Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

endereço MAC da placa de rede com php


Posts Recomendados

Sim, ele pode ser modificado.. porém... 0,01% das pessoas fazem isso. A maioria nem sabe o que é Mac Address...

Não, não pode.

O que pode fazer é configurar o SO para repassar a informacao do MAC de forma alterada. Mas isso nao funciona em camada dois (ou camada de enlace), pois essa informação é transferida apenas entre as mídias.

Bom, na verdade, não é correto dizer que é impossível, mas os dispositivos de mídia, como a placa de rede, são controlados pelo IEEE, e há uma regra para a criacao do MAC, incluido a informacao do dispositivo e fabricante... Porém, se voce fizer um dipositivo caseiro, vc consiga gravar em uma E2PROM e regravar.. mas ai nao deverá funcionar na internet, pois pode colidir o MAC...

Enfim... Hehehe por via de regra, não dá para alterar...

Edit:

Voltando ao assunto do topico, tmbém acho dificil vc pegar essa informacao do cliente usando apenas PHP...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá para alterar sim, mas depende do dispositivo que está usando. A minha placa de rede do computador permite, tanto que quando dou boot com um linux qualquer aparece o Mac que alterei no Windows... Mas não são todas que permitem isso, mas se o objetivo é ter segurança, utilizar isso é falho de certa forma.

ps.: na época do "byte lascado" todas as placas de redes permitiam essa alteração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo vai depender da placa de rede em si. Na época das placas de rede ISA existiam muitas que poderiam mudar, inclusive usei muito esse recurso na época que trabalha com suporte, quando tínhamos que trocar placas pifadas, pois o sistema da empresa usava esse recurso de MacAdress para bloquear os acessos.

A minha placa de rede atual, que nem sei a marca, possibilita isso, mas confesso que faz um tempão que não vejo uma que suporte essa mudança. Essas placas baratinhas ou on-board em sua maioria não suportam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ joaopaulo

Respondendo ao amigo joaopaulo:

(vejo que vc esta confundindo tudo...

SSH e PHP só rodam do lado do servidor. Tudo é processado pelo servidor. Para vc pegar informaçoes de um pc, voce precisa que esse PC processe a informaçao e envie para o servidor.... aí entra o Java ou activeX, ambos são processados do lado do cliente e podem enviar informaçoes para o servidor...

O que voce precisa entender é que se o cliente nao enviar informaçoes, não há como o servidor recebe-las....)

O sistema em questão tem um formulario de login, e ao enviar esse formulário para o servidor, envia tb informações do lado cliente como :ip, sistema operacional, navegador etc....

Por isso pensei que com o PHP, tambem fosse capaz de pegar o MAC do lado cliente, entendeu?

Se eu usar ips ou Cookies para identificar a maquina, não vai rolar, pq não são fixos e mudam constantemente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo vai depender da placa de rede em si. Na época das placas de rede ISA existiam muitas que poderiam mudar, inclusive usei muito esse recurso na época que trabalha com suporte, quando tínhamos que trocar placas pifadas, pois o sistema da empresa usava esse recurso de MacAdress para bloquear os acessos.

A minha placa de rede atual, que nem sei a marca, possibilita isso, mas confesso que faz um tempão que não vejo uma que suporte essa mudança. Essas placas baratinhas ou on-board em sua maioria não suportam.

Hehehe assim dá mesmo, mas não é uma forma natural de ser feito. Dava para fazer pq o firmware ficava em CIs EPROM DIP32, que facilmente poderiam ser trocados ou copiados... Hoje em dia, como são SMD, acho dificil a placa de rede ter suporte "nativo" a alterar o MAC dela. Mas quanto a dúvida de pegar o MAC via PHP acho que ele não terá acesso a camada 2 assim não hein.

Mas voltando ao MAC e placas antigas, tinha uma função legal em algumas placas mae que dava para trocar o CI do BIOS "a quente" com uma função shadow sei la o que... Pegava duas placas iguais tirava o CI de uma e passava para outra para poder ligar e regravar o CI falho... hehehe Bons tempos hein...

@Sergio, de uma verificada nesse link: http://www.java2s.com/Code/Java/Network-Protocol/GetMACaddressofahostjavanetNetworkInterfacegetHardwareAddress.htm talvez lhe de uma luz....

Acho que esse link seja o mais indicado para seu caso: http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/355891-pegando-mac-address-em-php-com-servidor-linux/

Flws

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas voltando ao MAC e placas antigas, tinha uma função legal em algumas placas mae que dava para trocar o CI do BIOS "a quente" com uma função shadow sei la o que... Pegava duas placas iguais tirava o CI de uma e passava para outra para poder ligar e regravar o CI falho... hehehe Bons tempos hein...

Zanin, usei isso uma vez, acho que até hoje as placas-mães suportam isso, só que é uma operação delicada. A vez que tentei fazer descobri que a placa realmente abriu o bico, pois a bios dela grava na placa boa funcionou direitinho na placa boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?