Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Patrocínios: compensam ou não?


Posts Recomendados

  • Administração

Lembro do tempo quando eu ainda era estudante de psicologia mas tinha um site (sempre um pé na web). Era do hpg, gratuito na época, assim eu tinha domínio e hospedagem. Depois eu consegui comprar um domínio mas a hospedagem eu acabei conseguindo com um amigo, o Wagner da WebHost Brazil. Foi meu primeiro e único período como patrocinada.

 

De lá pra cá, muita coisa mudou e agora sou eu que recebo pedidos de patrocínios. Eu sou um pouco exigente, mas quando vejo um site que tem potencial acabo oferecendo hospedagem em troca de marketing.

Tipos de patrocínio

Em geral, os pedidos de patrocínio ficam na categoria do registro de domínio, nacional e/ou internacional, e da hospedagem. Frequentemente, quando o projeto é novo ou ainda está em desenvolvimento requer poucos recursos do servidor.

 

As coisas tendem a ficar mais complicadas quando o patrocinado é um site de porte e pode gerar custos significativos para você. Porém, site grande quase sempre quer dizer boa quantidade de visitas. Existem também outras modalidade de patrocínio onde você oferece licenças, paga por custos (relativos ao projeto), fornece pessoal ou outro tipo de serviço.

 

Outro caso é você mesmo achar um site interessante, bastante visitado - que não tenha domínio ou hospedagem próprios - e oferecer os seus serviços. Já achei alguns bons clientes assim.

E o seu retorno?

Algumas empresas oferecem patrocínio em troca de publicidade, algumas em troca de nada (tenho muitos desses, eheheh). Se o seu intuito for receber visitas por meio de um banner no site do patrocinado é bom analisar algumas coisas:

  • Volume esperado de visitas - gera quantidade suficiente?
  • Tipo de público do site - são clientes de hospedagem em potencial?
  • Estas indicações contam para o patrocinado?

Condições

Para fins de esclarecimento é sempre bom - como sempre é - ter algum documento estabelecendo os direitos e deveres de ambas as partes, como este aqui da WebMais. Assim evitamos dor de cabeça em eventuais questões de upgrades ou similares.

Monitoramento

Se você oferece patrocínio em troca de marketing, é bom usar alguma ferramenta para monitorar se o seu banner ou barra está sendo mostrado (caso este seja o caso). Em trocas de layouts, alguns patrocinados tendem a "esquecer" de adicionar scripts ou imagens referentes ao patrocínio.

 

Enfim, é bom pesar se vale a pena usar o sistema de patrocínio para ajudar no marketing.

https://netmundocom.br/ - Soluções Web

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antigamente eu patrocinava vários sites, pois quando eu comecei na internet, também fui patrocinado, e hoje em dia eu só estou aqui graças ao pessoal que me patrocinou e eu aprendi muito com essa hospedagem, pois antes eu usava o Blogger e não tinha noção nenhuma de hospedagem. Hoje em dia é muito raro eu patrocinar, analiso bem o site, etc e vejo se vou ter retorno. Atualmente só estou patrocinando uma pessoa, é um grande compositor e cantor, onde eu patrocino ele com um streaming para a rádio do site dele, está dando um bom resultado pois toda vez que ele entra ao vivo e diz o nome do patrocinador, minha empresa recebe vários likes no Facebook e acessos, e as vezes até uns clientes. E muita gente que acompanha ele na rádio, também trabalha com musica, ou seja, alguém vai querer um streaming e vai ver que o cara usa e recomenda e vai vir assinar comigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, muito boa a matéria, estava exatamente pesquisando sobre a matéria na web, pois tenho um site e interesse em ser patrocinado. Vou aproveitar o espaço para divulgar meu site, caso alguém tenha interesse no patrocínio (por favor, se isto ferir alguma regra do forum, me avisem): Em primeiro lugar, gostaria de convidá-los a conhecer o Portal das Cachoeiras (www.portaldascachoeiras.com), um site voltado a divulgação destas belezas naturais a um público selecionado, com faixa etária de 20 a 35 anos, com bom poder aquisitivo, e que investe em lazer e qualidade de vida. O Portal das Cachoeiras foi criado em Setembro de 2013 e desde então vem crescendo consistentemente a cada mês, hoje temos uma hospedagem paga na HostNet, mas contratamos o plano básico de 1GB de Tráfego Mensal e hoje estamos utilizando 3,5GB, ou seja, estamos tendo um custo adicional acima do esperado. Diante disse, estamos analisando a possibilidade de associar nosso site a uma empresa de hospedagem séria, onde recebemos o patrocínio da hospedagem mensal (não utilizamos banco de dados, nosso site é simplesmente HTML + JPG + JavaScripts) em troca de publicidade. O que temos a oferecer é um banner rotativo em todas as páginas do site (exceto se alguma for contratada com exclusividade por algum patrocinador, o que hoje não temos), no formato 300 x 150 e mais divulgação em nosso perfil do Facebook (anunciando a parceria e divulgando o seu host). Não buscamos parceria a curto prazo, não teria problema nenhum em continuar no plano pago por mais um período, o que nós realmente acreditamos é em estabelecer uma parceria duradoura, com a associação de duas marcas sérias, para que ambas possam se ajudar. Tenho a disposição, estatísticas de acesso mensais, que mostra que apesar de ainda ser um site pequeno e novo, está em fase de crescimento acelerado. Dúvidas, estou a disposição e MUITO OBRIGADO pelo espaço. Atenciosamente, Alexandre Leonardo Trevisani Portal das Cachoeiras www.portaldascachoeiras.com contato@portaldascachoeiras.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?