Visitante Postado Fevereiro 4, 2012 Compartilhar Postado Fevereiro 4, 2012 Boa noite.. Estou pensando em montar um sistema de loja virtual, porém utilizando uma base opensource, tal como o Oscommerce. A princípio, iria utilizar uma licença na loja virtual, e utilizaria um encoder, tal como o Ioncube... Porém, a dúvida que tenho é: posso fazer isto? A licença cujo o freeware está registrado, permite isto? Como referência, tenho o Redhat, onde é utlizado uma base opensource, o código está na internet, porém não pode ser distribuído em forma binária (compilado).. Algum perito em GNU/GPL pode ajudar nisto? Obs: por favor, não polua o tópico com uma simples resposta "acho que sim". Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lucasippon Postado Fevereiro 4, 2012 Compartilhar Postado Fevereiro 4, 2012 Simplesmente você terá que ler toda a licença do sistema que utilizara como base, ver os possíveis problemas nos quais podem lhe causar, por isso acho que não. Ou você pode pegar o sistema realmente usar só como base e modifica-lo quase 80%, deixando os códigos o minimo possíveis parecidos e fingir que foi você que criou Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ESerra Postado Fevereiro 4, 2012 Compartilhar Postado Fevereiro 4, 2012 Se você for criar uma loja com base em outro que é GNU/GPL, você terá, entre outras coisas, que disponibilizar o código fonte, disponibilizar ela sem cobrar pelo uso (pode cobrar por suporte ou melhorias específicas), etc... Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joaopaulo Postado Fevereiro 4, 2012 Compartilhar Postado Fevereiro 4, 2012 Eu particularmente recomendo a OSCommerce para esse fim se e somente se você trabalhar muito bem com PHP. O fonte dela é super simples de se trabalhar, porém necessita-se de remover/modificar n funções para ela ficar rápida. Quanto a licença, recomendo que você leia esse link: http://www.oscommerc...about/copyright Em relação a licença GNU. No site deles há uma FAQ e inclusiva há sua pergunta, e há um texto estupendamente bom lá sobre a venda de licenças: http://www.gnu.org/p...ling.pt-br.html Até cito um pedacinho: A palavra "free" tem dois significados válidos em inglês: pode ser referente tanto a liberdade quanto a preço. Quando falamos de software livre ("free software", em inglês), estamos nos referindo a liberdade e não a preço. (Pense em "liberdade de expressão" ("free speech"), não em "cerveja grátis" ("free beer").) Precisamente, isso significa que um usuário é livre para executar, alterar e redistribuir o programa, com ou sem alterações. Algumas vezes, programas livres são distribuídos gratuitamente e, outras vezes, por determinado preço. Freqüentemente, o mesmo programa se encontra disponível das duas maneiras, em locais diferentes. O programa é livre independentemente do preço, porque os usuários têm liberdade para usar o mesmo. Programas não livres são comumente vendidos por um preço alto, mas, algumas vezes, uma loja lhe dará uma cópia sem cobrar nada. Mas isso não faz com que tais programas sejam software livre. Com ou sem preço, um programa como esse não é livre porque os usuários não têm liberdade. Uma vez que software livre não é uma questão de preço, um preço baixo não é mais livre ou mais próximo de ser livre. Então, se você está redistribuindo cópias de software livre, pode também cobrar uma taxa e ganhar dinheiro. Redistribuir software livre é uma atividade boa e válida; se você a efetua, pode também lucrar com a mesma. Resumindo a ópera: Se você for vender loja online (e não locar, como faz a tray, etc...) o código tem que ser necessariamente aberto, pois o usuário passa a ser o dententor do software e tem que ter toda a liberade possível (código aberto é uma delas). No tempo em que administrei um fórum de Oscommerce, um usuário recebeu um email de algum webdesigner louco pedindo a cópia do código fonte da loja online dele pois a Osc estava sobre licença GNU. Claro que ele não enviou, mas gerou essa mesma discussão por lá e a conclusão depois da leitura foi essa: ele não precisava enviar e muito menos vender para outrem. Abraços! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Visitante Postado Fevereiro 4, 2012 Compartilhar Postado Fevereiro 4, 2012 Eu particularmente recomendo a OSCommerce para esse fim se e somente se você trabalhar muito bem com PHP. O fonte dela é super simples de se trabalhar, porém necessita-se de remover/modificar n funções para ela ficar rápida. Quanto a licença, recomendo que você leia esse link: http://www.oscommerc...about/copyright Em relação a licença GNU. No site deles há uma FAQ e inclusiva há sua pergunta, e há um texto estupendamente bom lá sobre a venda de licenças: http://www.gnu.org/p...ling.pt-br.html Até cito um pedacinho: Resumindo a ópera: Se você for vender loja online (e não locar, como faz a tray, etc...) o código tem que ser necessariamente aberto, pois o usuário passa a ser o dententor do software e tem que ter toda a liberade possível (código aberto é uma delas). No tempo em que administrei um fórum de Oscommerce, um usuário recebeu um email de algum webdesigner louco pedindo a cópia do código fonte da loja online dele pois a Osc estava sobre licença GNU. Claro que ele não enviou, mas gerou essa mesma discussão por lá e a conclusão depois da leitura foi essa: ele não precisava enviar e muito menos vender para outrem. Abraços! Valeu João, tirou todas as dúvidas :P. Então acho que o canal é locar mesmo! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados