Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Desativar networkmanager no centos 7 interrompe conectividade


Paula

Posts Recomendados

Olá,

Como requisito para instalar o cPanel, é necessário desativar o NetworkManager, como devem saber.

Ocorre que, está acontecendo comigo uma coisa bizarra: eu desativo e perco na hora a conectividade do servidor (e sim, claro que o network.service foi ativado no lugar).

Todas as instruções do cPanel estão sendo seguidas à risca:

https://documentation.cpanel.net/display/CKB/How+to+Disable+Network+Manager

Mas não adianta.

Enfim, se reativo o NetworkManager, a conectividade volta. Se desligo, some.

Já estou há dias nessa novela e nem o suporte do cPanel nem do CloudLinux conseguem descobrir o que é.

PS: este caso está acontecendo com uma VM (VMware) em um servidor dedicado na OVH (e está tudo certo com o IP: Virtual MAC criado, etc).

Alguma luz ?!? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rode estes comandos:

#: systemctl stop NetworkManager.service
#: systemctl disable NetworkManager.service
#: systemctl enable network.service
#: systemctl start network.service
#: yum -y remove NetworkManager
#: reboot

Irá demorar um pouco pra dar o reboot mas tenho certeza de que irá rodar também usamos VMware aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!

Simples, caso ainda queira continuar com ele faça o seguinte.

 

1º Comando: systemctl stop NetworkManager.service
2º Comando: systemctl disable NetworkManager.service

3º Instale o cPanel e não reinicie a máquina.

4º Comando:  systemctl enable NetworkManager.service - Antes de reiniciar a máquina.

5º Execute o seguinte comando: yum install nmtui - Antes de reiniciar a máquina.

6º Execute o seguinte comando: yum install nano - Antes de reiniciar a máquina.

7º Execute o seguinte comando: yum install vim - Antes de reiniciar a máquina.

8º É essencial colocar o NETMASK=255.255.255.255 nos vps CentOS nas plataformas da OVH. - Antes de reiniciar a máquina.

9º Execute o seguinte comando: nano /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-ens32 - E coloque o NETMASK=255.255.255.255 caso não tenha.  - Antes de reiniciar a máquina.

Caso sua rede não seja a ens32 digite o comando: ip addr para localizar.

Reinicie: reboot

Pronto, poderá usar o comando nmtui para editar a rede no futuro.

KiPDgXhQT0ODPZlIvduD7A.png

Aviso:

Se não colocar o NETMASK=255.255.255.255 junto as configurações de rede a máquina não vai da link quando a reiniciar.

DELTA SERVERS
SOLUÇÕES CORPORATIVAS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fernando Ferenz disse:

Rode estes comandos:

#: systemctl stop NetworkManager.service
#: systemctl disable NetworkManager.service
#: systemctl enable network.service
#: systemctl start network.service
#: yum -y remove NetworkManager
#: reboot

Irá demorar um pouco pra dar o reboot mas tenho certeza de que irá rodar também usamos VMware aqui.

 

Olá, não entendi o que tem de diferente nesses comandos (além da remoção do pacote, o que não é essencial desde que ele esteja desativado), pois são os básicos para desativar o NetworkManager.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JOSUEL ALVES eu não quero ficar com o NetworkManager, como eu disse. Não entendi sua parte de instalar o nmtui porque ele é justamente parte do NetworkManager e que só funciona com esse serviço ativo, que é justamente o que eu não quero. Não entendi também porque precisaria instalar o vim (até porque já uso o nano). Sobre o NETMASK, nesse caso em específico, não surte efeito com ou sem, a rede continua fora. O que observei é que ele está sem as rotas, mesmo tendo seguido as instruções específicas da OVH para o arquivo /etc/sysconfig/network-scripts/route-ens192 - aliás, tenho suspeitas de que o problema está todo na questão das rotas. Ele nem pinga o GATEWAY.  :3_grin:

8 minutos atrás, Fernando Ferenz disse:

Apenas execute eles, vai demorar um ou 2 minutos a mais pra voltar a rede mas vai funcionar.

Não, isso não funcionou (por isso estou aqui). Isso foi a primeira coisa que foi feita, o começo de tudo, até porque, é parte das instruções da cPanel.

O servidor continua com o NetworkManager desativado e o network service ativo, como disse no início e não há tempo (minutos, horas ou dias) capaz de fazer isso se resolver sozinho. :14_relaxed:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Paula disse:

@JOSUEL ALVES eu não quero ficar com o NetworkManager, como eu disse. Não entendi sua parte de instalar o nmtui porque ele é justamente parte do NetworkManager e que só funciona com esse serviço ativo, que é justamente o que eu não quero. Não entendi também porque precisaria instalar o vim (até porque já uso o nano). Sobre o NETMASK, nesse caso em específico, não surte efeito com ou sem, a rede continua fora. O que observei é que ele está sem as rotas, mesmo tendo seguido as instruções específicas da OVH para o arquivo /etc/sysconfig/network-scripts/route-ens192 - aliás, tenho suspeitas de que o problema está todo na questão das rotas. Ele nem pinga o GATEWAY.  :3_grin:

Jesus, sua pessoa é complicada isso sim.

Mataria ler como está? 

Rota de quer, você fala com tanta ironia que é o ens192, não expliquei que pode ser outro em sua vps e junto informei o comando correto para tal? IP ADDR

Se você desabilitar o NetworkManager quando reiniciar o vps não vai mais da link e nem ping.

Vai precisar do VIM no futuro ou não, fica a sua escolha, não precisava listar com uma resposta cujo me passa que não precisa de ajuda.

O gateway é o ip do dedicado removendo os .últimos números e colocando 254.

Exemplo: 123.456.789.10 / Coloque 123.456.789.254

Caso não reconheça pegue o primeiro ip do bloco de ips contratado e liberado em sua contratação e aplique ele, não o use para vps.

Se já instalou o cPanel e reiniciou e não deu link:

Comando: systemctl enable NetworkManager.service

Comando: nano ou vim /etc/sysconfig/network-scripts/route-ens192

Coloque caso não os tenha ou halteres: 


BOOTPROTO=static
NETMASK=255.255.255.255
ONBOOT=yes

Pronto, sua máquina agora está online.

 

Observação: Se você não deixar o NetworkManager na máquina depois de instalar a rede nunca vai funcionar, o cPanel até informa que vai instalar mais não o faz.

Bem-vinda a OVH

DELTA SERVERS
SOLUÇÕES CORPORATIVAS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, JOSUEL ALVES disse:

Jesus, sua pessoa é complicada isso sim.

Mataria ler como está? 

Rota de quer, você fala com tanta ironia que é o ens192

Josuel, eu sou grata pelo tempo que está se dedicando a me ajudar e peço desculpas se pareci "irônica" para você, ainda que eu não o tenha sido.

Entretanto, não é necessário você me responder com rispidez, porque em momento algum eu lhe destratei e você é livre para ajudar ou não, e até se irritar com a pessoa que tenta ajudar, mas não é apropriado você me tratar nesse tom, coisa que eu definitivamente não aceito nem de amigos, que dirá de quem nem conheço.

Não quero bate-boca e portanto, não vou dar continuidade a sua resposta, porque não acho legal que isso continue.

Apenas para registro (e para ajudar talvez alguém na mesma situação no futuro) , tudo que você falou já foi feito e não funciona. Sobre o NetworkManager, ele NÃO pode ficar ativo, assim, reativá-lo como você se sugere, está fora de questão, (o pessoal da cPanel está no caso e foram bem claros sobre isso). Também estão trabalhando nesse caso o pessoal do CloudLinux e também da OVH e TODOS confirmam que as configurações estão corretas e ninguém, em dias de investigação (acho que já vamos hoje pra 2 dias com isso), conseguiram descobrir o que é, ou seja, a coisa não parece estar relacionada ao nível mais "básico" do setup da rede, tem mais caroço nesse angu.

Obrigada mais uma vez pela ajuda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Paula disse:

Josuel, eu sou grata pelo tempo que está se dedicando a me ajudar e peço desculpas se pareci "irônica" para você, ainda que eu não o tenha sido.

Entretanto, não é necessário você me responder com rispidez, porque em momento algum eu lhe destratei e você é livre para ajudar ou não, e até se irritar com a pessoa que tenta ajudar, mas não é apropriado você me tratar nesse tom, coisa que eu definitivamente não aceito nem de amigos, que dirá de quem nem conheço.

Não quero bate-boca e portanto, não vou dar continuidade a sua resposta, porque não acho legal que isso continue.

Apenas para registro (e para ajudar talvez alguém na mesma situação no futuro) , tudo que você falou já foi feito e não funciona. Sobre o NetworkManager, ele NÃO pode ficar ativo, assim, reativá-lo como você se sugere, está fora de questão, (o pessoal da cPanel está no caso e foram bem claros sobre isso). Também estão trabalhando nesse caso o pessoal do CloudLinux e também da OVH e TODOS confirmam que as configurações estão corretas e ninguém, em dias de investigação (acho que já vamos hoje pra 2 dias com isso), conseguiram descobrir o que é, ou seja, a coisa não parece estar relacionada ao nível mais "básico" do setup da rede, tem mais caroço nesse angu.

Obrigada mais uma vez pela ajuda.

 

Se tudo que foi dito está feito e não sanou tal problema troque o ISO, a OVH tem problemas quanto a alguns ISO.

O cPanel também nós falou que não deveríamos deixar ativo, e no final a rede só voltou a funcionar quando executamos o enable NetworkManager e colocamos o NETMASK=255.255.255.255 - Sem eles não funcionou, nem a OVH e a equipe do cPanel conseguiram nós ajudar quanto a essa questão.

Infelizmente a rede da OVH é meia complicada para o CentOS. Caso queira nossa ajuda para começar do zero, podemos está te auxiliando via skype cujo está em meu perfil.

DELTA SERVERS
SOLUÇÕES CORPORATIVAS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, CONSEGUI !  :1_grinning:

Estou revendo todos os passos aqui para colocar as anotações em ordem (porque foram muitas coisas e tô perdida e exausta no meio de tanta coisa aberta aqui).

E assim colocar tudo a limpo, compartilho com vocês.

Obrigada pela ajuda de todos, em especial o @JOSUEL ALVES

PS: o povo da cPanel, CloudLinux e OVH tomaram chá de sumiço! Debandaram legal. :2_grimacing:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?