Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Você tem um plano de emergência?


Posts Recomendados

  • Administração

Ultimamente, tem sido complicado para mim parar para redigir os posts diariamente, como eu vinha fazendo. O meu problema (além das tarefas pessoais) foi um bug maldito no whmcs: com o upgrade, um campo da tabela foi removido e lá se foi a validade dos meus boletos bancários (boleto próprio). Resumindo? Meus clientes estão me pagando, mas eu não estou recebendo. Pois é, isso não é nada bom. Daqui a pouco, estou indo ao banco tentar resolver esta questão. Passei tanto tempo tentando educar os meus clientes a usarem o boleto, que nunca pensei em uma situação destas. É tão mais cômodo para mim, já que o dinheiro cai direto em minha conta. E levando em consideração o assunto anterior (problemas no servidor), acho que é hora de considerar planos de emergência para tudo.

Problemas no servidor

Monitoramento

Eu acho essencial falar da absoluta e irremediável necessidade de monitorar um servidor. Já falamos aqui no blog sobre usar serviços de monitoramento (existem dezenas deles). A maioria oferece serviço de alertas via SMS - desde que você compre créditos para isso. Todos possuem alertas via e-mail e relatórios mensais, sendo que alguns apresentam planos mais complexos - com monitoramento de banco de dados, e-mail, etc. Pelo amor a Papai do Céu, não use um e-mail do seu servidor para contato/alerta. Se seu servidor der problema, o alerta não vai chegar, né?

Deu tilt no server?

Quando a questão pode ser o seu próprio servidor, você pode ter sorte ou azar. Recentemente, me disseram que tem gente que desinstala o próprio apache. Então, é descobrir onde está o problema e resolvê-lo. Mas se foi você mesmo que o causou, chame alguém experiente para corrigir a besteira. Pense praticamente, veja o tempo que vai durar o problema e as medidas que serão necessárias. Um amigo teve semana passada de carregar todos os servidores para outro data center. Tenha em mãos sempre uma segunda alternativa, um buraco para onde correr em caso de tempestade e abrigar os seus clientes. Tá certo que não seria sua culpa se o perturbado lá da Coréia do Norte mirasse uma bomba bem no seu data center, não é mesmo? Porém, vamos adotar aquela postura que todo cliente adota - o quéco ("O que é que eu tenho com isso?"). Nessas horas, você, pessoa inteligente e culta que lê o BDH regularmente, sabe que tem de ter um backup em algum lugar. É um custo extra, não há como negar, mas é também uma paz de espírito estar precavido.

Pane no sistema, alguém me desconfigurou!

Este, caros amigos, é o meu caso. Meu marido me chamava de update freak. Eu sou louca por novidades, assim que sai um beta, um RC lá estou eu! Mas, hoje, estou sob controle, sem síndrome de abstinência. Então, tive uma recaída? Não. Vejam que instalei o whmcs depois de lançada a versão final. Meu erro foi (e aprendam com ele) não verificar a compatibilidade dos módulos de pagamento com o novo sistema. Mas Murphy é amigo íntimo meu e se algo tem de dar errado, vai dar. O layout que tinha o whmcs como base, também foi pro beleléu, pois eu puxava vários dados direto do banco de dados - que sofreu grandes alterações na nova versão. Então, antes de fazer qualquer upgrade (para outra versão) ou update (melhorias da versão atual), verifique a retro-compatibilidade: se módulos/plugins/extensões irão funcionar com a nova versão. Para isso, entre em contato com o desenvolvedor dos programas e dos extras. Backup, backup, sempre tenha um backup. Eu também já ouvi por aí "se tudo deu certo, é porque algo está errado". Então, após as alterações continue de olho aberto para surpresas.

Onde está Wally?

Por várias vezes, já parei no hospital ou fiquei de cama e o blog ficou às moscas. Eu deveria ter dado ao um amigo um login para esses casos. Na verdade, este post foi uma idéia do Álvaro. No e-mail, dizia:

Sugiro que o blog faça a seguinte pergunta aos leitores: - e se você morrer ou ficar doente? A pergunta é interessante, haja visto que muitos hosts são eupresa.

Prefiro não contemplar a minha mortalidade agora. Entretanto, o Álvaro tem razão. E se você ficar impossibilitado de usar um computador temporariamente? Se houver um acidente e você for pro hospital? E se sua cidade for inundada? É bom ter alguém de confiança que possa pelo menos administrar seus clientes por um breve espaço de tempo. Ou pode ser o momento de você contratar um funcionário se já tiver dinheiro suficiente para isso. Só não vale deixar seus clientes na mão.

Tenha sempre um plano B

Para cada item de sua empresa, pense se ele é à prova de falhas. Você vai ver que nada é. Então, trate de arrumar um jeito de deixar tudo funcional para evitar surpresas. Em tempo: estou planejando umas férias e estou a procura de colunistas com experiência em servidores/hospedagem. Quem se habilita?

https://netmundocom.br/ - Soluções Web

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?