Jump to content

Sign in to follow this  
AngelCosta

Blog de status: para que serve e por que você precisa de um?

Recommended Posts

Provavelmente você tem um blog em seu site. Talvez nele você compartilhe dicas, novidades, recursos novos, etc. Mas você tem um blog de status? E não falo daquele item no WHMCS [Link do PDH] que mostra o status do servidor. Um blog de status traz informações sobre os seus servidores, rede, sistemas em geral. É útil na hora de avisar sobre problemas e manutenções que você eventualmente faça.

 

Um exemplo disso é o blog de status da HostGator Brasil (o da Locaweb não conta pois não lista os problemas, apenas as condições da rede).

 

Qual sistema escolher?

A ideia principal é que o blog esteja disponível mesmo durante quedas ou problemas na sua rede, então sugerimos usar um sistema estável para isso. As melhores opções gratuitas são Tumblr, Wordpress e Blogger.

 

O Twitter e Facebook até poderiam fazer as vezes de blog de status, entretanto o Twitter tem a conhecida restrição aos 140 caracteres e o destaque ou rastreamento de um problema pode ser complicado em uma timeline cheia de mensagens. O Facebook esbarra na questão do login, já que nem todos possuem uma conta para acessar o seu perfil. Outro quesito contra as redes sociais neste aspecto é a restrição em algumas redes corporativas a sites desta natureza.

Mapeamento de domínios

Os serviços citados oferecem mapeamento de domínios, ou seja, você pode apontar algo como status.seuhost.com.br para lá em vez do login.tumblr.com. No tutorial de sábado vamos mostrar como fazer isso para todos os serviços.

Estrutura

Lembre de postar os problemas e as soluções também. A HG faz um post sobre o problema, depois atualiza o mesmo editando as informações da resolução. Você pode fazer igual ou simplesmente abrir posts informando o progresso.

Divulgação

Não adianta ter o serviço e seus clientes ainda ficarem no escuro sem saber a real situação. Adicione o link para o blog ao fim dos tickets e divulgue na sua página principal.

 

PS: eu tenho um blog pessoal desde 2006 no blog.com, o serviço é bom, estável, mas existem propagandas no blog - elas podem ser removidas pagando uma taxa. Para poder editar o css, também existe uma taxa. Eu acho interessante pela personalização do domínio (empresa.blog.com). Como eu me registrei bem no começo (o sistema era outro), consegui meu nome no endereço.

 

Dica rápida, mas útil, especialmente se você não tem blog,

Share this post


Link to post
Share on other sites

Guest
Muito bom! Vou fazer o meu, pois realmente é necessário manter o povo informado do que está acontecendo. Grande abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
Há também atualmente a possibilidade de adquirir um domínio no Registro.BR com o DPN .blog.br É uma ótima opção se você mesmo hospedar o blog... ;-)

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
@sabaia:disqus , o blog.com é muito bom. No suporte (ou é um dos donos) parece ter um brasileiro. Não tem tantos recursos como o blogger ou wordpress.com, mas vale a pena checar.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.





×
×
  • Create New...