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  1. P*&a q&& p!r*u mano... chamei o Marks Eliel hoje a tarde pra dar uma mão porque os meus servidores também ficaram malucos, no fim das contas só deu jeito subindo de plano pra conseguir aguentar o tranco. Daí algumas horas depois essa (*@&¨@@! volta ao normal e agora não vou poder voltar a um plano menor. Queria saber que (@*&&¨!@ aconteceu. A Cpanel pelo jeito tá fazendo de tudo pra gente fugir deles. Primeiro esse reajuste maldito (pra mim foi de ~200%) e agora essa cagada na atualização. E teve até cliente meu achando que era perseguição política contra ele que fez os servidores saírem do ar rsrs. Tô saindo fora do Cpanel, que isso. Mas se alguém souber o que foi que houve exatamente, me fala porque fiquei curioso. Até agora nem um pio no fórum do Cpanel.
  2. Tô de volta... contactei o pessoal do Jetbackup e eles disseram que precisar ter de espaço livre 3x o tamanho da maior conta, ou seja, se tenho um cliente usando 10 GB eu deveria ter pelo menos 30 GB de espaço. Mas não me responderam se o backup é sequencial ou não. Porque atualmente tenho uns ~40 GB livre em cada servidores e o Cpanel fica reclamando, durante o backup chega a ficar com cerca de 4 GB livre, o que poderia indicar que o Cpanel está fazendo mais de uma conta por vez. Entendo que é uma questão de segurança mas é f.... ter que deixar uma porrada de espaço livre só pra fazer backup. Imagina se eu tivesse algum cliente usando 50 GB de espaço? Alguém tem alguma outra ideia? Seria possível/viável tentar montar o Backblaze B2 ou o Amazon S3 como unidade local e ele gravar direto lá, para não ter que usar o disco local como armazenamento temporário? Ou existe algum outro tipo de backup que se conectaria de fora para puxar os dados, ao invés do servidor se conectar *para* fora para empurrar os dados?
  3. Eu sei que não pode encher até o talo... Mas queria entender essa questão aí de como ele transfere os arquivos, eu suponho que poderia haver outra forma que fosse mais eficiente.
  4. Queria uma dica dos mais experts no assunto aqui no fórum 😄 Tenho backup diário dos meus servidores para o Amazon S3. Atualmente tento deixar uns 40 GB de espaço livre pois se deixar menos os backups começam a falhar. Mas acho bastante exagerado, quer dizer... 40 GB dá pra enfiar vários sites a mais 😉 Entendo que o espaço livre é pra criar o arquivo temporário do backup, que só depois vai ser transferido para o S3. Mas queria saber se de repente existe alguma outra forma de fazer isso, sei lá, talvez conectando o S3 diretamente ao servidor pro Cpanel gerar o arquivo já lá dentro ao invés de localmente pra depois transferir. Outra coisa que queria saber é sobre o processo em si. Se o Cpanel faz backup de uma conta por vez ou se várias de uma vez. Quer dizer, se a maior conta ocupar 5 GB, deixar o servidor com 10 GB livre talvez fosse suficiente, mas somente se o Cpanel processasse o backup de uma conta por vez, pois se ele fizer 3-4 simultaneamente aí já daria erro. Enfim, alguém tem alguma dica aí ou outro método pra não precisar deixar tanto espaço livre no servidor? A propósito, não curto backups incrementais, prefiro backups completos.
  5. Ainda assim vale a pena investigar como resolver o problema sem depender do SSL INSECURE FIX, pois é um plugin a menos pra se preocupar 😄
  6. Eu não habilitei nada no Cloudflare. O AutoSSL faz a verificação do domínio de duas formas: Por arquivo - ele cria uma pasta e insere no public_html da conta um arquivo de teste. A URL completa desse arquivo passa a ser www.site.com.br/.well-known/acme-challenge/<string aleatoria> . O Let's Encrypt, de forma independente, acessa esse arquivo e se conseguir lê-lo corretamente a validação é feita. Isso funciona comigo e não exige nenhuma configuração especial no servidor ou no domínio ou no Cloudflare. No entanto isso em alguns casos falha, e aí ele faz a verificação por DNS. Por DNS - o AutoSSL insere umas entradas TXT temporárias no domínio, também com umas strings aleatórias. Quem usa o DNS do próprio Cpanel nos domínios não tem problema com isso, já quem usa um DNS externo como o Cloudflare ou qualquer outro tem problemas porque, obviamente, essas entradas TXT não estarão lá. Foi daí que surgiu a minha ideia de algum plugin pro Cpanel que sincronizasse as entradas de DNS do Cpanel com o Cloudflare. Mas devido a rapidez dessa verificação, a mudança precisaria ser imediata pro AutoSSL não dar erro. E também esse plugin serviria pra outras coisas pois sair do Cpanel e ir pro Cloudflare pra fazer alterações no domínio é realmente um saco.
  7. O Cloudflare tem uma API gigantesca e bem detalhada, divirta-se 😄 https://api.cloudflare.com/ Se achar interessante desenvolver este plugin e precisar de ajuda para testar, é só falar. Aliás falando em desenvolvimento eu também estava procurando alguém pra outra coisa: criar algum gerenciador de domínios pra fazer alterações em lote. Tenho centenas de domínios na minha conta do Cloudflare e fazer alterações em um por um é um pé no saco.
  8. Bom, independente disso ainda assim eu gostaria de achar um meio de sincronizar o DNS do Cpanel com o Cloudflare. É um pé no saco ter que ficar indo lá pra alterar alguma coisa... Se desse pra fazer tudo por dentro do Cpanel seria ótimo, mas infelizmente pra usar a CDN do Cloudflare é necessário usar o DNS deles também...
  9. Eu já tentei, não dá certo. O que acontece é: o AutoSSL tenta validar primeiro via arquivo. Quando dá certo, beleza, a maioria dos meus domínios passou assim de boa. Mas quando não dá via arquivo o AutoSSL tenta via DNS. E como o Cloudflare não tem as entradas DNS que o AutoSSL espera, é aí que surge o problema: A propósito, tô usando o Let's Encrypt (conforme instruções da própria Cpanel) pois aquela autoridade deles (Sectigo) gera certificados que causam problemas no Safari.
  10. Olá. Gostaria de tirar uma dúvida. Rodo apenas CPANEL no momento. Todos os meus domínios passam pelo Cloudflare (e ainda bem... essa semana ocorreram ataques a 2 sites de clientes meus). Até aí tranquilo, tudo funciona às mil maravilhas. Só tem um detalhe... o AutoSSL não consegue validar por completo os domínios (site.com.br e www.site.com.br validam normalmente mas cpanel.site.com.br, whm.site.com.br, mail.site.com.br não). Isso ocorre porque no site.com.br e no www.site.com.br o AutoSSL faz validação por arquivo, já nos outros ele faz validação via DNS e como estou usando Cloudflare as entradas de DNS que o AutoSSL coloca temporariamente obviamente não existirão. O pessoal do CPANEL confirma que isso é um bug mas não dão previsão de quando será resolvido. A solução no momento, recomendada por eles, é deixar de usar o Cloudflare e voltar a usar o DNS do servidor, no entanto não quero isso por motivos óbvios 😉 Uma solução bacana na minha opinião seria um plugin para o CPANEL que sincronizasse as entradas de DNS com o Cloudflare. Mas isso não existe e não entendo porque ninguém criou ainda 🙂 Mas pesquisando acabei achando um plugin para o WHMCS que faz exatamente isso, e que inclusive é compatível com o Cloudflare. Mas eu não tenho certeza do funcionamento dele, se daria certo para resolver essa questão do AutoSSL com Cloudflare, ainda mais por ser um plugin do WHMCS e não do CPANEL. Eu ainda não comprei uma licença do WHMCS, estou avaliando se vou fazer ou não (não revendo hospedagem, sou agência que hospeda sites de clientes) e também estes plugins são comerciais. Então queria uma opinião dos mais entendidos, tanto sobre o WHMCS quanto sobre essa ideia. No momento não sinto necessidade de usar WHMCS para gerenciar ou cobrar meus clientes (atualmente uso a Juno/BoletoBancario.com) mas posso mudar de opinião, até porque o WHMCS tem um preço acessível.
