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Perca de e-mails ao alterar ns


Mathhye
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Olá,

estou compartilhando uma dúvida, creio que não há perdas no que irei perguntar, mas não custa perguntar não é?

 

Então,

se eu pegar uma Hospedagem em uma empresa tal, e essa hospedagem possuí uma conta de e-mail no qual tem vários contatos e emails lidos e não lidos. 

É claro, se apenas alterar os NameServers para outros NameServers de outra empresa, os e-mails não vão seguir.

Se alterado, a antiga hospedagem não vai mais estar naquela tal empresa.

 

Porém, ouvi dizer que, se alterado os NameServers, e se tiver emails de domínio na hospedagem desse NS, ao alterar, é perdido todos os emails salvos? 

Pois acho que somente fica inacessível, pois está em outra hospedagem que não está apontando para nenhum lugar... Se voltar os NS para antiga empresa, os e-mails deverão estar lá, não é? Ou vão ter sumido? Creio que não somem, mas nem a própria empresa soube dizer.

 

Obrigado,

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A troca de hospedagem (NS) ou uma mudança do MX faz apenas mudar a responsabilidade do serviço de emails para outro local, ou seja, o que foi recebido anteriormente e a forma que foi armazenado (utilizando webmail/imap) vai permanecer no local.

A questão do inacessível é apenas caso você não saiba o endereço da hospedagem antiga para acessar, por exemplo, o webmail, mas nada impede de descobrir qual endereço para poder acessar.

Obs: A troca não vai impedir de você acessar seus emails antigos/webmail, apenas vai fazer com que os novos emails que forem entreguem irem para a nova hospedagem.

Um outro caso que pode acontecer, caso você envie um email da sua hospedagem antiga (o que ainda também é possível), pode acontecer do servidor do destinatário fazer o processo de checagem da conta (vai procurar a conta no MX novo), e caso não encontre dará como se não existe.

Um comando para você descobrir o endereço antigo de algum NS trocado é 

dig endereco-a-procurar.com.br @ns.antigo.com.br

Ex: (Vamos supor que seu cliente tinha hospedagem da locaweb e ele usava o webmail/imap (armazenado tudo com eles).
Ele acessava como webmail.dominio.com.br e agora ao acessar esse endereço cai no seu servidor.
 

dig webmail.dominio.com.br @ns1.locaweb.com.br

Esse comando faz você analisar como se fosse o DNS da locaweb, e ele irá retornar o endereço/ip que é da locaweb.

Dessa forma você pode acessar para ver os emails ou até mesmo baixar em um outro local (Ex: pegar o endereço do pop do servidor antigo.

 

Espero que tenha ajudado

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25 minutos atrás, keldnner disse:

A troca de hospedagem (NS) ou uma mudança do MX faz apenas mudar a responsabilidade do serviço de emails para outro local, ou seja, o que foi recebido anteriormente e a forma que foi armazenado (utilizando webmail/imap) vai permanecer no local.

A questão do inacessível é apenas caso você não saiba o endereço da hospedagem antiga para acessar, por exemplo, o webmail, mas nada impede de descobrir qual endereço para poder acessar.

Obs: A troca não vai impedir de você acessar seus emails antigos/webmail, apenas vai fazer com que os novos emails que forem entreguem irem para a nova hospedagem.

Um outro caso que pode acontecer, caso você envie um email da sua hospedagem antiga (o que ainda também é possível), pode acontecer do servidor do destinatário fazer o processo de checagem da conta (vai procurar a conta no MX novo), e caso não encontre dará como se não existe.

Um comando para você descobrir o endereço antigo de algum NS trocado é 


dig endereco-a-procurar.com.br @ns.antigo.com.br

Ex: (Vamos supor que seu cliente tinha hospedagem da locaweb e ele usava o webmail/imap (armazenado tudo com eles).
Ele acessava como webmail.dominio.com.br e agora ao acessar esse endereço cai no seu servidor.
 


dig webmail.dominio.com.br @ns1.locaweb.com.br

Esse comando faz você analisar como se fosse o DNS da locaweb, e ele irá retornar o endereço/ip que é da locaweb.

Dessa forma você pode acessar para ver os emails ou até mesmo baixar em um outro local (Ex: pegar o endereço do pop do servidor antigo.

 

Espero que tenha ajudado

Olá, obrigado pela resposta!

 

Alterei os NS para a antiga empresa novamente para salvar todos os e-mails etc.

 

Na realidade não é meu cliente, apenas um colega que alterou os NameServers da hospedagem dele, e sumiu os emails, e achou que perdeu tudo.

 

Alterei umas 17hs para os NS antigos, até agora não propagou totalmente, vamos esperar até amanhã, tomara que tudo dê certo. Pois há muitos emails importantes lá.

 

Obrigado,

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