Marcelo Maffezoli Postado Março 13, 2014 Compartilhar Postado Março 13, 2014 Amigos, Estou querendo contratar um plano dessa empresa para hospedar os sites que desenvolvo. Obviamente que eu não vou transferir meus clientes para lá de imediato, mas gostaria de começar a aprender o funcionamento de um servidor web para um dia hospeda-los sem precisar contratar uma revenda/vps. Alguém poderia me dar uma luz de por onde começar? Preciso instalar o servidor web certo? Aqui não entendo bem, mas Apache, Nginx e Cloudflare são as opções? SO: Pretendo usar o Ubuntu PHP, MySQL, Servidor de E-mail eu instalo como? Além disso, como fica a questão da segurança? Firewall e tudo mais? Painel de Controle eu Li algo sobre o Ajenti. Desculpem as perguntas. Não quero que escrevam o passo-a-passo detalhado de como montar/configurar esse servidor. Mas o que puderem postar já será de grande valia! Se quiserem mandar alguns links, agradeço também. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Robert Birschener Postado Março 13, 2014 Compartilhar Postado Março 13, 2014 Não sei qual a plataforma você usa, mas a Angélica tem um post bem bacana no blog dela: http://webangel.com.br/linux/instalando-nginx-php-mysql-postfix-phpmyadmin-wordpress-5-minutos Qualquer dúvida específica deixa ai que tento ajudar. 1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Maffezoli Postado Março 13, 2014 Autor Compartilhar Postado Março 13, 2014 Isso realmente pode me ajudar muito, obrigado! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre B Postado Março 13, 2014 Compartilhar Postado Março 13, 2014 lembrando apenas uma coisa, se você utiliza/pretende utilizar cPanel, ele digamos, "faz" tudo isso, depois é questão de configuração ideal e ai você pula pro quesito "segurança desse servidor". outra coisa, SO, você disse que pretende usar ubunto, hum, vai usar cPanel? posso dar uma dica de amigo, vai de CentOS 5.X 64bits. PS.: não conheço o painel Ajenti, por isso citei cPanel. espero ter ajudado, qualquer coisa, só chamar. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Maffezoli Postado Março 13, 2014 Autor Compartilhar Postado Março 13, 2014 Então... pelo menos por enquanto não pretendo usar cPanel. Primeiro porque os meus clientes não tem acesso nenhum ao painel. Assim, desde que eu aprenda a realizar as tarefas basicas (criar/apagar contas de e-mail, bancos, subdominios, dominios estacionados, etc) diretamente, sem precisar de painel, sem problemas! Além disso, eu li em vários lugares que o cPanel utiliza muitos recursos do servidor e que um servidor limpo rodaria melhor as aplicações. É bom que já economizo alguma grana com licença. Quanto ao Ajenti, eu descobri ele aqui no fórum primeiramente: http://ajenti.org - Por enquanto é só um painel para administrar o servidor. O painel de hosting está na fase beta. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Renato Frota Postado Março 13, 2014 Compartilhar Postado Março 13, 2014 Marcelo, tenho revendas rodando com Virtualmin GPL (o gratuito), até mesmo com integração WHMCS (útil pra você que gerencia domínios/WP de vários clientes). Faço o trabalho de integração para você (até te ensino via acesso remoto, pra você fazer no segundo servidor em diante). Se tiver interesse, manda MP. Também recomendo pra você: http://www.managewp.com Obs: vi seu post na comunidade WordPress do FB, ia entrar em contato com você por lá, mas coincidentemente vi seu tópico aqui... Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joaopaulo Postado Março 13, 2014 Compartilhar Postado Março 13, 2014 Recomendo o ISPConfig com Ubuntu Server. É um painelzinho até do nível coxão mole (é carne, mas não presta pra churrasco, como picanha cPanel), mas instala tudo isso que você precisa e um pouco mais ainda. Fazer algumas coisas na mão para iniciantes é complicado, tal como criar caixas de email diretamente no dovecot ou corier. Há muitos how-to ensinando a configurar e fazer o milagre da coisa. Como este... Eu particularmente gosto da versão 12.04 (LTS, ou seja, suporte de longo prazo. Nesse ano sai a 14.04 LTS), tenho um servidor nessa config rodando há de 310 dias com picos diários de 9.800 visitantes simultâneos. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Administração AngelCosta Postado Março 13, 2014 Administração Compartilhar Postado Março 13, 2014 Ei, marcelo, beleza??? Que coisa! Ontem mesmo eu criei um droplet na digitalocean pra brincar.... Eu instalei o serverpilot para testar, mas ele não tem email - vou usar apps ou windows live domains. Não recomendo o ajenti, a documentação é pouca e o suporte menor ainda. Se você quer painel com email, use o zpanel: http://benpowell.org/setup-digital-ocean-droplet-zpanel-configured-dkim-spf-records/ O bom dos painéis é que a maioria instala tudo que vc precisa, mas também é bacana meter a cara e aprender algumas coisinhas de servidor... Por acaso, eu ia fazer exatamente um post no webangel sobre criar um droplet no digital ocean hoje ou amanhã, mas se tiver pressa eu tô no gtalk/hangouts, basta chamar. 'Cause he's my best friend, he's my pal. He's my homeboy, my rotten soldier. He's my sweet cheese. My good-time boy. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Maffezoli Postado Março 13, 2014 Autor Compartilhar Postado Março 13, 2014 @renato - Muito legal esse Manage WP! E os preços estão super dentro também. Vou analisar bem isso e acho que vou acabar testando. Até 5 sites é gratuito mesmo! @JP - Valeu! A versão que tem lá é a 12.04 LTS mesmo e é essa que eu pretendo usar. @Angel - Me passa seu contato no gtalk! =) Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sales Mendes Postado Março 13, 2014 Compartilhar Postado Março 13, 2014 Amigos, Estou querendo contratar um plano dessa empresa para hospedar os sites que desenvolvo. Obviamente que eu não vou transferir meus clientes para lá de imediato, mas gostaria de começar a aprender o funcionamento de um servidor web para um dia hospeda-los sem precisar contratar uma revenda/vps. Alguém poderia me dar uma luz de por onde começar? Preciso instalar o servidor web certo? Aqui não entendo bem, mas Apache, Nginx e Cloudflare são as opções? SO: Pretendo usar o Ubuntu PHP, MySQL, Servidor de E-mail eu instalo como? Além disso, como fica a questão da segurança? Firewall e tudo mais? Painel de Controle eu Li algo sobre o Ajenti. Desculpem as perguntas. Não quero que escrevam o passo-a-passo detalhado de como montar/configurar esse servidor. Mas o que puderem postar já será de grande valia! Se quiserem mandar alguns links, agradeço também. Eu uso a DigitalOcean com a configuração abaixo: Nginx - Otimizado Percona - Otimizado Varnish PHP APC ISPCONFIG Email achei melhor colocar no google apps ou windows live, pois meu foco e velocidade e desempenho na loja virtual. feito isso a loja virtual (Magento) carrega em 0.4 segundos Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados