Jump to content
Sign in to follow this  
AngelCosta

Por que você está operando no vermelho?

Recommended Posts

É impressionante a quantidade de posts no fórum e de emails que chegam com o mesmo assunto: "tenho um host, mas não tenho clientes". O começo de um negócio não é um mar de rosas, ainda mais em um mercado online extremamente saturado. Entretanto, existem vários motivos para isso estar acontecendo.

por-que-voce-esta-operando-no-vermelho.j

 

O mercado está prostituído

Se eu ganhasse um pote de Nutella cada vez que eu ouvisse isso... Acho a afirmação muito radical, mas entendo a base dela. Antigamente, as pessoas que mexiam com hospedagem eram experts, pessoas realmente interessadas em apache, performance, firewall, etc. Então se tinha um preço mais alto (lembra como tudo era mais caro?), uma máquina mais personalizada e um suporte mais digno.

 

Daí chegaram as revendas e acabaram com tudo isso. Vender hospedagem ficou tão fácil como vender Avon, todo mundo faz. Bem, nem todo mundo faz direito, o que deixa a "classe" toda com uma reputação nada boa. Outra novidade foram os HDs infinitos que possibilitam planos sem limites de espaço. Ah, e junte-se a isso os planos de R$ 1,99.

Qualquer um pode fazer isso

Com a facilidade de acesso a revendas e planos com servidores gerenciados, praticamente qualquer um pode entrar na festa. Isto significa que deveria? Não mesmo. É necessário conhecimento, tempo, dinheiro e dedicação. Já falamos aqui que não é preciso ser ninja para administrar uma empresa de hospedagem, e ter uma noção do mercado e do que se vai fazer é o mínimo que se pode pedir.

Falta de planejamento

Uma vez, um amigo comentou comigo que não consegue entender como um "host" que vende hospedagem a R$ 1,99 consegue fechar as contas no fim do mês. No começo pode até ser que você consiga pagar os custos de uma revenda, mas eventualmente, com o crescimento da empresa, o advento de funcionários, aluguel de escritório, mais servidores, gerenciamento, licenças, isso fica inviável. Alguém me aponte uma empresa grande que faça isso.

Você não investe em marketing

Não basta somente pegar uma revenda/vps/dedicado e ficar esperando os clientes acharem você. Eu não canso de falar que o mercado local é o seu maior amigo, o dono da padaria ao lado pode pagar 25-50 reais em um plano de hospedagem, enquanto os "ratos de internet" (nós) vão sair farejando menor preço e passar batido pelo seu site. Existem ainda os anúncios em sites, adwords, diretórios e vários outras dicas que já demos por aqui. Vejo muitos anunciando hospedagem em nosso fórum. Hospedagem é o que não falta ali, o certo seria anunciar vps, revendas, clouds e afins.

Falta de outros serviços

Quem desenvolve sites ou sistemas e começa a trabalhar oferecendo hospedagem e facilitando a vida do cliente raramente fica sem serviço. Ter outros produtos pode ser uma saída interessante para os períodos de baixa venda e para atrair um novo tipo de cliente ao seu site.

 

A dificuldade nas vendas ou no seu negócio em alguns momentos é normal, mas se você está assim há algum tempo, é hora de pensar se você está fazendo as coisas do jeito certo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.





×
×
  • Create New...