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A ética no meio da hospedagem


AngelCosta
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Não creio que o problema do Brasil seja os brasileiros, você falou muita coisa inteligente no seu post mas no final você estragou todo ele! Poderia colocar varios exemplos que o problema do Brasil é os brasileiros mas prefiro deixar você refletir sobre esta frase.

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  • Team

Ultimamente, eu tenho recebido muitos e-mails com relação a práticas pouco éticas de empresas de hospedagem. Para citar a mais recente: uma empresa está enviando newsletters avisando que os destinatários o seguinte:

Informamos que sua última fatura já está disponível online em
seu painel de usuário e também foi enviada para você por e-mail.

E onde está o problema, você pergunta? Onde já se viu enviar cobranças no formato de newsletters, que normalmente, servem para comunicar novidades e atualizações? O e-mail não traz sequer o valor supostamente devido. É necessário que a pessoa visite o site para ver do que se trata.

E nós sabemos como phishing scams funcionam. Tem sempre os inocentes que caem. E ao contrário do que muitos de vocês pensam, não se trata da Host do Brasil. Mas com o exemplo que ela tem dado, de que enrolar o cliente aparentemente dá certo, muitos tem seguido o exemplo.

Manchando a honra com caracteres

E por falar em ética e concorrência, um assunto que me deixa indignada é que algumas pessoas perdem tempo tentando manchar a reputação dos outros. Os lugares mais frequentes são fóruns e sites de avaliação. A concorrência vê que alguém pergunta ou solicita referência sobre algum serviço e expões informações falsas para denegrir a imagem do adversário.

Hosts Clones

Cópia de site é um assunto recorrente neste blog, mas será a última vez que abordo o tópico. Muitos de meus amigos – e eu mesma – já fomos vítimas disto. A situação é pior quando não só o layout, mas a estrutura de navegação, scripts, planos, serviços, enfim, tudo é clonado. Quando um cliente dá de cara com um site igual ao seu, ele se pergunta “quem copiou de quem?”

Ataques

Não falo de ataques verbais, pois estes já foram mencionados acima. Mas ataques a servidores. Sei de casos que foram encomendados especificamente para prejudicar alguém. Não vejo muito futuro nisso, pois a não ser que você fique na saída da porta 80, ninguém garante que os clientes frustrados vão sair correndo para os braços do seu servidor.

Propaganda enganosa

Já falei aqui no blog também que eu acho abominável anunciar um preço no adwords/banner e ao chegar no site verificar outro. É a tal do preço anual dividido por 12. Se o plano mensal é 12 reais, eles anunciam que é 10 reais, desde que pago anualmente (10x12 = 120) e para ter isso tem que pagar os 120 anual de uma bolada só em vez de 144. Se o cliente pudesse mesmo pagar 144 reais, ele ia sair clicando em anúncio de 10 reais??

Falta de conhecimento

Sim, não saber que merda você está fazendo é anti-ético. Já pensou a curtição que é chegar para operar da vesícula e saber que seu médico não passou do 3° ano? Não se comprometa com algo que não pode cumprir. O mínimo que você deve fazer ao se meter com hospedagem é se informar bastante, pois seus clientes não devem pagar por isso. Creio que os problemas acima são só alguns dentre os principais problemas de ética da Internet. O pior? Ocorre MUITO mais no Brasil para nossa vergonha. Não vejo isso com tanta frequência lá fora (com exceção da propaganda enganosa). É uma vergonha que ainda percamos tempo com estas infantilidades em vez de estarmos batalhando para ganhar nossa fatia do mercado. Fecho citando minha frase desta semana no msn:

O problema do Brasil é quando o brasileiro quer levar vantagem de qualquer jeito.

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O problema do brasil são alguns brasileiros - Acho que ficaria melhor! Em relação a essa empresa na verdade ela envia uma "newsletter" mesmo para que não é cliente! Exemplo sou cadastrado na newsletter de uma parceira da rjhost e recebi essa mensagem... título: Sua Fatura Online e por email ( Hospedagem de sites - confirmacao@rjhost.com.br ). A cara de pau é tão grande: == ATENÇÃO NÃO RESPONDA A ESTE E-MAIL == Informamos que sua última fatura já está disponível online em seu painel de usuário e também foi enviada para você por e-mail. No final vem: "A RJHost respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede. Também não vende ou distribui seus contatos cadastrados a terceiros. Esperamos que tenha apreciado esta mensagem com informativos e promoções. Caso não deseje receber, responda este e-mail com a palavra "REMOVER" no corpo da mensagem." Muita safadeza!

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Agora me digam, qual é o objetivo disto? Se for marketing para mim é marketing negativo. Podia rolar uns processos em cima da empresa para deixar de ser mais esperta malandra. Muita sacanagem.

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@Nero Sued, Na minha opinião isso não deve ser chamado de marketing, muito menos negativo ou positivo. Isso tem outro nome. E estas empresas estudam bem o que estão fazendo para não dar margem a processos, como faz a Host do Brasil ao afirmar que suas táticas são legítimas, tanto que tem um setor jurídico para isso.
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@Angélica Costa, Será que eles querem fazer com que as pessoas que receberam o e-mail paguem por um serviço que não contratou/não foi prestado pela empresa? Não entendo, isso suja o nome da empresa. Sacanagem. Então eu uso a sua frase: "O problema do Brasil é quando o brasileiro quer levar vantagem de qualquer jeito."
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