Jump to content
Sign in to follow this  
AngelCosta

Vale a pena oferecer descontos?

Recommended Posts

A ideia por trás dos descontos é ajudar na venda de um certo produto, tornando o mais acessível, e atrativo, para o consumidor em potencial. Porém, existe mais de um jeito de dar descontos.

Como os descontos funcionam?

A maioria dos descontos funcionam com uma noção de urgência, no sentido de que ele só estará disponível por um curto período de tempo. Se o produto ou serviço não é contratado, o cliente perdeu uma oportunidade de economizar dinheiro. Basicamente, apelamos para a vaidade humana, mostrando que ele vai pagar menos e levar mais.

Tipos de descontos

Descontos não se apresentam somente na forma de porcentagem ou valor absoluto. Oferecer produtos gratuitos quando outros pagos forem contratados, frete grátis, preço fixo a menos, uma porcentagem em cima do valor total, etc. É possível até dar desconto em cima do desconto.

 

Mas alguns são mais eficazes que outros. Por exemplo, as pessoas preferem ganhar 50% a mais do mesmo produto do que economizar 33% do valor dele. Elas também escolhem um desconto de 25% em cima de um de 20% em vez de um desconto de 40%. E, no fim das contas, os descontos dos exemplos são praticamente a mesma coisa. As pessoas simplesmente gostam da ideia de sair com mais nas mãos. Quantidade (ou a ilusão dela) aqui é a palavra-chave. E também o modo como o desconto é apresentado.

Outros fatores

Descontos são relativos. Um desconto de 10 reais em algo que vale 100 não é tão bem visto quanto o mesmo valor para um produto de 20 reais. O que isso quer dizer é que se você oferecer um desconto fixo de 10 reais, as pessoas vão aplicar em produtos mais baratos para ter mais economia.

 

O modo como você oferece o desconto também tem bastante impacto. A palavra "desconto de R$X" enfatiza um ganho enquanto "economize R$X" remete a evitar uma perda. Para saber qual é melhor, só testando. Em geral, o "desconto de.." motiva as pessoas a comprarem mais mesmo quando o produto não está em promoção.

 

Quanto a duração do desconto, não é recomendado que ele dure mais de duas semanas. Qualquer período de tempo superior a isso faz o desconto perder o sentindo de urgência.

Vantagens e desvantagens do desconto

Não tem segredo, é simples: não abuse dos descontos.

 

Há um certo risco envolvido ao oferecer descontos. As pessoas podem estar acostumadas a não pagar o valor cheio de um produto. Atrair este tipo de cliente é perigoso pois eles chegam atraídos pelo desconto, não pelo serviço. E ao menor sinal de aumento de preço, eles somem.

 

Lembro de ter visto em um vídeo no Youtube (não sei qual) um palestrante americano falar que se o cliente olhar um campo de desconto em um checkout de algum serviço, ele interrompe a compra (que iria fazer no valor cheio) e inicia uma busca por cupons.

 

Outro fator é que o valor do desconto tem que ser calculado precisamente para não dar prejuízos em caso de um volume muito alto de vendas. É preciso prever e definir bem as regras de cada desconto. Do outro lado, há os clientes novos que precisavam apenas de um empurrão para contratar algo. E novos clientes são sinônimo de vendas de adicionais, de outros produtos e upgrades,

 

E os clientes atuais? Não é comum dar desconto para quem já é da casa. Mas já está provado que oferecer desconto a clientes de longo tempo ajudam a manter a lealdade do cliente à sua empresa, como uma forma de reconhecimento. Lembrando que o presente pode vir também na forma de brindes, produtos grátis, além do tradicional desconto.

 

Enfim, é preciso pensar em uma estratégia de desconto que, no final das contas, traga um retorno bom e não atraia os clientes errados.

 

Adaptação livre de: https://yoast.com/psychology-discounts/

 

E vocês? Oferecem descontos? Em que modalidade?

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
Aqui sempre fazemos promoções para ambos lados. Clientes e não clientes. Para não clientes é o tradicional cupom que da 5 por cento de desconto em 1 ou mais mensalidades Para os clientes oferecemos um desconto maior na compra de um segundo serviço(igual ou diferente do que ele já tem), manter o valor atual por x meses em algum upgrade, e as vezes um desconto surpresa na fatura do serviço.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
Excelente post como sempre! Bastante elucidativo e com idéias interessantes.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.





×
×
  • Create New...