  11. @VTFerreira Umas dicas aí pra você: - Nem todos os plugins de backup para Wordpress conseguem copiar sites grandes (eu tenho pelo menos 3 clientes com mais de 6 GB cada). - Atualmente estou usando o Amazon S3 que eu já achava barato, mas agora com sua postagem fui ver que estão com 3 TB por US$ 15 por mês ou espaço ilimitado no plano de US$ 25... será que é ilimitado mesmo e serviria para backup de hosting? Os termos de serviço deles devem ter alguma coisa já que o Dropbox não foi criado exatamente pra isso, ou estou enganado? - Configurei o Cpanel do para fazer backup total de todas as contas todos os dias lá no Amazon S3. Não sei se é viável pra você mas é viável pra mim, funciona de boa e não dá furo. Problema é só que o Cpanel não consegue restaurar diretamente de lá (já questionei eles sobre isso), tem que transferir pro servidor antes. Mas já teria de fazer isso de qualquer jeito em caso de uma catástrofe como essa... (Só esclarecendo, não revendo hospedagem, sou agência web que também fornece hospedagem) BTW pra quem quiser usar o S3 eles tem quatro níveis de preço de acordo com a disponibilidade de acesso aos dados que você precisa. O nível mais barato (Glacier) custa 0,004 dólares (menos de meio centavo de dólar) por gigabyte.
  12. Bem interessante... vou pensar a respeito e pesquisar sobre isso, e se encontrar algo lhe aviso.
  13. Cheguei a ver a do Twilio para um cliente. Fácil de obter, ao que parece, mas os termos de serviço só permitem que a API seja utilizada para notificações transacionais ou atendimento ao cliente, ou seja, nada de enviar ofertas, propaganda, etc (meu cliente queria enviar avisos de feliz aniversário...). Nada te impede de usar o Whatsapp Web ou qualquer script ou ferramenta que automatize o uso do Whatsapp Web, porém se você usar indevidamente corre o grande risco de ter o seu número bloqueado.
  14. Essa semana aconteceu algo semelhante comigo, porém claro não foi 3-4 dias, foram apenas 48 minutos. Eu tenho servidores na Vultr rodando Cpanel. Deu pau de rede no data center em Nova Jérsei e ficou offline, fiquei sabendo pelo UptimeRobot que tenho instalado no celular monitorando todos os sites. Imediatamente já fui ver e publicaram um aviso dizendo que era problema na rede mas que já estavam resolvendo. Ou seja: eu só podia esperar mesmo. No total 4 clientes me contataram para perguntar porque estava off, eu disse que era problema na rede no data center mas que eu já estava com o pessoal "na linha" resolvendo o problema. Eles compreenderam na boa. Um quinto cliente chegou a me contatar mas foi no exato momento em que tudo tinha sido normalizado. Ele perguntou por quanto tempo ficou fora do ar e eu dei os horários exatos para ele, ele parecia bem preocupado (pois recebe orçamentos pelo site) mas compreendeu a situação. Como já falaram no tópico, o mais importante é se comunicar com os clientes e ser o mais transparente possível. Já vi cliente reclamando de host que só dá resposta via ticket, sempre pede 1-2 dias pra resposta, não fala nada direito... eu procuro manter um contato pessoal e aberto com *todos* os meus clientes, principalmente via WhatsApp. Agora, se acontecesse um problema desses de ficar várias horas ou vários dias fora do ar eu já tenho um plano de reserva: configurei o Cpanel para fazer backup (completo, não incremental) de todas as contas todos os dias para o Amazon S3 (guardando apenas os últimos 14 dias, claro... se não ninguém aguenta rsrs). Eu simplesmente abriria um servidor qualquer em outra região, na Vultr mesmo ou em outro provedor, instalaria o Cpanel rapidinho, restauraria a conta e mudaria o IP no domínio - já que estou usando Cloudflare em todos os domínios, a mudança de servidor no domínio seria imediata. Isso seria só um tapa buraco até o servidor do cliente voltar. Problemas acontecem, mas ficar 3-4 dias é realmente inaceitável.
  15. Eu entendi o que você quer fazer mas não entendi o propósito disso. Gosto de entender os propósitos pra poder ou buscar uma solução adequada, ou pelo menos indicar um caminho que talvez possa ajudar. Poderia dar mais detalhes disso?

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