Jump to content

Diferença de latência: Europa vs. Canadá para o Brasil

ricgv

Recommended Posts

Estou pensando em migrar meu servidor da França para o Canadá. Será que isso traria uma melhora significativa na usabilidade para acesso remoto a partir do Brasil?
Com a chegada da nova linha de servidores da Kimsufi, a oferta de servidores a preços de "banana" não está mais restrita à Europa.
Se não fosse pela taxa de instalação que eles cobram, eu já teria feito a troca.

Muitos aqui no fórum comentam que a alta latência para a Europa inviabiliza a utilização no Brasil. Fico curioso para entender quais tipos de aplicações são essas. No meu ponto de vista, as mais afetadas são o acesso remoto e, ainda mais, a VoIP.
Se alguém quiser testar a latência de um acesso remoto pelo noVNC na França, tenho um servidor aberto aqui: nov.projeto127.se.

Quais aplicações vocês hospedam que são mais sensíveis à latência? Gostaria de ouvir suas experiências!

São bem raras as rotas que usam o cabo submarino Brasil-Europa, devido a seu custo. Assim, a tendência geral é que a latência seja significativamente menor no Canadá do que na França. 

VoIP não tem problema com latência, desde que ela seja inferior a 600ms; VoIP é sensível a variação de latência (jitter), e o ponto é que quanto maior o caminho, maiores as chances para a latência variar. 

Serviços Web também são sensíveis a latência; tempo de carregamento de um objeto sobe linearmente com a latência, mesmo que a banda disponível no cliente e no servidor fossem infinitas. E se o tempo de resposta subir acima de um determinado patamar, a percepção muda bruscamente de rápido para lento, devido à ansiedade inerente aos seres humanos. 

Mas o que pode ser usado para mitigar esse problema é usar CDN para distribuir os objetos estáticos, fazendo com que o impacto da latência seja bem menos percebido. 

Em 22/09/2024 em 14:20, ricgv disse:

Estou pensando em migrar meu servidor da França para o Canadá. Será que isso traria uma melhora significativa na usabilidade para acesso remoto a partir do Brasil?
Com a chegada da nova linha de servidores da Kimsufi, a oferta de servidores a preços de "banana" não está mais restrita à Europa.
Se não fosse pela taxa de instalação que eles cobram, eu já teria feito a troca.

Muitos aqui no fórum comentam que a alta latência para a Europa inviabiliza a utilização no Brasil. Fico curioso para entender quais tipos de aplicações são essas. No meu ponto de vista, as mais afetadas são o acesso remoto e, ainda mais, a VoIP.
Se alguém quiser testar a latência de um acesso remoto pelo noVNC na França, tenho um servidor aberto aqui: nov.projeto127.se.

Quais aplicações vocês hospedam que são mais sensíveis à latência? Gostaria de ouvir suas experiências!

Meus servidores estão em Portugal e tenho vários clientes no Brasil, a velocidade media dos links de internet melhorou muito, acesso via RDP, sites, backup, nextcloud, tem funcionado bem, para site você ainda pode usar um CDN que ajudao site a fica com velocidade como se estivesse hospedado no Brasil. 

Outra vantagem, como hardware aqui é muito mais barato, você consegue entregar maquinas melhores.

O acho que sentem maior diferença é para jogos, acho que é onde se exigem mais ping mais baixo possível.

Suporte TI & Service Provider - Visite nosso novo site