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Você abre seu e-mail e lá está uma solicitação de cancelamento de conta ou algo igualmente importante. Você tem 100% de certeza de que é mesmo o seu cliente que está solicitando isso?  Esta questão é muito interessante e foi levantada em nosso fórum.

 

Bem, certeza absoluta é impossível. Porque qualquer cidadão com posse de alguns dados seus pode fazer o que bem entender na sua conta. Eu tenho todos os dados da minha irmã: CPF, RG, data de nascimento, números de cartão, etc. Quando ela precisa comprar algo pela internet ou cancelar algum serviço pelo telefone, advinha quem faz? Eu. O atendente não tem como ver que eu sou 20 anos mais nova e fisicamente diferente. É obrigado apenas a confirmar dados. Para evitar erros e fraudes, algumas soluções foram propostas:

Telefonar para o cliente

Apesar de terem mencionado que fazer isso é amadorismo por ser impossível reconhecer a voz, eu discordo em partes. Reconhecer voz é impossível para quem tem centenas de clientes ou quem nunca ouviu a voz deles antes. Porém, serve como uma confirmação de solicitação mais séria, como cancelamento. Para vocês verem como não é tão incomum, eu solicitei cancelamento de serviços com duas empresas do Sul do país e ambas me ligaram confirmando o pedido.

Confirmação de dados

Isso é o mínimo a se fazer. Em geral, pede-se CPF, nome do domínio e/ou telefone. Mas tudo vai depender do que você tem no seu banco de dados. Não adianta pedir para escanear a última  fatura do cartão de crédito porque isso vira um transtorno para o cliente - que pode ficar irritado com tanta burocracia.

Autenticação via helpdesk/gerenciador

Como foi dito no post, parece a melhor alternativa, pois assume-se que o cliente só passa estes dados de login para pessoas de confiança. A vantagem é que este método fornece uma prova da solicitação: data, ip, localização e outros dados do emissor.

 

Enfim, é preciso ter cuidado com solicitações vindas de e-mail que não constam no seu banco de dados e até mesmo com estas, já que é possível fazer-se passar por outros. Atenção dobrada para os clientes importantes, pois a concorrência pode querer fazer graçinhas.

 

E você, como faz essa verificação de autenticidade?

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.


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Nosso cliente pode solicitar o cancelamento via Painel de Controle, via HelpDesk ou através de nosso 0800. Após a solicitação, quando não sabemos quem é a pessoa (caso não seja nenhum dos contatos) pedimos um FAX com a assinatura do responsavel. Mesmo apos o recebimento do FAX ou quando é solicitado pelo proprio responsavel, entramos em contato para confirmar o cancelamento e confirmamos alguns dos dados de nosso cadastro.

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Mas você tem uma assinatura dele em banco de dados para validar? Eu desde o tempo de colégio sei assinar igual a minha mãe.

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Angel, O Crime de falsidade ideológica é figura tipificada no artigo 299 do Código Penal Brasileiro. kkkk Meu irmão mais novo na época que trabalhavamos no comércio do meu pai preenchia os cheques dos fornecedores com a assinatura de minha mãe. Quase perfeito!

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EU SABIA que vc ia falar!!! kkkkk Então, teu irmão me faz companhia na prisão!

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Olá, só aceitamos pedidos de cancelamentos ou de novos produtos/serviços quando o e-mail do remetente é o mesmo e-mail do cadastro, ou quando o pedido é realizado através de ticket (que necessita autenticação no whmcs). Ainda assim sempre suspendemos a conta antes de cancelar, e efetivamos a removação da conta 48hs após o pedido. Abraço Eder

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Eder, Eu já fiz melhor deixei a conta suspensa por 30 dias e depois o cliente voltou atrás. kkk

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kkkk Você agora é advinha é? Mãe Angel do Portal do Host kkk

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Putz!!! Ai é sacanagem... mas realmente pode acontecer... Abraço

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