Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Checklist para proteger um site com ataques frequentes


thesuperman

Posts Recomendados

Peguei recentemente o trabalho de proteger um site governamental que diariamente sofre ataques dos mais diversos tipos.

Assim que peguei ele e comecei a rodar alguns "scan" notei que o problema estava em um código malicioso escrito no tema. Importei os artigos separadamente, substitui os arquivos do plugin e substitui o tema tendo cuidado para que nenhum arquivo que poderia está infectado fosse migrado para esse meu novo servidor. Sucesso, até aí tudo funcionando perfeitamente.

Contratei um servidor na Vultr de $5 com a opção de backup (+$1). O backup foi escolhido com o propósito de caso por um ataque o site ficar off-line puder restaurar facilmente pelo painel e assim o tempo de downtime é reduzido. Além disso implementei as seguintes configurações:

- Instalação e conf do Cyberpanel.

- Bloqueei tudo que é porta e acesso pelo firewall do Vultr. Liberei acesso ao painel apenas para o meu IP e os IPs da Cloudflare (https://www.cloudflare.com/ips-v4).

- Cloudflare configurado com [segurança no nível alto].

- Site rodando sob WordPress. Instalei o plugin WPS Hide Security para ocultar o acesso ao wp-admin no WordPress.

- Retirei a permissão de administrador do WordPress para o meu cliente. Apenas liberei o acesso ao básico, edição de posts, widgets e etc.

- Protegi o PHP seguindo esse tutorial: https://www.cyberciti.biz/tips/php-security-best-practices-tutorial.html

Até agora parece está tudo funcionando muito bem. Como não entendo muito dessa área tentei ser o mais restritivo possível e liberar apenas o essencial. Porém sei que posso ter esquecido de algum ponto e ter deixado alguma vulnerabilidade. Peço que comentem o meu post com sugestões, críticas, elogios...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administração

Algo que eu geralmente faço  também é :

 

.- Mover o wp-config.php para uma pasta antes da public_html
.- Aplicar chattr em todos os arquivos e pastas (menos wp-content)
.- Configurar .htaccess para autenticar acesso ao painel do wordpress.
 

A um bom tempo que não tenho dores de cabeça com exploits, já tive com SQL Injection e nesses casos eu restaurei um backup e apliquei permissão de leitura apenas ao usuário do banco de dados.

 

Eu sou a existência que vocês chamam de "mundo". Ou talvez "universo", ou talvez "Deus", ou talvez "verdade", ou talvez "tudo", ou talvez "um".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?