Jump to content
Sign in to follow this  
AngelCosta

Política de reembolso, você tem uma?

Recommended Posts

É fato muito comum nas grandes empresas de hospedagem gringas estar tão seguro do serviço que oferece a ponto de garantir o seu dinheiro de volta em caso de insatisfação - quem dera a Oi tivesse essa política.

 

Em geral, funciona assim: você contrata a revenda/hospedagem, paga e vai usando. Se, em dentro dos X dias cobertos pela garantia (em geral de 30 a  90), você decidir que não gosta do ícone do mysql do cpanel por exemplo, você solicita o cancelamento e, consequentemente, suas pesetas de volta.

 

Pegadinhas? Mais ou menos. Não vale para registro de domínio, já que eles tem de repassar taxas ao NIC (o registro.br deles) e eles não vão ver esse dinheiro de volta, logo alguém tem que arcar com o custo - ou seja, você. Mas não é de todo mal, pois o domínio continua sendo seu e você é livre para apontar seu dns para onde achar mais confortável.

 

O que eu acho mais interessante nestas empresas é a frase "no questions asked" - que em bom e claro português quer dizer: "Nem quero saber porque você me deixou, tome seu dinheiro, saia daqui que a fila anda".

Minha experiência

Isso aconteceu comigo na HostNine. Como eu era/sou dependente/viciada do WHMCS (link do PDH), na época a H9 não oferecia o tão popular cPanel, e sim um painel muito estiloso, onde você até escolhia em que data center queria hospedar cada site. Muito bonito, muito interessante, mas não obrigada. Nada pagava o custo de ter de fazer tudo manualmente. Como era uma revenda secundária, eu precisava de um domínio extra e por sorte eles ofereciam um com a revenda em uma promoção temporária.

 

E lá estava euzinha... Com uma revenda que não me servia por causa da incompatibilidade com o WHMCS (link do PDH) - que ironicamente agora eles oferecem junto com suas revendas ilimitadas (assunto para outro post). Resolvi ver se essa política funcionava e questão de uma ou duas horas após a solicitação lá estava o estorno em meu cartão de crédito. E claro, minha conta automaticamente cancelada. Foi assim que eu fui parar no pântano.

 

Sabe o que é curioso? O valor não é proporcional ao seu tempo de uso. É o valor integral. E a empresa sempre sai ganhando, pois o cliente insatisfeito fica satisfeito de ver seu dinheiro de volta, isto é, teve perdas apenas de tempo e não financeiras.

 

Entenda a lição:

  • O cliente solicitou cancelamento - se ele está solicitando o cancelamento e o reembolso, não há porquê ficar perguntando os motivos da ida. Se é apenas o cancelamento, eles não mencionam o dinheiro de volta;
  • Dinheiro já - o estorno deve ser o mais rápido possível para demonstrar boa situação financeira e administrativa. Sem falar que mostra que você honra seus compromissos;
  • Boa relação custoxbenefício - alguma pesquisa aí deve comprovar que tais clientes não saem falando mal da empresa que deixaram. Então você evita má-publicidade. O que é melhor? Um ex-cliente feliz ou um cliente atual falando mal de você?

Caso você queira entrar nessa onda...

Se você decidir seguir esta política, esteja preparado financeiramente. Não há como saber quando o cliente vai solicitar o reembolso. Mas a política deve ser extramente simples e sem letras miúdas para que tenha peso e validade perante o cliente.

 

Boa sorte!


"I could while away the hours..."

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.




×
×
  • Create New...