Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor forma de hospedar um fórum com potencial de crescimento.


jfzz

Posts Recomendados

Qual seria a melhor forma de hospedar uma plataforma de fórum gratuita como phpbb ou mybb? Irei direcionar um público alvo para este fórum, sendo assim, acredito em um possível crescimento do site. O que eu gostaria muito de fazer é começar com algo mais básico, sendo possível migrar para algo mais robusto com o mínimo de trabalho possível quando eu perceba que estou precisando de mais infraestrutura para manter tudo ok.

Alguém que já tenha hospedado fórum para algum cliente e pode compartilhar alguma informação? Disse acima um fórum gratuito porque pelo que pude ver, os valores de fórum para algo pago estão bem salgados para algo que ainda vai começar. Aproveitando também, o perfeito para mim seria alguma plataforma que já pudesse ser hospedada pelo próprio desenvolvedor do fórum ou algo assim, mas pagando mensalmente ao invés de adquirir licença. Alguém conhece algo assim?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administração

Não sei o VB, mas o IPB (este fórum q usamos) tem hospedagem própria, mas dependendo do seu volume, pode sair bem salgado o preço.

Eu fiquei numa revenda com este fórum por MUITO tempo até que precisei mudar pra um vps e então para um dedicado. Você espera um fluxo muito alto? Tem uma ideia de quão alto?

Agora, em termos de migração, sugiro iniciar com o phpbb, mybb ou smf. Falo isso pois a maioria dos fóruns grandes tem sistema de conversão/migração, mas em geral são sempre para os fóruns mais conhecidos.

Já tive que migrar um fórum para umas 2 plataformas para poder chegar na que queria. Isso é algo que ninguém me disse e aprendi na marra. 

https://netmundocom.br/ - Soluções Web

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu encontrei o IPB com hospedagem própria e me assustou o fato de que quando você "estoura" o seu plano, automaticamente ele migra para um plano acima. Realmente pode ser uma triste surpresa no final das contas. o VB Cloud eu não encontrei mais informações do que acontece quando você chega ao limite do plano, mas o básico custa 15 dólares/mês com 25GB de tráfego. O plano intermediário já vai para 40 dólares, ambos no mensal sem contar o plano anual. Não tenho a mínima noção de tráfego para um site por mês.

Eu tenho um público de aproximadamente 15 mil acessos em um site que roda em hospedagem compartilhada sem problemas, onde pretendo direcionar o público dele com a opção de um fórum também. Não sei dizer quanto seria considerado alto fluxo para um fórum, e é justamente esse fato que me faz não ter ideia de uma infraestrutura adequada para manter tudo funcionando. 

Não havia pensado na possibilidade de uma revenda para esse caso. Eu sei que um VPS seria bem melhor que um compartilhado, mas não tenho tantos conhecimentos assim em servidor para configurar algo e já colocar em produção logo em seguida. Me interessaria muito algum tipo de hospedagem onde começo com um plano simples e vou aumentando, mas sem depender de configurações técnicas dos servidores. Na questão de pagar um gerenciamento de VPS, não sei até que ponto compensaria ao invés de pagar a plataforma já hospedada do VB, por exemplo.

Eu realmente estou em dúvida sobre o phpbb e mybb, indo mais para o lado do mybb. Ainda não cheguei a testar o smf. Alguma boa recomendação para escolher determinada plataforma? Sei que é bem difícil dar um conselho desse jeito, mas qualquer coisa já me ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administração

Vai de vps. No começo usei a Knownhost e achei perfeito os preços, estabilidade e suporte. Mas se estiver caro, vai de Digital Ocean, Vultr e similares. Assim vc tem um upgrade rápido em caso de urgência.

Veja o seu público, se todos forem ligados em redes sociais, opte por um com facilidade nestes aspectos (login). Veja recursos simples como PM, ranking, etc.

Já usou o forum matrix para comparar recursos: http://www.forummatrix.org/compare/MyBB+phpBB

Na dúvida, vá com o mais conhecido, pois tende a ser mais "seguro" e ter mais atualizações. Sem falar numa capacidade de suporte por parte da comunidade.

https://netmundocom.br/ - Soluções Web

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?