inbloombr Postado Abril 19, 2012 Compartilhar Postado Abril 19, 2012 Galera, não consegui me segurar e tive de postar nesta seção também =) Creio que todo mundo aqui um dia sonha em montar um datacenter. Simplificando ao máximo, o que seria necessário para efetuar tal OBRA DIVINA.. :rolleyes: ??? A minha visão rasa enxerga o seguinte: Primeiramente o espaço para tal Liberação e cpnj para execução das atividades. Sistema anti-incêndio Salas refrigeradas (calculo de btu?) Gerador de X potencia (diesel, gasolina etc). Cabeamento estruturado Rack para os servidores. Uns 5 xeon completo pra começar Mais algumas máquinas homeuser para servidor de games. Sistema de backup Infra da cisco ou similar Links de internet dedicados Sei que isso exige muitas pessoas para ser executado, e valores muitos altos. Não estou contando aqui, a equipe necessária para entregar e manter um serviço de qualidade, bem como mensurar monstruoso investimento. Todos sabemos que isso chega aos milhões facilmente. Mas que tal mensurarmos isso nos dias atuais? Todo material que encontrei na internet está ultrapassado. Para cada um dos itens descritos, em média valor do investimento e detalhe dos equipamentos. Sinta-se a vontade para adicionar itens, quem sabe ao final do tópico, conseguimos criar um material completo. E que possa ser executado em breve com ação de investidores externos. Este tópico é fruto da classificação do Fórum que me intrigou: Montou um DC no quintal PS: propostas de venda de hospedagem e afins, bem como parcerias estão descartadas de início, poupe seu tempo e limpe o fórum! :ph34r: Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
zanin Postado Abril 19, 2012 Compartilhar Postado Abril 19, 2012 Primeiro, dinheiro! kkkk Depois o resto fica fácil. HUAhuAh Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rocha Neto Postado Abril 19, 2012 Compartilhar Postado Abril 19, 2012 siuhaisuhiah pura verdade Zanin. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tio da TI Postado Abril 19, 2012 Compartilhar Postado Abril 19, 2012 Primeiro, dinheiro! kkkk Depois o resto fica fácil. HUAhuAh E muito... Principalmente para manter, tem muita gente que acha que montar um DC é instalar uns servidores e sair vendendo. Hoje, não tenho como meta ter um DC, até porque com uma boa parceria, não é interessante você ter um DC. Se um DC já existente te dá qualidade, segurança, tecnologia atualizada, etc e etc... Não preciso ter o custo de montar/manter um DC. Mas ao @andrecarrano, se é teu "sonho". Segue em frente... Mas é preciso muito conhecimento, planejamento e objetivos bem estruturados. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cassiano Teixeira Postado Abril 19, 2012 Compartilhar Postado Abril 19, 2012 Neste caso, dinheiro é quase tudo. Só não é melhor do que o conhecimento, boas ideias e ideologia.. Tirando isso, o resto se compra/adquire com dinheiro. (pessoas capacitadas, estrutura, equipamentos e etc) Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joaopaulo Postado Abril 19, 2012 Compartilhar Postado Abril 19, 2012 Um DC de quintal só precisa de um roteador, ips, PCs e baterias de caminhão... um ar condicionado é bem vindo.. Agora se você está pensando em algo mais sério, vai precisar de 1 rack e 1 extintor. hauahauhauahaua Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
inbloombr Postado Abril 19, 2012 Autor Compartilhar Postado Abril 19, 2012 A intenção do tópico é criar um estudo sobre DataCenter. E não, encontrar motivos de porque não fazer. Dinheiro é tudo mesmo, conforme mencionei, um projeto de milhões. Apesar de existirem muitas empresas no ramo, faltam produtos diferenciados devido a falta de iniciativa. Apontar um problema para não discutir sobre tal assunto, é uma falta de iniciativa. O intuito é falar sobre infra-necessária. Não é bem meu sonho este... E sim! Mas gostaria de aprender mais sobre como funciona, principalmente a diferença entre fazer algo profissional e algo de quintal. =) Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
inbloombr Postado Abril 19, 2012 Autor Compartilhar Postado Abril 19, 2012 Um DC de quintal só precisa de um roteador, ips, PCs e baterias de caminhão... um ar condicionado é bem vindo.. Agora se você está pensando em algo mais sério, vai precisar de 1 rack e 1 extintor. hauahauhauahaua huahuahuahuahua!!! :rolleyes: Esqueci na lista. Extintor e liberação do corpo de bombeiros. Aqui temos tudo sobre sistemas de incêndio. Seria um bom início para gastar meu milhão. http://www.archiproducts.com/pt/645/equipamentos-anti-incendio-e-de-extincao-sistemas-anti-incendio-especiais.html Acho que uma boa fatia ia para a cisco também.. Mas não tenho conhecimento nem para saber o que comprar. http://www.cisco.com/web/BR/produtos/routers/index.html Servidores...Quais as marcas mais usadas? HP e DELL? Daria tranquilamente para utilizar paraguations? Acredito que o suporte e garantia valem mais a pena! http://h71028.www7.hp.com/enterprise/w1/en/servers.html?404m=newcclltow1en2 http://www.dell.com/br/corporativo/p/enterprise-products.aspx?c=br&l=pt&s=biz&~ck=mn Será que consigo extrair um subproduto deste tópico em forma de uma proposta de negócio para investidor? Vamos eu sei que vocês conseguem, respondam quando houver tempo! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gerson Porto Postado Abril 19, 2012 Compartilhar Postado Abril 19, 2012 Como disseram acima. "Primeiro dinheiro" com o dinheiro você consegue tudo. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tio da TI Postado Abril 19, 2012 Compartilhar Postado Abril 19, 2012 Uns 5 xeon completo pra começar Não quero, de forma alguma, te desencorajar da empreitada. Tudo tem um começo. Mas 5 Xeon's não fazem um DataCenter, essa é a minha opinião. Uma empresa de SP, final de 2011, tirou certificação Tier 3 para o datacenter (basicamente: consumo energia/climatização/segurança/combate incêndio/controle acesso/monitoramento). Em números: R$ 3 milhões de investimento. E estamos falando em um datacenter empresarial, que atende clientes dispondo soluções SaaS. Quando os colegas acima citaram custos, ter $$$ para começar, etc, estavam falando sério. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados