Jump to content

Registrar ou não domínios nacionais para clientes?


Recommended Posts

  • Admin

Quem está há mais de 2 anos com sua empresa de hospedagem no mercado lembra do tempo em que domínios .com.br eram restritos a pessoas jurídicas, ou seja, apenas com CNPJ era possível ter meusite.com.br. Mas, por questões óbvias, a limitação foi removida e uma das extensões mais usadas no mercado nacional agora é acessível a qualquer pessoa portadora de CPF.

Modelo .com e modelo .com.br

Não sei se isso acontece somente comigo, pois acho a questão dos domínios nacionais extremamente confusa legalmente - pelo menos para provedores de hospedagem como nós. Vocês entenderão melhor minha posição ao comparar o modelo de registro nacional ao internacional (mais precisamente o .com). Como os domínios .com podem ser registrados em várias entidades (Go Daddy, Directi, etc), o seu endereço fica atrelado a ela, mas em SEU nome. E você é livre para alterar seus dados, mover e transferir sua conta.

 

Já no Registro.br, qualquer alteração de titularidade é cercada de burocracia e envios de correpondência - sim, eu sei que isto é para maior segurança. Não esqueçamos que ela é o único órgão no qual podemos registrar algum domínio brasileiro.

Sob os aspectos legais

Não creio que seja necessário falar dos aspectos jurídicos de registrar domínios para outra pessoa. E certamente não vejo motivo para fazer isso hoje. Outro dia um cliente apareceu perguntando no meu atendimento online se eu registrava domínio .com.br e liberava o mesmo na hora.

 

Bem, quem libera sempre é o Registro.br, intermediar não agiliza nem atrasa (fora questões financeiras e de tempo) em nadao processo.

 

Assim que tiver um tempo, eu vou colocar um artigo na minha base de conhecimento sobre como cada cliente pode registrar seu próprio domínio. Acho que já passou do tempo em que valia a pena intermediar este registro.

Outras considerações

Claro que vejo vantagens para algumas pessoas como webdesigners e agências, pois é um jeito de atrair o cliente, criar promoções, etc. Talvez, cláusulas em um contrato bem amarrado e sólido possam assegurar a ambas as partes as responsabilidades e direitos devidos, mas - no meu caso -  acho que não compensa a dor de cabeça que isso pode gerar.

 

Alguém aí ainda registra domínios .com.br para clientes?

Link to post
Share on other sites
  • Replies 0
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Popular Days

Top Posters In This Topic

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.


Chat

Chat

    You don't have permission to chat.
    ×
    ×
    • Create New...