Rafael Cresci Postado Janeiro 13, 2011 Compartilhar Postado Janeiro 13, 2011 Eloi, Vc esqueceu de mencionar que a maioria dos grandes provedores (gmail, hotmail, yahoo, aol) têm limites absolutos por IP. Tipo, 5 mil por semana por IP é o limite inicial deles, e esse teto eles só aumentam se você mantém um relacionamento "saudável" com eles. Não esqueça também que estas listas "adquiridas" podem estar lotadas de spamtraps. Caiu no spamtrap, é blacklisting imediato, sem choro nem vela... Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael Cresci Postado Janeiro 13, 2011 Compartilhar Postado Janeiro 13, 2011 Outro detalhe dos mencionados é: IPs estão escassos, e ninguém vai dar de graça ou vender a preço baixo, até porque uso para "mailing" não é justificativa aceita por nenhum RIR e isso prejudica o provedor, principalmente se você for realmente sujar o IP e ficar querendo só rotacionar. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jordan Miguel Postado Janeiro 13, 2011 Compartilhar Postado Janeiro 13, 2011 Interessante, não sabia bem sobre esta questão dos IP's. Porém, não tenho problema quanto a solicitação de faixas do o meu datacenter, mas também não uso para envio de email mkt, nem permito que meus clientes o façam. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joaopaulo Postado Janeiro 13, 2011 Compartilhar Postado Janeiro 13, 2011 Questao delicada essa. Mas algumas ferramentas de email marketing, para banir esses spammers dessas listas "dicionários" com 22 milhoes, 40 milhoes, etc... eles aplicam um ban permanente em sua conta caso você atinja mais de um % de usuários com resposta de erro. Geralmente esse % anda na casa dos 8-12%. Trabalho no momento fazendo o meu mailing próprio, justamente para isso: evitar spamms e aplicar umas regrinhas que andei aprendendo para esse tipo de coisa, algumas regras que aprendi(lendo aqui, ou acolá): 1. Nunca enviar mais de que 20 emails para o mesmo provedor na mesma conexão(20 contatos é a média do máximo que você pode enviar geralmente nos provedores menores...); 2. Deixar um espaço de no mínimo 2 minutos entre conexões diferentes; 3. Modificar o título da mensagem, links de imagens e nome das tags html entre lotes diferentes enviados num mesmo provedor na mesma conexão(isso torna entre aspas cada email diferente, sem muito trabalho da para gerar uns 30 emails com conteúdo diferente em termos de HTML); 4. Ter vários IP's diferentes, assim como vários reversos(santos VPS's da Burst nessa hora!) e vários domínios; 5. Ter vários endereços de remetente, que por sua vez encaminham as mensagens para uma caixa principal só; 6. Hospedar as imagens em domínios com IP's diferentes; Antes que perguntem(caso algum programador for perguntar) sobre as estatísticas, essas sinceramente é a coisa mais fácil do mundo. Basta usar o Rewrite do apache/Nginx, você cria uma página no PHP com a header setada para image type. Nisso, voce recebe o nome da pagina por alguma solicitaçao do tipo: http://www.meusite.com.br/imagem/i2034824234.img. Na verdade, o script no servidor pode ter um nome qqr, e só pegar os parametros passados após o i... com isso, ao carregar a imagem(que vai estar atrelada a esse id no bd), e nisso você captura o IP, Browser, Resoluçao da Tela, Balblalb infs de quem está solicitando a imagem... e finalmente, devolve a imagem... Basicamente foi isso que aprendi por minhas andanças na net. Abraços Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eloimarquessilva Postado Janeiro 13, 2011 Compartilhar Postado Janeiro 13, 2011 Eloi, Vc esqueceu de mencionar que a maioria dos grandes provedores (gmail, hotmail, yahoo, aol) têm limites absolutos por IP. Tipo, 5 mil por semana por IP é o limite inicial deles, e esse teto eles só aumentam se você mantém um relacionamento "saudável" com eles. Não esqueça também que estas listas "adquiridas" podem estar lotadas de spamtraps. Caiu no spamtrap, é blacklisting imediato, sem choro nem vela... Sim é verdade, eles tem o limite por abuso e o relacionamento saudavel é aquilo que falei de levantar a reputação do IP primeiro. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eloimarquessilva Postado Janeiro 13, 2011 Compartilhar Postado Janeiro 13, 2011 joaopaulo, os itens 1, 2, algumas coisas do 3, o rotacionamento de IPs do 4 e rotacionamento do item 5 (se nao me engano) o MTA que usamos faz tudo automatico e como é o mesmo MTA usado pela locaweb, Virid e companhia está explicado porque eles sao os mais famosos em e-mail marketing. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eloimarquessilva Postado Janeiro 13, 2011 Compartilhar Postado Janeiro 13, 2011 Outro detalhe dos mencionados é: IPs estão escassos, e ninguém vai dar de graça ou vender a preço baixo, até porque uso para "mailing" não é justificativa aceita por nenhum RIR e isso prejudica o provedor, principalmente se você for realmente sujar o IP e ficar querendo só rotacionar. É verdade, por isso a ideia do negocio é NÃO FAZER SPAM para NÃO SUJAR IPs. Nesse projeto que mencionei conseguimos comprar 125 IPs na Theplanet sem eles questionarem mas com certeza se for fazer algo maior vai precisar de uma classe inteira e eles nao vao liberar facil nao. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joaopaulo Postado Janeiro 13, 2011 Compartilhar Postado Janeiro 13, 2011 @eloimarquessilva Interessante, vou instalar aqui num VPS e fazer spamm para testar :) Thanks! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
eloimarquessilva Postado Janeiro 13, 2011 Compartilhar Postado Janeiro 13, 2011 @eloimarquessilva Interessante, vou instalar aqui num VPS e fazer spamm para testar :) Thanks! Velho o MTA que usamos chama-se PowerMTA. Eles disponibilizam 30 dias de teste. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joaopaulo Postado Janeiro 13, 2011 Compartilhar Postado Janeiro 13, 2011 (editado) @eloimarquessilva Ui, já me espinhei com as condiçoes comerciais deles... Nao compensa.. só para big clientes.. parece q minha app mailing vai ficar perder em pouca coisa... pois o quesito de higienizaçao estamos quites :) Mas nao sei se compensa programar a nível de protocolo para desenvolver um MTA desse nipe, trabalhar a nível de app consumiria um pouco mais de recursos porém seria mt mais adaptavel a diferentes mta's e teria menos dores de cabeças com vulnerabilidades e correlacionados. Abraços Editado Janeiro 13, 2011 por joaopaulo Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados