Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Propaganda é a alma do negócio – Parte 1


Posts Recomendados

“Propaganda é a alma do negócio”. Quantas vezes ouvimos essa frase? Pode parecer clichê, mas a verdade é que sem um bom marketing dos seus serviços, não há como conseguir novos clientes. Você pode pensar que não investe em propaganda e ainda assim possui uma boa gama de clientes, porém, se você tem novos clientes, você faz propaganda, ou alguém o faz, ainda que sejam seus próprios clientes.


A grande questão para quem inicia no empreendedorismo é: Como fazer para ganhar novos clientes e fazer minha empresa crescer?


Claro que nem tudo é responsabilidade da propaganda, mas vamos focar nesse assunto para esse artigo. Separei algumas possibilidades e ferramentas para ajudá-lo na árdua tarefa de se fazer presente para os possíveis clientes.


A primeira ação que você deve tomar é otimizar o seu site para motores de busca. Essa tarefa dependerá de como o seu site foi desenvolvido. Cada ferramenta necessita de mudanças específicas, HTML, Joomla ou Wordpress precisam de adaptações únicas, mas o conceito é exatamente o mesmo.


Nessa primeira parte da série de artigos que tratam de Marketing para os seus serviços, focarei em uma técnica chamada de SEO (Search Engine Optimization), ou em português, otimização para motores de busca. A prática possui diversas nuances, porém, focaremos no básico para dar início à ideia do que é SEO, depois disso, vocês poderão caminhar por suas próprias pernas.


Domínio


O ideal é que o domínio escolhido tenha já em sua descrição o serviço a ser oferecido e buscado em sites como o Google, Yahoo, Bing entre outros. Por exemplo, ao invés de escolher o domínio www.empresaxyz.com.br o ideal é que escolha o domínio www.hospedagemdesites.com.br.


Esse é um ponto complicado de ser feito, primeiro porque sempre preferimos escolher o nome da nossa empresa, ao invés do nome do serviço a ser prestado. Depois que, ao ler esse artigo, provavelmente o seu site já está no ar, com o devido domínio escolhido, mas fica a dica para eventos futuros.


Hospedagem


Pode parecer redundante que o seu site precisa estar hospedado em um servidor rápido, ainda mais em um artigo escrito para um portal que se destina ao serviço. De qualquer forma, é preciso deixar claro que quanto mais lento o acesso ao seu site, mais dificuldades os motores de busca terão em acessar e avaliar o seu site.


Título


O título do seu site deve conter o serviço que você presta e, de preferência nas primeiras opções. Por exemplo, “Empresa XYZ” não é uma boa prática, a boa prática seria utilizar o serviço antes, como “Hospedagem de Sites | Empresa XYZ”. Utilize sempre que possível o símbolo “|” para separar sentenças. Alguns motores de busca levam em consideração se o termo aparece mais de uma vez, como “Hospedagem de Sites | Empresa XYZ | Hospedagem de sites”, porém, a opção não é tão relevante ao ponto de duplicar o título do seu site tornando a estética desinteressante. O título não pode ser muito grande, então, não utilize textos maiores que 70 caracteres.


Image Tag


Todas as imagens do seu site devem possuir os atributos ALT e TITLE preenchidos, procure informações de como fazer isso conforme a plataforma em que seu site foi desenvolvido. Quanto mais informações suas imagens derem sobre o seu site, ou serviços, mais informações os motores de busca poderão indexar.


Heading Tags


As Heading Tags (h1 – h6) foram criadas com o objetivo de marcar pontos em destaque no seu conteúdo. Os mecanismos de busca definiram que as Heading Tags possuem um grau de importância no ranking, obedecendo à mesma filosofia que nós usamos, na leitura dos subtítulos de um texto.




  • A tag <h1> deve conter um resumo do que o usuário vai encontrar no texto;
  • A tag <h2> deve abordar um conteúdo subsequente do conteúdo da página;
  • As demais tags seguem à mesma filosofia.

É importante lembrar que cada página deve conter um, e apenas um <h1> e não podemos quebrar a hierarquia, ou seja, depois de um <h1> implementa-se um <h2> e assim por diante.


Meta Keyword


Meta Keyword são as palavras chaves que identificam o seu site. Um número de 20 palavras é suficiente pra descrevê-lo. Por exemplo: hospedagem, domínios, revendas e assim por diante.


Meta Description


O Meta Description é onde definimos o a descrição do que é o seu site, as informações que nele constam. A quantidade de caracteres na descrição deve estar entre 150 e 170, qualquer valor superior ou inferior a isso não será suficiente. Se puder, repita a palavra chave principal mais de uma vez na descrição.


Densidade das palavras chaves


A densidade de palavras-chave ou “keyword density” é o ranking de aparições de uma palavra ou frase chave contra o total de palavras que compõem um texto. Por exemplo, para um texto que contenha 100 palavras, se uma palavra aparece cinco vezes, sua densidade será de 5%.


A densidade de palavras-chave é um dos principais fatores que os buscadores levam em conta para ordenar os resultados de uma busca. Quanto maior densidade tiver uma palavra em uma página, maior será a probabilidade que os buscadores a situem mais acima, quando se busca por esse critério.


Site Map


O Sitemap é um arquivo tipo XML com metadados de um site que são relevantes para motores de busca, otimizando os resultados de um busca. O arquivo possui a última atualização, frequência de alterações no seu site, relevância em relação a outros URLs, etc.


Links


Quanto mais links existirem para a sua página, maior será a garantia que os motores de busca farão uma melhor indexação do seu site. Algumas pessoas utilizam a prática de criar “sites fantasmas” com o único objetivo de apontar links para seus sites principais.


Para finalizar essa primeira parte da série de artigos para ajudar o empreendedor iniciante a conseguir divulgar os seus serviços, deixo alguns links de ferramentas bastante úteis para avaliar a otimização do seu site:




  1. Analisador de Meta-Tags: Ferramenta para você avaliar se suas KeyWords/Meta-Tags estão bem selecionadas e otimizada para os buscadores.
  2. Verificador de Velocidade da Página: Ferramenta que mostra todos os arquivos carregados em sua página.
  3. Verificador de PageRank: Ferramenta mostra qual o seu pagerank.
  4. Gerador de SiteMap: Ferramenta que cria o sitemap completo do seu site
  5. Pagerank Futuro: Este site avalia seu site e verifica qual será seu pagerank futuro, com uma porcentagem de acerto.
  6. Posição nas Pesquisas Google: Verifique a posição exata em que seu site está colocado nas pesquisas do Google.
  7. Gerador de Meta-Tags Avançado: Com esta ferramenta você poderá gerar meta-tags para seu site.
  8. Posição nas Pesquisas Yahoo!: Da mesma forma que no Google, verifique a posição exata de seu site nas pesquisas do Yahoo.
  9. FireFox SEO: Uma ferramenta completa de SEO em seu navegador.
  10. Densidade de Palavras-Chave: Verifique a densidade das palavras-chave em seu site.
  11. Verificador de Quantidade de Pesquisa de palavras-chave: Veja a quantidade de visitas em que uma palavra é pesquisada no Google e se for o caso, o preço do anúncio no adwords.
  12. SEO master free scanner : A ferramenta avalia,  analisa e pontua de acordo com alguns fatores de otimização que influenciam em sua posição nos rankings dos mecanismos de busca, como Google, Yahoo e MSN.
  13. SEO Score – Ferramenta com o mesmo objetivo da de cima, avaliando a boa prática de SEO.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo artigo, apenas para informação, as keywords já tiveram um peso maior no processo de indexação do Google (assim como o PR), hoje o Google não leva em conta as keywords e diminuiu a importância do PR. Sobre a densidade da keyword no texto vale a pena tomar cuidado - uma pagina muito "densa" pode ser analisada como spam por parte do  Google. Muito boas as dicas dos links.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, foi exatamente isso que pensei quando, observei no artigo meta keyword;) O grande Matt Cutt  http://www.youtube.com/watch?v=gRzMhlFZz9I Explica muito bem isso! No entanto, muitas pessoas ainda não sabem. Vale a dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?