Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Painel de controle Enkompass para Windows


Posts Recomendados

Buenas pessoal.

 

Pra variar estou aqui novamente pra falar das hospedagens Windows. Depois do post que fiz sobre as melhorias no Plesk 10, muita gente veio me falar sobre o Enkompass e sobre as coisas que ele faria para desbancar o Plesk.

 

Pois bem, estou a pouco mais de 4 meses testando uma revenda Enkompass na netRevenda. Antes de mais nada gostaria de deixar registrado aqui os agradecimentos ao Vicente Neto, João Junior, Marina Oliveira e Marcelo Milhomem que sempre me atenderam muito bem durante este período que estive como parceiro deles.

Fatos relevantes

Realmente para quem esta acostumado com o cPanel é uma opção e tanto, pois sua interface é muito semelhante a do famoso painel para servidores Linux, mas por hora acredito ser um dos poucos valores oferecidos pelo Enkompass.

Pontos positivos

De fato a facilidade de uso pela semelhança com seu irmão cPanel é o principal deles, a integração com o WHMCS também já pode ser feita da mesma forma como no cPanel e de modo mais simples do que em qualquer versão do Plesk.

Pontos negativos

O painel ainda esta na versão 2.2, ele nem de longe perto do Plesk 8 (antigo já), e olha que nem sou tão defensor assim da versão 8.x. Ele ainda deixa a desejar em questões básicas como acesso ao painel de controle e a modificações no DNS do servidor.

 

Para acessar o painel do cliente, chamado de WSO, só é possível pelo endereço do servidor. Ainda não foi implementada a possibilidade de se acessar ele via domínio do cliente. Muito disso acredito ser causado pela limitação em se alterar os registros DNS do servidor. É o caso por exemplo do webmail. Por padrão o endereço utilizado é o mail.dominio.com e não é possível alterar o registro DNS principal para que o endereço seja webmail.dominio.com, ou seja, é necessário criar esse registro para cada domínio manualmente.

 

Na criação das contas existe um inconveniente também. É necessário informar em todos os casos o servidor de email que será utilizado. Não é possível definir isso, por exemplo, através de um plano de hospedagem. Outro complicador também é a forma como o nome do usuário é definido no painel. Imaginando que estivéssemos hospedando o domínio aqui do portal o usuário ficaria definido da seguinte maneira portaldohost.com.br|portaldo o que não gera nenhuma facilidade. Uma questão que também não pode deixar de ser lembrada, é que não adianta criar a conta no painel e tentar acessá-la via ftp imediatamente, o servidor leva em média de 5 a 25 minutos para liberar o acesso a ela.

 

Também não esta sendo possível definir uma página padrão quando o domínio é criado. Isso precisa ser feito manualmente via ftp.

 

O principal problema que encontrei foi com a queda do servidor. Os serviços são extremamente lentos para retornar. Chega ao ponto de você ter o site no ar e esperar cerca de 20 minutos para que ele passe a apresentar a codificação corretamente. Os componentes em alguns casos aparentemente precisam ser reiniciados manualmente. E volta e meia eles caem sem explicação nenhuma e isso tanto no caso dos componentes ASP ou PHP.

Considerações finais

Acho que é uma opção bem promissora, mas a cPanel tem muito chão ainda pra percorrer para oferecer uma solução segura e confiável. Ainda não recomendo o painel para uso comercial, mas pra quem quiser aprender vá em frente. Eu ainda vou ficar brincando mais um tempo com ele, descobrindo suas funcionalidades e falhas e qualquer novidade trago aqui pra vocês, e comercialmente voltarei a optar pelo Plesk que mesmo não sendo unanimidade ainda é quem cumpre melhor com o prometido.

 

No Brasil até agora acredito que apenas a netRevenda esteja oferecendo o serviço. Fora do país já é possível encontrar algumas empresas.

 

Fico a disposição para quem quiser trocar uma ideia sobre o Enkompass e minha experiência com ele.

 

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?