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Estive semana passada notificando outros hosts da existência deste blog. Ou fazendo spam, como preferirem, rsrs. Peguei o diretório DMOZ e fui, um a um, visitando os sites e usando o formulário de contato. Achava que ia ser mais cansativo, mas o meu problema foi outro: achar o formulário de contato. Na minha "aventura", o termo contato era quase sempre substituído por outros. Na minha concepção, há diferença entre atendimento, contato e suporte:

Atendimento

Quando eu solicito um meio de atendimento, como o da Abril, por exemplo, espero falar com alguém imediatamente - ou, pelo menos, entrar na fila para isso. Normalmente, nos sites, atendimento refere-se ao chat online com um atendente. O setor de atendimento pode atender tanto clientes como visitantes. No meu site, atendimento é um termo usado para chat somente.

Suporte

Eu não consigo ver suporte como um lugar para atender não-clientes. Support, em inglês, quer dizer apoiar, como em apoio técnico. Deveria ser um lugar onde clientes devem achar recursos para solucionar problemas ou meios de contato para isso. Na minha página de suporte, há todos os meios que o cliente pode usar para solicitar ajuda (e-mails, telefones, ajuda on-line - ou base de conhecimento -, fórum, etc).

Contato

O velho e bom formulário de contato. Deve constar um link para ele bem visível na sua página. Eu uso na barra principal de navegação, sempre como último link, tipo: *Home, *Hospedagem, *Contato. Outro ponto a se observar é que deve haver um formulário na página, e não somente listar e-mails. De preferência, que o formulário não gere um maldito ticket. Isso é enjoado demais. Quando eu uso um formulário de contato, posso estar querendo apenas dizer que tem um link quebrando, ou tal informação está incorreta. Não quero ficar recebendo aquele monte de e-mais gerados por helpdesk. Se fosse uma solicitação, eu haveria usado o helpdesk. Resumindo, eu convido todos vocês a darem uma olhada e confirmarem o funcionamento de seus formulários de contato. Uma boa parte dos que testei dava erros. Não solicitem muita coisa dos seus visitantes. Teve formulário que parecia uma pesquisa (e com campos obrigatórios), quando, na maioria dos casos, nome, e-mail e mensagem basta. Pronto, esta foi a minha bronca da semana!

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.


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É... As pessoas aproveitam os formulários de contato para criar um belo banco de dados para envio posterior de e-mails promocionais - nem sempre com o mesmo contexto de onde a pessoa enviou os dados. Sem contar que, em muitos casos, o atendimento via Chat diz que o atendimento está ONLINE e quando você o acessa, informa que: "Nenhum operador está disponível, deixe uma mensagem..." Mais uma excelente postagem, sem dúvida!

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@Carlos Zamora, Exato. Eu continuo recebendo e-mails por causa dos formulários de contato...

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Quero que vcs visitem meu site e faça um teste pra assinatura, acho otimo mais complexo abraços a qual site da dona do blog

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