante exagerado, quer dizer... 40 GB dá pra enfiar vários sites a mais Entendo que o espaço livre é pra criar o arquivo temporário do backup, que só depois vai ser transferido para o S3. Mas queria saber se de repente existe alguma outra forma de fazer isso, sei lá, talvez conectando o S3 diretamente ao servidor pro Cpanel gerar o arquivo já lá dentro ao invés de localmente pra depois transferir. Outra coisa que queria saber é sobre o processo em si. Se o Cpanel faz backup de uma conta por vez ou se várias de uma vez. Quer dizer, se a maior conta ocupar 5 GB, deixar o servidor com 10 GB livre talvez fosse suficiente, mas somente se o Cpanel processasse o backup de uma conta por vez, pois se ele fizer 3-4 simultaneamente aí já daria erro. Enfim, alguém tem alguma dica aí ou outro método pra não precisar deixar tanto espaço livre no servidor? A propósito, não curto backups incrementais, prefiro backups completos. 0 Citar
barreto Postado Agosto 8, 2019 Postado Agosto 8, 2019 Rapaz, a não ser que você esteja falando de um VPS pra poucos sites eu acho que 40GB é pouco. Deixar seu disco atingir 100% de consumo pode te dar alguma dor de cabeça. 0 Citar
denisgomes Postado Agosto 8, 2019 Autor Postado Agosto 8, 2019 Eu sei que não pode encher até o talo... Mas queria entender essa questão aí de como ele transfere os arquivos, eu suponho que poderia haver outra forma que fosse mais eficiente. 0 Citar
barreto Postado Agosto 8, 2019 Postado Agosto 8, 2019 Acho que você pode fazer incremental pelo Jetbackup.. Creio que atende seu caso. 0 Citar
Thiago Sabaia Postado Agosto 8, 2019 Postado Agosto 8, 2019 7 horas atrás, denisgomes disse: Outra coisa que queria saber é sobre o processo em si. Se o Cpanel faz backup de uma conta por vez ou se várias de uma vez. Quer dizer, se a maior conta ocupar 5 GB, deixar o servidor com 10 GB livre talvez fosse suficiente, mas somente se o Cpanel processasse o backup de uma conta por vez, pois se ele fizer 3-4 simultaneamente aí já daria erro. Usa o Jetbackup que ele faz uma conta por vez. Ele gera o backup, envia para o destino, apaga a copia local do backup e passa para próxima conta. Diferente do cPanel que vai gerando vários backups e criando uma fila de upload. 0 Citar thiagosabaia.net
johnnybravox Postado Agosto 9, 2019 Postado Agosto 9, 2019 9 horas atrás, Thiago Sabaia disse: Usa o Jetbackup que ele faz uma conta por vez. Ele gera o backup, envia para o destino, apaga a copia local do backup e passa para próxima conta. Diferente do cPanel que vai gerando vários backups e criando uma fila de upload. Tenho usado por aqui e estou super satisfeito 0 Citar
denisgomes Postado Setembro 16, 2019 Autor Postado Setembro 16, 2019 Tô de volta... contactei o pessoal do Jetbackup e eles disseram que precisar ter de espaço livre 3x o tamanho da maior conta, ou seja, se tenho um cliente usando 10 GB eu deveria ter pelo menos 30 GB de espaço. Mas não me responderam se o backup é sequencial ou não. Porque atualmente tenho uns ~40 GB livre em cada servidores e o Cpanel fica reclamando, durante o backup chega a ficar com cerca de 4 GB livre, o que poderia indicar que o Cpanel está fazendo mais de uma conta por vez. Entendo que é uma questão de segurança mas é f.... ter que deixar uma porrada de espaço livre só pra fazer backup. Imagina se eu tivesse algum cliente usando 50 GB de espaço? Alguém tem alguma outra ideia? Seria possível/viável tentar montar o Backblaze B2 ou o Amazon S3 como unidade local e ele gravar direto lá, para não ter que usar o disco local como armazenamento temporário? Ou existe algum outro tipo de backup que se conectaria de fora para puxar os dados, ao invés do servidor se conectar *para* fora para empurrar os dados? 0 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.