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gofas

[guia] como fazer perguntas inteligentes

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Eu ainda não iniciei nenhum tópico aqui no PDH pedindo ajuda, algumas vezes que pensei em fazer isso uma busca rápida foi o necessário para descobrir que a maioria das minhas dúvidas que poderiam ser respondidas aqui, já foram perguntadas e obtiveram respostas satisfatórias, mas navegando aqui pelo portal me deparo com discussões, devaneios e grande quantidade de informação desnecessária que acabam apenas atrasando o processo de diagnóstico e solução de problemas, por isso, achei que seria interessante compartilhar esse tópico (antigo) escrito por  Eric Steven Raymond e traduzido e adaptado para vários fóruns há muitos anos, (gratidão pela dica do Tiago Souza!)

Acredito que pode ser útil como complemento para as regras do fórum, trata-se do guia de como fazer perguntas inteligentes (fonte original: http://www.catb.org/esr/faqs/smart-questions.html | fonte da tradução: http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=25851 ):

 

-------------------------------------------------------- 
Introdução 
Geralmente o tipo de resposta que você obtém às suas perguntas técnicas depende muito mais de como você faz a pergunta do que da dificuldade em preparar a resposta. Este guia ensinará a você como fazer perguntas do jeito mais indicado para conseguir uma resposta satisfatória. 


Antes de perguntar 
Antes de fazer uma pergunta aqui no fórum, faça o seguinte: 

- Tente achar uma reposta pesquisando na Web. 
- Tente achar uma reposta pesquisando no Fórum. 
- Tente achar uma resposta nas "Duvidas Frequentes" 
- Tente achar uma reposta por tentativa e erro. 
- Tente achar uma reposta perguntando a um amigo experiente. 

Quando você faz uma pergunta, demonstre que você fez todas estas coisas antes; isto irá ajudar a estabelecer que você não está sendo uma esponja preguiçosa fazendo as outras pessoas perderem tempo. Melhor ainda, mostre o que você aprendeu fazendo todas estas coisas. Nós gostamos de responder questões de pessoas que demonstram que podem aprender com as respostas. 

Prepare sua pergunta. Pense além. Perguntas corridas recebem respostas corridas, ou nenhuma. Quanto mais você demonstrar que investiu tempo e neurônios na solução do seu problema antes de pedir ajuda, mais provável será que você consiga nossa ajuda. 

Nunca assuma que você merece uma resposta. Você não merece; você não está, afinal de contas, pagando por este serviço. Você irá ganhar uma resposta, se ganhar, fazendo perguntas substanciais, interessantes e intrigantes – uma que contribua com a experiência da comunidade ao invés de apenas extrair conhecimentos dos outros. 

Por outro lado, deixar claro que você pode e quer ajudar no processo de desenvolver uma solução é um ótimo começo. “Alguém pode me indicar uma direção?”, “O que está errado no meu exemplo?” e “Qual site eu devia ter verificado?” é mais provável de receber uma resposta do que “Por favor, envie o procedimento exato que eu devo usar”, pois assim fica claro que você está disposto a completar o processo se alguém apenas indicar a direção certa. 


Escreva o título do tópico específico e com significado 
Em listas de discussão, newsgroups ou fórum web, o título da mensagem é sua chance de ouro para atrair, com 50 caracteres ou menos, a atenção de especialistas qualificados. Não desperdice este oportunidade com “Por favor, me ajudem” (muito menos “PRECISO DE AJUDA!!!”; mensagens assim são descartadas por reflexo). Não tente nos impressionar com sua angústia; ao invés, use este espaço para uma descrição super-concisa do seu problema. 

Uma boa convenção para títulos/assuntos de mensagens, usada pelo suporte técnico de muitas organizações, é o “objeto – anomalia”. A parte “objeto” especifica o que está com problemas e a “anomalia” descreve como o comportamento diverge o esperado.

(Exemplo) 
Estúpido: SOCORRO! PAINEL DO WHMCS APARECEU MENSAGEM DE ERRO?!?!?! 

Inteligente: Dúvidas com o MENSAGEM DE ERRO no PAINEL do WHMCS 

Mais inteligente: WHMCS [Link do PDH] 7.2.2 - Painel Erro (número do erro) - Dúvida 

De uma maneira geral, se imagine olhando para um índice de um arquivo de perguntas, só com o título delas sendo exibido. Faça seu título refletir sua questão de forma que o próximo cara com uma pergunta semelhante a pesquisar o arquivo de perguntas consiga seguir esta thread até a resposta final, ao invés de enviar a mesma pergunta novamente. 


Escreva de modo claro, gramatical e sintaticamente correto 
Nós descobrimos, por experiência, que pessoas que são preguiçosas e não tomam cuidado com a escrita são, em geral, preguiçosas e sem cuidado com o ato de pensar (pode apostar nisso). Responder perguntas de preguiçosos descuidados não é compensador; preferimos gastar nosso tempo em outro lugar. 

Expressar sua dúvida bem e de forma clara é importante. Se você não quer se importar com isso, nós não queremos nos importar com você. Gaste algum tempo aprimorando seu linguajar. Ela não precisa ser dura ou formal, mas ela deve ser precisa; ela deve indicar que você está pensando e prestando atenção. 

Soletre, pontue e use maiúsculas e minúsculas corretamente. Não DIGITE TUDO EM MAIÚSCULAS, isto é lido como grito e é considerado grosseria. (Tudo em minúsculas é só um pouco menos chato, pois é difícil de ler) 

De uma forma geral, se você escreve como um semi-analfabeto muito provavelmente será ignorado. 


Curvar-se não é uma idéia muito boa 
Algumas pessoas, quando percebem que não podem ser rudes ou arrogantes são o extremo oposto, submissos e suplicantes. “Eu sei que sou um patético novato, mas...”. Isto não ajuda em nada. Pior ainda quando isto é acompanhado de informações vagas sobre o problema. 

Não perca seu tempo, nem o nosso, com comportamento primata. Ao invés, apresente o histórico e os fatos da forma mais clara possível. Isto é bem melhor do que curvar-se. 

Algumas vezes os fóruns web possuem áreas específicas para novatos. Se você acha que tem uma pergunta muito elementar, se encaminhe para lá. Mas também não chegue lá se curvando. 


Boas maneiras não atrapalham, e algumas vezes ajudam 
Seja cortês. Use “Por favor” e “Obrigado pela atenção”. Deixe claro que você ficou grato pelo tempo que as pessoas gastaram te ajudando gratuitamente. 

Para ser honesto, isso não é tão importante quanto a correção gramatical, clareza, ser preciso e dar boas descrições. No entanto, se você estiver com suas questões técnicas em ordem, boa educação aumenta sua chance de conseguir uma resposta útil. 


Resumindo 
Procure muito antes de perguntar. Se não achar, crie um tópico de forma que uma pessoa com a mesma dúvida venha encontrar o tópico com facilidade no futuro. Seja educado, escreva corretamente, mostre que você se esforçou procurando a solução.


 

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Soluções avançadas para WordPress e WHMCS | https://gofas.net/

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10 horas atrás, gofas disse:

[...}
Resumindo 
Procure muito antes de perguntar. Se não achar, crie um tópico de forma que uma pessoa com a mesma dúvida venha encontrar o tópico com facilidade no futuro. Seja educado, escreva corretamente, mostre que você se esforçou procurando a solução.


 

O texto é excelente mas infelizmente difícil de implementado.

As pessoas procuram ajuda mas são extremamente preguiçosas em fornecer informações básicas.

Querem a resolução de imediato!

Edited by AngelCosta
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Blog sobre WHMCS: http://whmcs.blog.br/
Serviços WHMCS: http://servicos.edvan.com.br/
Módulos WHMCS: http://modulos.edvan.com.br/

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4 horas atrás, edvan disse:

O texto é excelente mas infelizmente difícil de implementado.

As pessoas procuram ajuda mas são extremamente preguiçosas em fornecer informações básicas.

Querem a resolução de imediato!

Exato, infelizmente muitas pessoas que estão com problemas, e tem o fórum como fonte de solução para problemas passados, acabam "acostumando" a abrir tópicos com assuntos repetitivos sem antes fazer uma busca no fórum e muitas vezes antes de buscar algo no próprio Google.

Outra coisa que noto durante esses anos de navegação na internet, vocês não acham (pelo menos eu acredito que sim) que as redes sociais, smartphones e as pessoas passarem o dia inteiro nisso não tira um pouco da "inteligência" digamos assim? No quesito esquecer o português, digitar palavras incorretas, eu acredito que o brasileiro perdeu um pouco sua inteligência no passado depois da era dos smartphones e mídias sociais. É raro no Brasil encontrar tópicos, fóruns e comunidades focadas em algum assunto como havia antigamente, o fórum aqui é um sobrevivente, as vezes surgem alguns mitos com perguntas sem muito sentido, mas no restante da web brasileira, "foise".

Uma notícia que me deixou feliz esse ano, é que as vendas dos desktops e notebooks voltou a crescer depois de anos em baixa devido aos smartphones, acho que possa ser um sinal claro de que a web possa a voltar se as pessoas notarem que o mundo não está dentro de uma rede social apenas.

Pedir ajuda em fóruns não é igual a digitar uma atualização numa rede social, acho que o profissionalismo pessoal se dá a partir de tudo que você digita na internet, sendo em redes sociais ou fóruns.

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Tentado ajudar da melhor maneira possível 🙂 Impreza Host - Líder em hospedagem Tor | DCs em Dallas, Provo, Chicago, UK, Romênia, Finlândia e Islândia.

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9 horas atrás, edvan disse:

O texto é excelente mas infelizmente difícil de implementado.

As pessoas procuram ajuda mas são extremamente preguiçosas em fornecer informações básicas.

Querem a resolução de imediato!

Pois é, a ideia é também ajudar as pessoas extremamente preguiçosas a entender que a sua preguiça é o principal motivo dos seus problemas =) Mas o texto se aplica mais a pedidos de ajuda à questões técnicas.


Soluções avançadas para WordPress e WHMCS | https://gofas.net/

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17 minutos atrás, gofas disse:

Pois é, a ideia é também ajudar as pessoas extremamente preguiçosas a entender que a sua preguiça é o principal motivo dos seus problemas =) Mas o texto se aplica mais a pedidos de ajuda à questões técnicas.

Achei o texto genial... aqui no PDH os membros tem um senso de urgência sem sentido.

Criam um tópico, marcam o usuário, manda MP, email e até a cara de pau de acessar um chat comercial para solicitar ajuda kk

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4 horas atrás, thiagosantos disse:

Exato, infelizmente muitas pessoas que estão com problemas, e tem o fórum como fonte de solução para problemas passados, acabam "acostumando" a abrir tópicos com assuntos repetitivos sem antes fazer uma busca no fórum e muitas vezes antes de buscar algo no próprio Google.

Outra coisa que noto durante esses anos de navegação na internet, vocês não acham (pelo menos eu acredito que sim) que as redes sociais, smartphones e as pessoas passarem o dia inteiro nisso não tira um pouco da "inteligência" digamos assim? No quesito esquecer o português, digitar palavras incorretas, eu acredito que o brasileiro perdeu um pouco sua inteligência no passado depois da era dos smartphones e mídias sociais. É raro no Brasil encontrar tópicos, fóruns e comunidades focadas em algum assunto como havia antigamente, o fórum aqui é um sobrevivente, as vezes surgem alguns mitos com perguntas sem muito sentido, mas no restante da web brasileira, "foise".

Uma notícia que me deixou feliz esse ano, é que as vendas dos desktops e notebooks voltou a crescer depois de anos em baixa devido aos smartphones, acho que possa ser um sinal claro de que a web possa a voltar se as pessoas notarem que o mundo não está dentro de uma rede social apenas.

Pedir ajuda em fóruns não é igual a digitar uma atualização numa rede social, acho que o profissionalismo pessoal se dá a partir de tudo que você digita na internet, sendo em redes sociais ou fóruns.

Sim!

Eu também percebo a "decadência" que as redes sociais e os serviços de comunicação para smartphones trouxe nos últimos anos, parece que, até mesmo algumas pessoas com capacidade intelectual de argumentar sobre os mais variados assuntos, das mais variadas formas, até mesmo pessoas que trabalham com comunicação, tem se deixado levar pela "moda de escrever errado".

O ruim é quando as pessoas tentam implantar essas formas de comunicação em sites voltados para profissionais ou de assuntos técnicos, como é o caso aqui do fórum.

Compartilhei o texto por que, como eu usufruo tanto das informações aqui do fórum, acabo sendo um pouco responsável por ajudar a manter a ferramenta boa para todos, acredito também que aqui é um ótimo lugar para exercitar a dialética, gosto de ver os usuários que se esforçam para escrever de forma clara e objetiva, utilizando da melhor formas as palavras para facilitar o entendimento, compartilhar o texto é uma tentativa de incentivar que todos tentem melhorar cada vez mais a sua forma de se comunicar aqui, assim como eu que me inspiro muito nas respostas dos usuários mais ativos para elaborar as minhas respostas para clientes, essa prática acrescentará cada vez mais qualidade ao trabalho de cada empresário aqui.

Mas sem julgamentos galera, não pretendo chamar atenção de ninguém e que ninguém se sinta "cutucado", só compartilhei um texto que eu sempre releio quando tenho dúvidas de como me comunicar em alguns lugares.

 

 

3 minutos atrás, edvan disse:

Achei o texto genial... aqui no PDH os membros tem um senso de urgência sem sentido.

Criam um tópico, marcam o usuário, manda MP, email e até a cara de pau de acessar um chat comercial para solicitar ajuda kk

Então cara, mais incrível quando há urgência mas nem perguntam se o profissional pode atender, ou quanto cobraria, sem "bom dia", "por favor", etc... eles devem achar que quem responde aqui recebe salário pra isso? kkk 


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Eu recebo bastante solicitações via Youtube, eu tenho alguns tutoriais lá, e quando a galera se aperta saem dos comentários e vão atrás de mim pedindo suporte, tudo "free" kkk Acontece muito.


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