Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Facilitando a comunicação entre suporte e cliente


Posts Recomendados

  • Administração

Se tem uma coisa que pode atrapalhar a comunicação entre o cliente e o setor de suporte é o uso de termos técnicos demais ou a simplificação de problemas mais complexos.

 

Por exemplo, um cliente leigo está com problemas de URLs amigáveis porque não tem noção de que é preciso ter um arquivo .htaccess na raiz do site. Se você responde simplesmente que ele tem que "verificar as regras do mod_rewrite no .htaccess", isso gerará uma série de tickets em seguida até que o problema seja resolvido.

 

É preciso saber exatamente o nível do seu cliente para poder falar numa linguagem que ele possa entender.

 

Felizmente, há uma solução muito simples, que pode ser empregada em qualquer plataforma. Pergunte ao cliente o nível de conhecimento dele no assunto. Vi isso pela primeira (e única) vez no setor de suporte da Sucuri e achei fantástico.

 

 

No caso deles, há 4 níveis de conhecimento:

  • Não sou técnico. Por favor faça para mim;
  • Estou aprendendo. Por favor, explique tudo com cuidado;
  • Tenho um bom conhecimento técnico.
  • Eu provavelmente sei mais do que vocês.

Isto é o suficiente para cortar alguns tickets pela metade. No caso do nosso exemplo acima, o cliente teria marcado a primeira opção, solicitando que o suporte faça a alteração para ele.

No WHMCS

Para quem usa o WHMCS, basta adicionar um campo personalizado em cada departamento de suporte com o nome nível de conhecimento para fazer esta filtragem.

https://netmundocom.br/ - Soluções Web

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima dica, mesmo porque a dúvida que parece óbvia para você, pode não parecer para seu cliente que está iniciando. Ele ficará feliz em aprender e a chance dele fidelizar com sua empresa é maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também notei em algumas empresas que contratei vps estas opções, achei fantástico porém a um cuidado a se tomar, não significa que implantar este método vá realmente lhe ajudar ( como cliente ). Muitas empresas apenas "copiam na cara de pau" outras maiores e melhores, passando assim uma boa impressão, seja no layout da página cheia de efeitos e bonitesas como na decoração e firulas na central do cliente, eu pelo menos sempre prezei mais um suporte de qualidade, onde passam clareza nas respostas e boa didática, onde fica claro o conhecimento avançado e atenção total ao cliente do que a milhares de opções que parecem facilitar sua vida. Acredito que para qualquer empresa, primeiro deve-se ter conhecimentos sólidos sobre seu produto, tanto o administrador quanto seus apoios do suporte, assim o cliente nunca vai ficar na mão nem com dúvidas e mesmo o serviço não sendo o mais perfeito vai permanecer apenas pela atenção da empresa e suporte qualificado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?