JMonteiro Postado Maio 24, 2012 Compartilhar Postado Maio 24, 2012 Para o Varnish funcionar bem de verdade ele deve estar em outro servidor. Já usei esse plugin p/cPanel e funcionou, mas quando botei ele em outro servidor só para ele foi 100x melhor, sem falar que eu montei a configuração ideal para o meu uso. O Varnish depende muito da configuração de cache dos sites, se seu site não está preparado (ex usar Cache Control: no-cache) o Varnish não vai poder ajudar muito, a não ser que você mande ele 'cachear' na marra nas configurações. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Angel Junior Postado Maio 24, 2012 Compartilhar Postado Maio 24, 2012 Para o Varnish funcionar bem de verdade ele deve estar em outro servidor. Já usei esse plugin p/cPanel e funcionou, mas quando botei ele em outro servidor só para ele foi 100x melhor, sem falar que eu montei a configuração ideal para o meu uso. O Varnish depende muito da configuração de cache dos sites, se seu site não está preparado (ex usar Cache Control: no-cache) o Varnish não vai poder ajudar muito, a não ser que você mande ele 'cachear' na marra nas configurações. JMonteiro, Não compreendi bem quando você falou, que ele funciona melhor em outro servidor. Poderia explicar melhor ? O Cache não deve ser aonde a aplicação esta rodando ? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JMonteiro Postado Maio 24, 2012 Compartilhar Postado Maio 24, 2012 Não, pois ai ele estará competido por recursos com a aplicação (ram, processador, banda). O Varnish faz cache de objetos, uma imagem (.jpg, .png e etc), uma página de um site (o arquivo final gerado pelo php/asp, o html) e serve para o cliente. Consome muita ram, e isto fica indisponível para a aplicação. Você terá maior controle sobre o Varnish. Consegui explicar melhor? Eu achei essa explicação pior que a primeira. Mas tudo depende do seu planejamento, do jeito que está também funciona bem. --- Um exemplo legal, tenho um site que não consome mais de 200MB no servidor do cPanel (só cPanel), quando subi um servidor de cache para ele o Varnish consumia pelo menos 700MB. Isso porque botei para fazer cache por bastante tempo (muitas imagens estaticas), muitas páginas e o Varnish bem configurado, no começo passou de 1GB e ainda dando muito MISS (quando o varnish não tem em cache e passa para o apache). Por isso que precisa de muita ram. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Angel Junior Postado Maio 24, 2012 Compartilhar Postado Maio 24, 2012 JMonteiro, Acho que não foi bem isto, perguntei mesmo sobre colocar ele em outro servidor, para mim ele funcionava junto do apache ao modelo do nginx, mais pelo que você esta me falando ele é uma aplicação separada, achei que funcionava tipo proxy. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Postado Maio 24, 2012 Compartilhar Postado Maio 24, 2012 JMonteiro, Pelo que entendi você falando, então é possivel colocar o varnish cache separado em outros servidor, pro exemplo, daria pra eu colocar um VPS com boa memória só para rodar o Varnish e ele rodar como proxy num servidor dedicado? A configuração disso como é? na unha? ou o script do cpanel faz? abraço Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JMonteiro Postado Maio 24, 2012 Compartilhar Postado Maio 24, 2012 Ele funciona como um proxy, fica na frente do servidor web fazendo cache. Parecido com a configuração do Nginx. Quando ele tem o objeto em cache ele responde de imediato (rápido), quando não, acessa o servidor web (lento). A configuração é na unha, mas é bem simples. Só exige um bom acompanhamento, principalmente no inicio, depois de configurado quase não necessita de intervenções. O único painel que conheço é pago, e muito caro. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Angel Junior Postado Maio 24, 2012 Compartilhar Postado Maio 24, 2012 Ele funciona como um proxy, fica na frente do servidor web fazendo cache. Parecido com a configuração do Nginx. Quando ele tem o objeto em cache ele responde de imediato (rápido), quando não, acessa o servidor web (lento). A configuração é na unha, mas é bem simples. Só exige um bom acompanhamento, principalmente no inicio, depois de configurado quase não necessita de intervenções. O único painel que conheço é pago, e muito caro. Mais então, eu posso rodar o varnish em outro servidor ? Mais ao fazer isto eu não perco desempenho ? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Postado Maio 24, 2012 Compartilhar Postado Maio 24, 2012 JMonteiro, E no caso de um servidor cloud só para rodar o cache, você recomendaria quantos cores e quantos GB ram? Dá para colocar o cache para funcionar na frente do apache de dois ou mais servidores? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JMonteiro Postado Maio 25, 2012 Compartilhar Postado Maio 25, 2012 Angel, deve-se colocar em um servidor separado. Só vai perder desempenho quando ele não tiver em cache (praticamente só acontece quando o cache expira), ai ele vai pedir ao servidor web o conteúdo. Nisso você adiciona o ping entre os servidores. Mas no geral fica melhor, pois se bem configurado quase não vai acessar o servidor web e esse vai poder hospedar mais sites. Fernando, eu usava 1 core de um xeon 52xx com 2 GB de ram o o load era de 0.03. Mas não tenho nenhum site grande para testar, meu único grande cliente só tem muitos acessos em 1 único mês. Ainda não tive oportunidade de testar em algo grande. A Varnish Software afirma que ele pode ser 600x mais rápido =] Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Angel Junior Postado Maio 25, 2012 Compartilhar Postado Maio 25, 2012 Agora compreendi, na realidade o servidor principal vai ser com o Varnish, e o secundário com a aplicação em si. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados