charless Postado Maio 12, 2016 Compartilhar Postado Maio 12, 2016 Bom, eu sou sistemático com a "Segurança". No meu ver. Eu recomendo você pagar pelo painel de controle. Compre um VPS com ele já. Tem muitas empresas com um bom preço que oferece esse tipo de plano. Porque eu digo isso? Nós precisamos de lucro certo? Certo! Porém as vezes não vale a pena ter lucro e depois ter uma bela dor de cabeça. Tudo tem que está balanceado. Se vc vai ter um gasto com Cpanel, servidor, tem que passar esse custo ao cliente. E claro ter sua % de lucro. Minha maior preocupação hoje é: Com a questão da segurança. Tentativas de invasão ou até mesmo uma falha descoberta no código desses sistemas gratuitas ser explorada e vendidas no mercado para invadir seu servidor. Alguém aqui lembra o real motivo porque o Zpanel foi descontinuado? Lembram que no meio de 2013 um cara foi lá na comunidade e falou das vulnerabilidade do sistema e os criadores zombaram do cara. E ai o cara conseguiu tirar o site deles fora do ar? Alguém está lembrado disso? Depois disso o projeto recebeu uma ultima atualização de segurança e foi abandonado. Por essa razão e entre outras eu prefiro pagar e usar Cpanel do que me arriscar com esses painéis gratuitos. Lembro que em 2010 teve um caso semelhante ao Zpanel, que o dono (criador ) Kloxo (Me corrijam se o nome estiver errado) se suicidou depois que invadiram o painel de controle dele de vários sistemas rodando o mesmo. O cara enlouqueceu e se matou. E depois disso projeto foi praticamente abandonado. O mesmo aconteceu com Zpanel. Não podemos comparar Cpanel ou Plesk com nenhum outro do mercado. Pois há investimentos pesados em segurança, estabilidade e melhorias nos sistemas. E outra! Há suporte dedicado para lhe ajudar quando você tiver um determinado problema. Um sistema gratuito por ser bom pra quem está iniciando ou está aprendendo..mMas eu ficaria com pé atras na questão da segurança. Eu aprendi que riscos temos que correr, mas não colocando em risco o nosso pescoço e praticamente o negócio de nossos clientes. Vale mais investir do que depois ter um problemão e noites de sono perdidas. E clientes perdidos e o arrependimento batendo. Hoje eu sou totalmente sistemático. Porque os nossos clientes são: Exigentes, querem tudo para ontem e não admitem falhas. E se você falhar eles estão com a mania danada de querer processar todos e tudo. Teve um dia desses que fui dar um "Bom dia" para o cliente e recebi a resposta: "O que há de bom?" Aquelas, você pula para parte "Em que posso ajudar senhor" ..( .... ) Então fica minha dica. E melhor você usar um pago, do qual vc vai ter garantias,suporte,segurança e uma certa tranquilidade. Abraço! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael DevOps Postado Maio 12, 2016 Autor Compartilhar Postado Maio 12, 2016 @charless Muito boa a sua consideração! Eu também penso muito na área de segurança, sou desses que em projetos que participei passo um scan que fica por mais de 1 hora verificando o site para ver se encontra falhas devido a algum esquecimento que eu possa ter feito, coloquei essas ferramentas free mesmo sabendo que o CPanel e o Plesk são a primeira linha e talvez com o serverpilot chegando daqui a pouco na cola deles, mas é que fica aquela ponta de esperança de saber se alguém usou essas outras ferramentas em produção(Produção para uso geral e automatizado) com resultados positivos. Não coloquei o item segurança porque ele tem que ser base, sabia que uma hora alguém iria tocar no assunto e se ninguém tocasse eu iria perguntar porque faz parte da pauta que fiz quando abri esse assunto, para que eu não me esqueça de perguntar e seja um tópico muito válido para outros que possuem experiência, mas estão iniciando o seu micro host agora. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael DevOps Postado Maio 13, 2016 Autor Compartilhar Postado Maio 13, 2016 Fala galera, estou quase seguindo a dica do @charless que era o plano B, com certeza se eu trabalhasse totalmente voltado para esse negócio como muitos vocês(quem sabe no futuro porque gosto muito dessa parte de Servidores) eu meteria a cara mesmo para segurar tudo com o meu trabalho e contratar alguém depois para ajudar quando não conseguisse mais sozinho(vou ficar estudando e em breve posso fazer isso). Mas como trabalho com desenvolvimento (principalmente Wordpress), vou manter os meus clientes no VPS enxuto mesmo no máximo usando provisionamentos e como eu que cuido vou estudar o CWP, Vesta e também cloudlinux (para aqueles VPS que eu coloco alguns compartilhado para segurar o ambiente conforme contratado). Caso pessoas de fora(não são clientes do serviço de desenvolvimento) queiram a minha hospedagem especializada, faz o processo de compra e eu levanto o serviço dessa maneira. Assim fica o inicio que já é parte que eu tenho mesmo, apenas não tenho o gerenciador das operações que irei estudar conforme coloquei acima e implantar para me ajudar na velocidade de se ter o ambiente, apesar de que o easy engine oferece o que eu preciso, mudo algumas coisas apenas na mão com ele em certas situações, mas logicamente com uns 10 clientes em uma VPS fica complicado, ainda mais se for "contratação de serviços/recursos diferentes" aí complica, mas nos casos sendo todo mundo igual vou ver como ficaria eu usando cloudlinux para definir o ambiente preciso/contratado por cada um. E também posso adotar de vez o serverpilot para essas situações de gerenciar eu mesmo alguns serviços ali meu e de clientes. Para a hospedagem geral, com vendas abertas, para pequenos projetos de clientes e o púbico que não é meu cliente de desenvolvimento, deixaria automatizado no site e ficaria sendo em outra empresa com um VPS ou dedicado (conforme o crescimento) que possua o Cpanel/WHMCS conforme o @charless sugeriu, porque se calcular os valores da licença do WHMCS, CPanel(ou Plesk) e CloudLinux já vai ficar meio caro e mais o servidor, então todo o trabalho sairia ganhando na qualidade, mas eu acho que eu iria me ferrar no atendimento, porque teria que cuidar de toda a operação e mais o meu negócio de desenvolvimento, então eu não dormiria mais como vem acontecendo nos últimos dias, kkk. Com isso vou planejar com calma essa etapa, para daqui algumas semanas eu decidir se já inicio ou não com uma VPS com CPanel/WHMCS, VPS com CPanel/WHMCS/CloudLinux, VPS com CPanel/WHMCS com gerenciamento ou VPS com CPanel/WHMCS/CloudLinux com gerenciamento e dependendo do volume trocaria o VPS pelo dedicado. Dessa maneira seria mais sensato para eu não sujar o meu serviço/nome e sobraria tempo para a área comercial, porque quando somos ainda pequenos(por enquanto assim tenho fé) somos todas as áreas da empresa, por isso pensei assim, enquanto isso no tempo que sobrar vou ver se crio um ambiente para testar aqui algo com CPanel ou Plesk/WHMCS/CloudLinux e se ficar bem amarrado e sentir segurança da minha parte(qualquer coisa faço um curso avançado apenas desses carinhas) aí subo a imagem para um serviço de qualidade e já com o gerenciamento meu mesmo. O que vocês acham? Vou abrir um outro tópico já pensando nessa parte de VPS/Dedicado com os serviços instalados, mas não pedirei para fechar esse porque gostaria de ler mais ideias. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael DevOps Postado Maio 24, 2016 Autor Compartilhar Postado Maio 24, 2016 Galera, trabalhando aqui dei uma parada para ler algumas coisas e li pela primeira vez totalmente sem querer uma sugestão em um site sobre o ISPManager, vi comentários bons e com uma licença bem barata, em valores parecido com a do PLESK, porém se a pessoa compra por um ano ganha um bom desconto, existem 2 versões, achei muito interessante, porém aqui no fórum encontrei pouca informação e eram antigas. Alguém anda usando e é bom? Quanto a integração com o WHMCS funciona legal? Pergunto isso porque parece que a empresa deles possui a BillManager que deve ser parecido com o o whmcs. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.