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A ansiedade do crescimento!


AngelCosta
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C r e s c e r ?




Não há momento ou situação mais oportuna para que possamos falar sobre a ansiedade no mercado de webhosting.

Enquanto aguardamos a segunda parte da entrevista com o Filipe Mendes CEO da Hostdime Brasil sair do forno, vamos abordar um assunto totalmente apropriado para tal, mas não diretamente relacionado.

Eu, ansioso? Quem disse? Quem...? Quem?!


Diariamente a ansiedade nos apronta peças, mas nos abate de forma abrúpta principalmente quando lidamos com situações em que fazemos um investimento alto em marketing direto e o retorno tende a vir em um médio/longo prazo (entende-se médio/longo prazos no mercado de webhosting de 6 meses em diante).

Vale-se lembrar que as palavras "alto investimento" são maleáveis de acordo com o significado do que é um "alto investimento" para você. R$ 500,00 pode ser um alto investimento para uns, enquanto algo insignificante para outros... Vamos continuar.

Um dos principais problemas dos microempresários do mercado é a loucura pelo crescimento. Devemos ser otimistas até mesmo nas situações em que tudo nos faz pensar de forma negativa. Imagine que você possui hoje uma cartela de 20 clientes. Se, num período de 3 meses você conquistou 10 novos clientes, você teve um crescimento total de 50% neste período, o que de forma progressiva fará você superar o crescimento da sua empresa em mais de 100% ao ano!

Baseie-se nos processos!


É claro que os maiores hostings são pontos focais aos pequenos hospedeiros, mas vamos parar um pouco e pensar: "Como eles chegaram àquele tamanho?". Se a Locaweb está com um crescimento anual de 30%, não obrigatoriamente você, por ser pequeno, terá que crescer 300% ao ano para que possa um dia sonhar em superá-la.

O que devemos fazer é definir prioridades e percentuais prioritários, por exemplo:

Nas grandes empresas, antes de entrar em um novo ano, todos os executivos das áreas se reunem e traçam as METAS PARA O PRÓXIMO ANO. Todas estas metas tendem a ser cumpridas, respeitando prazos, investimentos e situações, porém você tem uma vantagem: não ser tão burocrático.

O planejamento é extremamente necessário para que seus projetos tenham uma fluência natural e não deixe você ansioso(a) demais em busca crescente de resultados.

Como planejar o crescimento?


Pare! Reflita! Sonhe! Escreva!

Pronto, o caminho está feito para um excelente planejamento estratégico. Não há segredo, apenas reserve um tempo de seu dia para fazer os projetos de crescimento, reflita sobre onde você e sua empresa querem chegar, sonhe com o método de chegar até lá e coloque no papel tudo o que você acabou de pensar.

A principal regra para fazer um planejamento estratégico para o crescimento da sua empresa é ter o "feeling" das necessidades do seu cliente. Geralmente o seu próprio cliente te dá indicativos de quais são as necessidades que ele possui.

Por exemplo: você sabe que pelo menos 25% dos seus clientes são infectados por vírus. Faça então uma parceria com alguma empresa que tem este tipo de solução e as ofereça como forma de serviço aos seus clientes (suporte técnico, instalação remota, etc).

Como não ter ansiedade por conta dos resultados?


É simples, acredite que eles virão e lute para que eles realmente venham! Você teve capacidade de abrir a sua empresa de hospedagem (ou não tem empresa, é um profissional liberal, não tem problema), ou seja, teve a coragem de entrar num mercado altamente competitivo, pois você visualizava um meio de crescer e prosperar.

A ansiedade chega quando sua mente está aberta demais para se preocupar com outras coisas. Ocupe-se em conquistar os seus objetivos e não apenas em esperar que as coisas aconteçam. Esta é uma lição válida para toda a vida, não apenas nos negócios...

Um rápido resumo.


Vimos hoje que não é necessário você ter milhões de reais para investir no crescimento da sua empresa, basta apenas saber investir o pouco que tem com muita criatividade.

Também visualizamos que o crescimento não precisa ser astronômico, cada passo a sua vez.

Os processos devem estar presentes na sua empresa, por menor que seja. Claro, alguns podem ser quebrados pensando no bem-estar do seu cliente, mas sempre siga um procedimento, você ficará mais organizado.

O planejamento estratégico baseia-se apenas nos seus anseios, onde quer chegar, como vai chegar e o que acontecerá quando chegar.

E uma dica: Não vá ficar ansioso de responder os tickets em aberto em seu sistema de suporte para planejar a sua empresa ;-)

É isso aí, por hoje é só! :-)
Aguardem, a segunda parte da entrevista como Filipe já está saindo do forno!
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Olá Luana, tudo bem? Muito obrigado pela visita. Como todos sabemos, o primeiro passo deve ser dado para que tenhamos sucesso, tanto nos negócios, quanto na vida pessoal. Espero que veja novamente seus comentários aqui no blog. Novamente, obrigado!

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Muito bom seu post como todos os outros do seu blog. Mais interessante ainda para quem tá começando no mercado de hosting ou web. Em breve estarei com o meu blog no ar comentando assuntos interessantes (de programação a futebol) e espero seus comentários enriquecendo ainda mais o conteúdo da web. Abraços.

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Olá Fernando!! Muito obrigado pelo seu comentário, fico imensamente feliz em saber que tem acompanhado o blog e tem gostado das postagens. Se tiver alguma sugestão de pauta, pode enviar-me por e-mail: carlos@zamorablog.com, terei o maior prazer em manter contato contigo. Espero seu blog no ar para que possa linká-lo aqui! :-) Abraços.

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