Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado
  • Administração

Muitos de vocês, além de hospedar site, também os desenvolve. E sempre que meu Windows é formatado (coisa de uma vez ao mês, rs), minha primeira instalação é meu servidor web local. Faço isso para poder testar scripts e outros recursos de servidor. Não há quem aguente ficar enviando arquivo via ftp a cada alteração. E uma vantagem de ter seu servidorzinho local é poder simular o mesmo ambiente do seu servidor online. Então, vamos lá! PS: Alguns de vocês podem me dizer que existem combos prontos para uso como o XAMPP, PHPTriad e outros. O objetivo aqui é fazer o passo-a-passo para você entender como as coisas funcionam. Testado e instalado em Windows XP com SP3.

Apache

Vamos instalar a versão mais recente de todos os softwares, por isso o link vai ser para a seção de downloads de arquivos binários do Apache. Procure a versão mais recente no formato: apache_x.x.xx-win32-x86-no_ssl.msi, onde x.x.xx indica a versão. Baixe e execute o arquivo.

Instalando

Testando a instalação

Pronto. Apache instalado. Você vai notar ao lado do seu relógio um ícone . Se ele estiver verde, é sinal de que tudo correu bem (se houver um ponto vermelho, houve algum problema). Agora teste sua instalação, acesse: http://localhost. Deve aparecer uma tela simples com a frase "It works!" (Funciona!).

Configurações

Seu apache está pronto. Mas algumas funções que a maioria dos programas usa não está disponível. Vamos configurar algumas coisas:

• Vá para a pasta onde o apache foi instalado (o padrão é Arquivos de programasApache Software FoundationApache2.2) e abra a pasta CONF;
  • Abra o arquivo HTTPD.CONF com o bloco de notas (clique com o botão direito do mouse e escolha abrir com... e depois escolha 0 bloco de notas);
  • O apache carrega vários módulos ao iniciar. Ele vem com alguns módulos carregados automáticamente por padrão. Para habilitar um módulo basta "descomentar" (remover o # na frente da linha). Então descomente:
    • LoadModule rewrite_module modules/mod_rewrite.so (Possibilita o uso de URLs amigáveis);
  • Por padrão, o servidor procura sua raiz de documentos (os sites, por assim dizer) na pasta Arquivos de programas/Apache Software Foundation/Apache2.2/htdocs. Mas eu gosto de apontar para outro lugar (meu HD é particionado), de modo que independente de apache, meus sites locais fiquem sempre acessíveis. Você pode criar uma pasta dentro de meus documentos ou apontar para qualquer lugar que desejar:
    • Procure por: DocumentRoot "C:/Arquivos de programas/Apache Software Foundation/Apache2.2/htdocs"
    • Troque pelo caminho da pasta que desejar. Mas lembre de usar caminhos inteiros e não atalhos: em vez de Meus documentos/www, use C:/Documents....
    • Agora, troque também mais embaixo onde tem <Directory "D:/Arquivos de programas/Apache Software Foundation/Apache2.2/htdocs">. Onde tem o caminho antigo, coloque o novo, como fez na linha acima.
    • Salve e feche o arquivo.
    • NÃO ESQUEÇA DE USAR BARRAS NORMAIS (/) E NÃO INVERTIDAS ().
  • Recomendo descomentar a linha Include conf/extra/httpd-autoindex.conf, para poder ter uma visão mais detalhada do índice de arquivos.
  • Clique duas vezes no ícone do apache e clique em restart para reiniciar o servidor;
  • O apache reiniciará e ícone voltará a ficar verde, se correr tudo certo.
  • Se você alterou a localização da pasta de documentos do apache:
    • Você pode baixar este arquivo e colocar na pasta criada para ver se a instalação funcionou.

Nós voltaremos a fazer configurações no apache quando instalarmos o php e o phpmyadmin. Amanhã, instalaremos o php. Dúvidas? Postem os comentários. Atualização: Para permitir o uso de arquivos .htaccess, procure por: Options FollowSymLinks AllowOverride None Order deny,allow Deny from all Altere a linha AllowOverride None para AllowOverride ALL

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.

Postado

Legal muito legal :D

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?