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É fato muito comum nas grandes empresas de hospedagem gringas estar tão seguro do serviço que oferece a ponto de garantir o seu dinheiro de volta em caso de insatisfação - quem dera a Oi tivesse essa política.

 

Em geral, funciona assim: você contrata a revenda/hospedagem, paga e vai usando. Se, em dentro dos X dias cobertos pela garantia (em geral de 30 a  90), você decidir que não gosta do ícone do mysql do cpanel por exemplo, você solicita o cancelamento e, consequentemente, suas pesetas de volta.

 

Pegadinhas? Mais ou menos. Não vale para registro de domínio, já que eles tem de repassar taxas ao NIC (o registro.br deles) e eles não vão ver esse dinheiro de volta, logo alguém tem que arcar com o custo - ou seja, você. Mas não é de todo mal, pois o domínio continua sendo seu e você é livre para apontar seu dns para onde achar mais confortável.

 

O que eu acho mais interessante nestas empresas é a frase "no questions asked" - que em bom e claro português quer dizer: "Nem quero saber porque você me deixou, tome seu dinheiro, saia daqui que a fila anda".

Minha experiência

Isso aconteceu comigo na HostNine. Como eu era/sou dependente/viciada do WHMCS, na época a H9 não oferecia o tão popular cPanel, e sim um painel muito estiloso, onde você até escolhia em que data center queria hospedar cada site. Muito bonito, muito interessante, mas não obrigada. Nada pagava o custo de ter de fazer tudo manualmente. Como era uma revenda secundária, eu precisava de um domínio extra e por sorte eles ofereciam um com a revenda em uma promoção temporária.

 

E lá estava euzinha... Com uma revenda que não me servia por causa da incompatibilidade com o whmcs - que ironicamente agora eles oferecem junto com suas revendas ilimitadas (assunto para outro post). Resolvi ver se essa política funcionava e questão de uma ou duas horas após a solicitação lá estava o estorno em meu cartão de crédito. E claro, minha conta automaticamente cancelada. Foi assim que eu fui parar no pântano.

 

Sabe o que é curioso? O valor não é proporcional ao seu tempo de uso. É o valor integral. E a empresa sempre sai ganhando, pois o cliente insatisfeito fica satisfeito de ver seu dinheiro de volta, isto é, teve perdas apenas de tempo e não financeiras.

 

Entenda a lição:

  • O cliente solicitou cancelamento - se ele está solicitando o cancelamento e o reembolso, não há porquê ficar perguntando os motivos da ida. Se é apenas o cancelamento, eles não mencionam o dinheiro de volta;
  • Dinheiro já - o estorno deve ser o mais rápido possível para demonstrar boa situação financeira e administrativa. Sem falar que mostra que você honra seus compromissos;
  • Boa relação custoxbenefício - alguma pesquisa aí deve comprovar que tais clientes não saem falando mal da empresa que deixaram. Então você evita má-publicidade. O que é melhor? Um ex-cliente feliz ou um cliente atual falando mal de você?

Caso você queira entrar nessa onda...

Se você decidir seguir esta política, esteja preparado financeiramente. Não há como saber quando o cliente vai solicitar o reembolso. Mas a política deve ser extramente simples e sem letras miúdas para que tenha peso e validade perante o cliente.

 

Boa sorte!

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.


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