bdlc Posted June 7, 2018 Share Posted June 7, 2018 Pessoal, Hoje nos deparamos em log de vários servidores nossos uma pré-checagem de dados roubados para contas de e-mail. O processo é simples, consiste em um envio de uma mensagem, autenticada na conta do usuário com os dados roubados (99,99% com uso de senha fraca), contendo todos os dados roubados no campo assunto da mensagem, vejam: 2018-06-07 09:13:29 1fQtnE-002tPX-EW <= renata@vivXXXXsil.com.br H=([127.0.0.1]) [109.225.191.137]:52028 P=esmtpsa X=TLSv1:ECDHE-RSA-AES256-SHA:256 CV=no A=dovecot_plain:renata@viXXXXsil.com.br S=756 id=FDF44BDA.4641878@viXXXXsil.com.br T="mail.viXXXXsil.com.br:587:renata@viXXXXsil.com.br:flora123:renata@viXXXXas" for mail38@rexstartnow.com Em nosso caso, todos os envios foram destinados ao e-mail mail38@rexstartnow.com. Eu recomendo que todos verifiquem os seus servidores e antecipem a qualquer problema de envio de SPAM, o que pode causar o bloqueio do seu IP em listas negras. Por aqui somente encontramos o teste dos dados de acessos em dezenas de contas, sem nenhum envio de SPAM ainda. Para fazer uma pesquisa em seus logs, utilize o comando abaixo: grep rexstartnow.com /var/log/exim_mainlog | grep "T=\"mail\." Espero ter ajudado! Abraço, Bruno. 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Administration NullRoute Posted June 7, 2018 Administration Share Posted June 7, 2018 Tive esse problema em 3 servidores de clientes os quais foram enviados para mail38@rexstartnow.com e mail39@rexstartnow.com Bom saber que não fui o único rs.... 0 Quote Eu sou a existência que vocês chamam de "mundo". Ou talvez "universo", ou talvez "Deus", ou talvez "verdade", ou talvez "tudo", ou talvez "um". Link to comment Share on other sites More sharing options...
bdlc Posted June 7, 2018 Author Share Posted June 7, 2018 Owsbr, Pela quantidade de registros que levantamos aqui, acredito que o esse ataque tenha atingido muitos servidores por aí. Infelizmente a maioria dos administradores não irá perceber antes do início do envio de SPAM. Abraço, Bruno. 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Administration NullRoute Posted June 7, 2018 Administration Share Posted June 7, 2018 1 minuto atrás, bdlc disse: Owsbr, Pela quantidade de registros que levantamos aqui, acredito que o esse ataque tenha atingido muitos servidores por aí. Infelizmente a maioria dos administradores não irá perceber antes do início do envio de SPAM. Abraço, Bruno. Pois é...Eu quanto o monitoramento bateu 30 e-mails na fila de e-mail já fui checar o que havia de errado rs... Um dos problemas é que foi uma botnet BR ...Não veio da Russia, China, etc... foi algo nacional...com isso meu firewall não pegou =/ Mas o bom é ficar de olho rs..Acho que pode/deve vir algo pior por ai. 0 Quote Eu sou a existência que vocês chamam de "mundo". Ou talvez "universo", ou talvez "Deus", ou talvez "verdade", ou talvez "tudo", ou talvez "um". Link to comment Share on other sites More sharing options...
ABREU Posted June 8, 2018 Share Posted June 8, 2018 Tenho observado que nosso AntiSpam Cloud Security tem bloqueado todos estes e-mails antes de chegar ao servidor de email, nossa equipe faz uma analise minuciosa para prevença de ataques deste tipo. É sabido que isso não assegura 100% de proteção contra todas as ameaças – que a cada dia estão se tornando mais difíceis de detectar e solucionar – mas a definição das expectativas da Organização, com relação ao comportamento e os procedimentos necessários no manuseio de seus bens e ativos, deverá estar mais do que nunca enraizados na cultura da empresa ( treinamentos aos usuários, palestras etc ), pois a segurança não é só uma questão técnica, mas sim de política e educação corporativa. 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
patrickheinz Posted June 15, 2018 Share Posted June 15, 2018 Sugiro um oneliner diferente para vc identificar quem está enviando tais mensagens: grep rexstartnow.com /var/log/exim_mainlog | grep "A=dovecot_plain" | awk -Fdovecot_plain '{ print $2 }' | awk '{ print $1 }' | sed 's/^\://g' | sort | uniq -c | sort -g O retorno será a lista de emails que autenticaram tais mensagens no Exim ordenadas pela quantidade de mensagens enviadas por cada conta. 0 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts