Jump to content

Cuidado com a LER


Recommended Posts

Eu falo isso de conhecimento de causa. A gente que passa muito tempo defronte a um computador teclado de cá para lá esquece as vezes que somos feitos de carne e osso e precisamos tomar cuidado com a nossa postura. Operei o punho esquerdo duas vezes por não dar atenção a isso e ainda tenho dois calos no punho direito por causa da digitação que vão ser retirados ainda. Por isso coloco aqui algumas recomendações para que os amigos não passem pelo que já passei.

====================================================================================================

Atualmente é difícil imaginar a vida sem computador. Trabalho, pesquisas ou horas de lazer teclando. E as reclamações sobre dores no corpo são constantes...Toda essa atividade pode provocar a L.E.R – lesão por esforço repetitivo, ou D.O.R.T. -Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho. A L.E.R não é o diagnóstico mas a causa de doenças como a tendinite -inflamação do tendão.

Ela é geralmente mais associada ao trabalho informatizado, e representa quase 70% do conjunto das doenças profissionais registradas no Brasil, mas, na verdade, qualquer prática de atividade repetitiva pode desencadear lesões, como no caso do esporte.

Alguns fatores favorecem o aparecimento da L.E.R. Ergonomia inadequada, estresse e baixa temperatura. Com o intuito de estabelecer parâmetros que permitissem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, criou-se a Norma Regulamentadora 17.

A fisioterapeuta Maria C. Santos da Universidade de São Paulo - USP, do LIIST – Laboratório de Investigação e Intervenção em Saúde do Trabalho, adverte para o problema. `Quanto mais o indivíduo puder administrar as horas de trabalho em relação ao esforço praticado, menor a chance de lesões´. A relação do indivíduo com o trabalho é muito importante. `É necessário prestar atenção na psicodinâmica do trabalho´, completa.

Como diagnosticar: A L.E.R caracteriza-se por uma sensação de dor, fadiga e fraqueza persistentes. Ela pode ser encontrada em diferentes graus levando até mesmo a incapacidade total de trabalho.

Prevenção: Com objetivo de prevenir doenças em todas as pessoas que passam horas frente ao computador, o ideal é fazer uma pausa de hora em hora de 5 a 10 minutos para alongar o corpo.

A terapeuta Maria C. Santos desenvolveu uma série de alongamento para prevenir as lesões. Os exercícios podem ser feitos ao longo do dia, com 5 a 10 repetições de cada movimento com descanso de 3 segundos entre as séries.

EXERCÍCIOS PARA PREVENÇÃO

Espreguiçar: Junte as mãos e faça o movimento de alcançar o teto.

Alongamento coluna: Incline a cabeça lateralmente e conte até 8. Volte a posição inicial e repita o mesmo movimento do lado contrário.

Alongamento coluna: Leve o queixo até o peito e volte a pose inicial. Leve a cabeça para trás para olhar o teto.

Alongamento da coluna do antebraço: 1- Pressionando com a mão oposta segure o dorso da mão dobre o punho para baixo suavemente e conte até 8 empurrando depois relaxe. 2- Com apoio na palma da mão puxe o punho para cima alongando os flexores do punho. Faça os mesmos movimentos invertendo os braços.

Alongamento de ombro: Puxe o braço na linha média do corpo tracionando suavemente na altura do cotovelo para alongar a musculatura do ombro.

Alongamento de manguito rotador: musculatura do ombro

Rotação externa – posicione o braço atrás da cabeça puxando pelo cotovelo com a mão para o chão como se fosse coçar as costas.

ALERTA: Toda dor persistente deve ter a causa investigada por um especialista. Consulte um médico

Fonte: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1658685-saiba-como-prevenir/#ixzz1Smr5dSZe

Link to comment
Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

Do you agree with our terms?