Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre Performance Apache


Posts Recomendados

Bom dia pessoal!

 

Estou com algumas dúvidas sobre como aumentar a performance, e reduzir o tempo de resposta do meu servidor web. Segue as dúvidas enumeradas para facilitar:

 

  1. Devo utilizar o Apache como servidor web ou Nginx?
  2. Se utilizar o Apache, devo utilizar o Nginx como proxy reverso?
  3. É recomendado utilizar o Apache+Nginx+Varnish?
  4. Se eu for utilizar um plugin Wordpress para cache (WPCache e etc) devo utilizar o Varnish, ou eu devo usar um OU outro e nunca dois juntos?
  5. Para configurar essas questões, alguém recomenda algum plugin de CPanel? Encontrei tanto o pago da UNIXY (https://unixy.net/advanced-hosting/varnish-nginx-cpanel/) como um gratuito, o ApacheBooster (http://ndimensionz.com/apachebooster/), ambos tem a mesma função? Ou são diferentes? Ou devo fazer a configuração na 'unha' digamos?
  6. Existe alguma configuração mínima de memória RAM ou CPU para estar utilizando esses serviços (Nginx e Varnish)? Ou pelo contrário, eles estariam ajudando apenas a reduzir o consumo de ambos?

Agradeço quem puder me ajudar com estas questões, tendo em consideração que utilizarei basicamente sites em Wordpress, dificilmente sistema fora desta plataforma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

você não deu detalhes de como vai escalar isso, se é pra vender/integrar/automatizar (se precisa de um painel, etc). Eu tiraria, de cara, o cPanel da jogada. Ele é muito pesado, por mais que você tune. Esses addons melhoram a performance? Sim, mas nenhum faz o servidor retomar o dsempenho que ele pode ter SEM o cPanel em si.

 

Dá uma olhada na configuração de Apache + Nginx que o ServerPilot.io faz. Ele tem inclusive automação com o WHMCS se for sua necessidade a automação de billing.

 

Outras opções são o Virtualmin, que tem Apache por padrão mas possui módulo para Nginx (e também já tem automação nativa no WHMCS), assim como VestaCP que já foi bastante comentado aqui no fórum (use a busca).

O CentOS Web Panel também possui Nginx reverse proxy para arquivos estáticos e o Varnish cache, então tem tudo que você perguntou a respeito direto no painel.

Quanto a usar cache no WP + Varnish ao mesmo tempo, vai da sua preferência. Eu particularmente não gosto do Varnish, por ter que ficar criando regrinha pra páginas específicas e tal, direto você bota lá uma aplicação no servidor que não se dá bem com cache Varnish e fica quebrando a cabeça pra identificar o problema. Prefiro cache gerenciado pela própria aplicação (no caso do WP em particular, o WP Super Cache, bem configurado - basicamente, é só habilitar as opções com "Recommended" na frente - funciona SUPER bem pra mim).

Editado por Renato Frota
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

Obrigado pelas dicas. Eu pensei em não utilizar o CPanel, mas meu medo seria apenas de não ter algo para controlar as contas de email e etc.

Por que a finalidade é para hospedar sites feitos por mim, não precisa automatizar cobrança, nem nada. Eu mesmo vou gerenciar, não daria acesso ao cliente sabe.

O que eu poderia instalar como webmail? Ou algum painel para controlar emails dos domínios?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando que o módulo do serverpilot só funciona na versão paga do mesmo. Mas como você não irá utilizar para revenda não precisará dele.

 

O serverpilot não tem servidor de email instalado e nem suporte a isso no momento. Você teria que procurar algo fora, como Google Apps, Office Exchange.

 

Se não forem muitas contas procure algo free, tem um monte de empresas que oferecem um numero grande de contas de emails usando o seu próprio domínio sem pagar nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Javascript is required. Please enable it before you are allowed to see this page.

 

Boa tarde.

Obrigado pelas dicas. Eu pensei em não utilizar o CPanel, mas meu medo seria apenas de não ter algo para controlar as contas de email e etc.

Por que a finalidade é para hospedar sites feitos por mim, não precisa automatizar cobrança, nem nada. Eu mesmo vou gerenciar, não daria acesso ao cliente sabe.

O que eu poderia instalar como webmail? Ou algum painel para controlar emails dos domínios?

 

Se usar e-mail e DNS externo não for problema, vá de ServerPilot.io (pra e-mail, pode usar o Zoho - e o DNS no painel da empresa de VPS, se tiver, se for nacional pode usar o próprio painel do registro.br ou o FreeDNS)

 

Se prefere e-mail e DNS no próprio servidor, vá de Virtualmin ou CWP (CentOS Web Panel).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Virtualmin e CWP são confiáveis e estáveis? Eles são mais leves que o CPanel então?

No CWP eles falam do CloudLinux também, mas não seria necessário o cloudlinux, pois que eu saiba a principal vantagem dele seria a separação dos recursos, não deixando um usuário roubar do outro, não seria necessário no meu caso.

Eu gostaria de hospedar email no meu próprio VPS mesmo, nada fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você não tem muita noção de VPS, gerenciamento, pega WHM, é prático pra tudo, inclusive p/ POP, IMAP e SMTP, já que você frisa bem a parte de email.

 

Não precisa de nginx se não tem alto tráfego, plugins do wp já dão conta de cache. Eu mesmo rodo tube sites fazendo stream no apache... sites de 60k a 150k dia... basta saber configurar.

 

Mesmo assim se for pra instalar plugin, opte pelo http://www.nginxcp.com/

 

Teve um amigo aqui do fórum que perguntou qual era a diferença, são inúmeras, plugin é limitado às funcionalidades que vem nele, porém é possível adicionar módulos extras dependendo da sua necessidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NGINX + PHP-FPM + XCACHE + FASTCGI

 

Boa noite, obrigado pela sua dica.

 

Você fala em utilizar o Nginx já como servidor da web ou utiliza-lo juntamente ao Apache? Usando o Nginx como proxy reverso?

 

PHP-FPM não seria um handler também? Assim não seria PHP-FPM ou FastCGI ou estou errado? Eu não entendo muito dessa parte não, apenas faço websites digamos, e me 'viro' nessa área. Você poderia ter a bondade de me indicar um tutorial de como ativar o PHP-FPM, FastCGI e xCache no CPanel?

 

Utilizar o OPCache não é melhor que o xCache?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?