Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quantas maquinas virtuais poderia hospedar nesse dedicado?


Posts Recomendados

Me ocorreu uma outra coisa, depois que eu postei a mensagem anterior. Pelo que andei vendo esses últimos dias por aí, existem empresas vendendo VPS KVM com 4 núcleos, sendo que o host tem somente 4 cores mesmo, por exemplo um Xeon E3.

Ora, se isso pode ser feito, então significa que o VPS terá que ser limitado de alguma outra forma, visto que sem uma limitação qualquer VPS no host pedira ocupar 100% dos recursos e derrubar as outras , sendo assim alguém poderia dar maiores detalhes de como o KVM limitaria esses recursos, visto que o cliente possui 100% dos núcleos?

O @RevendaHost citou isso em relação à divisão dos recursos do processador em percentagem, mas então como seria essa divisão? Seria por "fatias de tempo" do processador? Divisão do clock em GHz? Fiquei curioso pois ainda não consegui tempo nem hardware para dar início à esses testes com o KVM.

p.s: Buscando aí na internet achei o seguinte artigo abaixo que talvez ajude à explicar um pouco melhor o porquê de não utilizar 100% dos recursos de CPU e memória para fazer o tal "overcommit". Segundo a RedHat o KVM pode suportar com segurança um load de 100% em uma proporção de 5 vCPUs (em 5 máquinas virtuais) para 1 CPU física em um host com um processador físico (ao menos foi isso que eu entendi! :-D ). Segundo ela o recurso de "overcommit" para as vCPUs funciona melhor quando quando um único host tem vários VMs com número reduzido de vCPU em comparação com o número de CPUs do host:
https://access.redhat.com/documentation/en-US/Red_Hat_Enterprise_Linux/7/html/Virtualization_Deployment_and_Administration_Guide/sect-Overcommitting_with_KVM-Overcommitting_virtualized_CPUs.html

Na página anterior fala sobre a questão das memórias... Para mim esse texto ajudou à esclarecer algumas dúvidas minhas. Mas aguardo o retorno do vocês, pois o conhecimento prático que muitos aqui tem, com certeza é superior à um simples texto.

Aqui tem mais algumas informações:

http://www.brianlinkletter.com/kvm-performance-limits-for-virtual-cpu-cores/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/06/2017 em 15:43, McGuyver disse:

Me ocorreu uma outra coisa, depois que eu postei a mensagem anterior. Pelo que andei vendo esses últimos dias por aí, existem empresas vendendo VPS KVM com 4 núcleos, sendo que o host tem somente 4 cores mesmo, por exemplo um Xeon E3.

Ora, se isso pode ser feito, então significa que o VPS terá que ser limitado de alguma outra forma, visto que sem uma limitação qualquer VPS no host pedira ocupar 100% dos recursos e derrubar as outras , sendo assim alguém poderia dar maiores detalhes de como o KVM limitaria esses recursos, visto que o cliente possui 100% dos núcleos?

Você não está levando em consideração algo que falei anteriormente, sobre fracionamento dos núcleos da CPU real.

Por exemplo, se tenho um servidor com um Xeon E3-1270, que tem 4 núcleos/8 threads a 3.80 GHz (no modo turbo). Nada impede que eu fracione esse processador em 16 vCPUs de 1,9 GHz. Você não precisa pensar em uma vCPU para cada núcleo físico. Quando virtualizamos uma máquina, podemos pensar em fracionamento de recursos, dá para dividir até mais esta CPU.

Em processadores Intel com hyperthreading, é possível virtualizar no nível da thread, otimizando o rendimento do hardware para obter um ROI melhor.

É claro que sim, é possível também virtualizar cada núcleo como uma vCPU oferecendo um rendimento para o cliente mais próximo da máquina física. Mas é importante observar os custos que você terá virtualizando assim e verificar o que compensa. Fracionar a CPU até dizer chega (mas mantendo uma margem para upgrades e reserva, claro) ou "vender pedaço dedicado" da máquina (virtualização on metal).

Não existe uma regra sobre como você deve virtualizar suas máquinas. Não dá para ter uma fórmula de "x VMs por servidor" justamente porque são muitas variáveis e o escopo técnico depende mais do negócio em si.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?