Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado
  • Administração

Pronto. Você a esta altura já deve ter um host montado ou pelo menos no papel. Possivelmente, já iniciou sua campanha de marketing ou quem sabe conseguiu o primeiro cliente (mesmo que seja o site da sua tia). O pior e o melhor vem agora. E não se engane, é muita responsabildade e dor de cabeça que vem por aí.

A parte ruim

Suporte

O suporte vai ser dor de cabeça garantida em alguns chamados. Telefonemas no meio da noite, perguntas que você não fazem lógica nenhuma, sem mencionar as que nada tem a ver com hospedagem. Esteja sempre preparado e responda com prontidão e cortesia. Não importa qual seja a pergunta. Sempre responda.

Inadimplência

Seus clientes vão lhe dar as mais variadas e originais desculpas para não terem pago alguma fatura. As mais comuns:

• Não recebi o e-mail - pode ser de fato um erro no servidor, mas nunca se sabe...
  • Não tenho os dados da conta para depósito - Apesar de você não ter mudado nunca o número da sua conta e ela vir bem detalhada no e-mail de cobrança...
  • A data do vencimento não é boa para mim - E o pior de tudo é que o cliente não solicita alteração da data.
  • Etc.

Não importa a desculpa, é bom você ir se acostumando a ouvir coisas absurdas. O importante é ter uma postura quanto a isso, pois você tem várias opções: ser flexível e cativar o cliente usando sua compreensão e empatia (mas isso não diminui a falta/atraso de pagamento) ou ser rígido, cobrar juros e suspender contas quando o dinheiro não chegar (o que pode assustar o cliente mas reduz a inadimplência). Mas tenha em mente que imprevistos podem acontecer com todo mundo, inclusive o seu cliente.

A concorrência

Ah, a concorrência... A sua concorrência, ou seja, todos aqueles que oferecem o mesmo serviço que você vão te prejudicar direta e indiretamente de várias maneiras: preços competitivos, melhor qualidade ou suporte, serviços diferenciados, dentre outros. Dizem que existem somente duas torcidas: a contra e a favor, mas eu normalmente participo da torcida neutra (em alguns casos). A torcida a favor -Você fica de olho no que a concorrência faz e se prepara para fazer tudo 2x melhor, mais barato e mais rápido do que eles. Dá muito mais trabalho e você tem que ficar se re-inventando a cada lançamento da concorrência. A torcida contra - Esse é a pior. Difamação, escândalos, descobrir pontos fracos e expô-los. Além de demonstrar falta de caráter, mostra o quanto as pessoas não sabem se controlar emocionalmente. Evite fazer acusações e passe longe de confusões. Mas defenda-se sempre que seu nome for chamado ao ringue. A torcida neutra - Você pode passar a vida inteira apenas vivendo no seu lindo mundinho de hospedagem e correr um sério risco de ficar obsoleto. Mas neutralidade não quer dizer nulidade. Significa apenas que você tem uma atitude pró-ativa em relação a concorrência. Se de repente a moda do ilimitado pegar, e você realmente achar que isso vai agregar valor aos seus serviços, excelente! É saber filtrar o que é necessário para a sua clientela e benéfico para seu negócio do ponto de vista financeiro. De que adianta roubar idéias da concorrência se isto vai levar você a falência?

A inexperiência

Acho que o ponto mais criticado deste nosso blog é que ele dá conhecimento básico (mas não todo o conhecimento necessário) para que pessoas sem muita experiência ingressem no mercado de hospedagem. Já cansei (cansei mesmo) de rebater os comentários, mas eu gosto de ensinar a pescar - o peixe eu vou sortear mais adiante. Ninguém nasce sabendo. Estes geekzinhos de nariz em pé não nasceram de nenhuma placa-mãe, muito menos tem roteador como pai. Todos aprendem enquanto se desenvolvem. É ridículo como se banaliza a falta de conhecimento dos outros - se estão aqui lendo, creio que seja para aprender (atitude muito louvável, a busca do conhecimento é coisa divina). Para exemplificar melhor a atitude destes PHDs em servidores, seria como um adulto falar mal de uma criança de 6 meses porque ela engatinha. É, porque supostamente eles já nasceram com dentes,  andando, programando e dando ping e tracert de dentro do útero. Não se deixe abater, ao surgir uma dificuldade busque fontes de conhecimento e aprenda para evitar que o mesmo erro volte a acontecer. Quanto a mim, eu não sei quase nada. De verdade, juro. O que eu sei vem de experiência e parcerias. Não tenho vergonha nenhuma em admitir isso.

A parte boa

Todo o resto é bom. Fechar parcerias, contratar o primeiro funcionário, alugar o primeiro servidor, tudo isto é recompensa do seu suado trabalho. O reconhecimento dos clientes é o mais importante. Outro dia, no msn, alguém chiou porque fui ver uma configuração de e-mail na empresa do cliente. E nem era um cliente que paga trocentos reais por mês. Não, hoje ele paga simbólicos R$ 9,90. Mas foi a primeira empresa grande que assinou comigo desde que voltei a este fim de mundo que chamo de lar. Naquela época ele me pagava muito bem por uma conta de hospedagem de 100mb. Meu ponto é que ele me indicou para outras empresas grandes e, com isso, me forçou a crescer (antes eu cuidava apenas no site dele) a aprender mais, porque as demandas dos outros eram diferentes. Tive que meter a cara e aprender muito do que sei hoje e divido aqui com vocês. Mas na cabeça de vocês deve estar o dinheiro. Sim, o dinheiro é bom, mas o cliente deve ser a sua prioridade, como já disseram aqui é a razão da sua existência. A ironia disso tudo é que meu host está ficando às moscas por causa do blog, rs. Mas desejo sucesso a todos! Bom hosting.

'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?