Jean A. Silva Postado Outubro 8, 2021 Compartilhar Postado Outubro 8, 2021 Prezados, boa noite! Tudo bem?. Adquirir recentemente um servidor na Soyoustart com 4x2, portanto eu quero usar o RAID 0 no mesmo, usar todo o espaço no sistema de arquivo, portanto todas as alternativas estou sem sucesso, alguém poderia me auxiliar por favor?. Segue abaixo um resumo de como está o esquema atualmente. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LucianoZ Postado Outubro 8, 2021 Compartilhar Postado Outubro 8, 2021 Para você montar uma RAID 0 você precisa fazer isso na customização de sua instalação pelo painel da Soyoustart, se acaso não houver opção provavelmente você terá que instalar o OS de forma manual com algum IPMI para poder montar a RAID. 1 Citar Chamou? Estamos ai! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jaime Silva Postado Outubro 8, 2021 Compartilhar Postado Outubro 8, 2021 Pelo que vemos na imagem, você dispõe de 3 discos que nem sequer estão particionados, então isso deve ser fácil. # Cria o RAID 0 com os 3 discos mdadm --create --verbose /dev/md0 --level=0 --raid-devices=3 /dev/sdb /dev/sdc /dev/sdd # Cria uma única partição usando todo o espaço disponível parted -a optimal /dev/md0 mkpart primary 0% 100% # Formata o sistema de arquivos para EXT4 mkfs.ext4 /dev/md0 # Cria o ponto de montagem e deixa o disco pronto para uso mkdir /storage mount /dev/md0 /storage # Edita o arquivo /etc/fstab para que o sistema monte a partição na inicialização /dev/md0 /storage ext4 relatime,errors=remount-ro 0 2 1 Citar Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MMHospedagem Postado Outubro 8, 2021 Compartilhar Postado Outubro 8, 2021 Em 07/10/2021 em 21:26, Jean A. Silva disse: Prezados, boa noite! Tudo bem?. Adquirir recentemente um servidor na Soyoustart com 4x2, portanto eu quero usar o RAID 0 no mesmo, usar todo o espaço no sistema de arquivo, portanto todas as alternativas estou sem sucesso, alguém poderia me auxiliar por favor?. Segue abaixo um resumo de como está o esquema atualmente. Bom dia! Como vai? Por padrão os servidores da soyoustart vão como RAID 1, você pode alterar da seguinte forma. 1° Clique em reinstall 2° Marque a opção (Custom Installation) 3° Delete todas as partições que existe no HD 4° Crie primeiro a partição /boot com RAID 1 5° Crie uma partição de 500GB em /root em RAID 0 6° Crie uma partição com em /home com raid 0 com a opção (Use the remaining space) selecionada! Depois só seguir ate o final para finalizar sua instalação Note que o sistema ira montar o raid 0 no /home com todos os HD. Espero ter ajudado. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sr Mister Postado Outubro 8, 2021 Compartilhar Postado Outubro 8, 2021 Boa tarde, eu sei fazer isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jean A. Silva Postado Outubro 8, 2021 Autor Compartilhar Postado Outubro 8, 2021 Em 07/10/2021 em 22:44, LucianoZ disse: Para você montar uma RAID 0 você precisa fazer isso na customização de sua instalação pelo painel da Soyoustart, se acaso não houver opção provavelmente você terá que instalar o OS de forma manual com algum IPMI para poder montar a RAID. Obrigado pela ajuda. Em 08/10/2021 em 06:00, Jaime Silva disse: Pelo que vemos na imagem, você dispõe de 3 discos que nem sequer estão particionados, então isso deve ser fácil. # Cria o RAID 0 com os 3 discos mdadm --create --verbose /dev/md0 --level=0 --raid-devices=3 /dev/sdb /dev/sdc /dev/sdd # Cria uma única partição usando todo o espaço disponível parted -a optimal /dev/md0 mkpart primary 0% 100% # Formata o sistema de arquivos para EXT4 mkfs.ext4 /dev/md0 # Cria o ponto de montagem e deixa o disco pronto para uso mkdir /storage mount /dev/md0 /storage # Edita o arquivo /etc/fstab para que o sistema monte a partição na inicialização /dev/md0 /storage ext4 relatime,errors=remount-ro 0 2 Perfeito, muito obrigado, irei efetuar essa instrução. Em 08/10/2021 em 09:57, Maik V Oliveira disse: Bom dia! Como vai? Por padrão os servidores da soyoustart vão como RAID 1, você pode alterar da seguinte forma. 1° Clique em reinstall 2° Marque a opção (Custom Installation) 3° Delete todas as partições que existe no HD 4° Crie primeiro a partição /boot com RAID 1 5° Crie uma partição de 500GB em /root em RAID 0 6° Crie uma partição com em /home com raid 0 com a opção (Use the remaining space) selecionada! Depois só seguir ate o final para finalizar sua instalação Note que o sistema ira montar o raid 0 no /home com todos os HD. Espero ter ajudado. Muito obrigado pela ajuda. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jean A. Silva Postado Outubro 9, 2021 Autor Compartilhar Postado Outubro 9, 2021 (editado) Em 08/10/2021 em 06:00, Jaime Silva disse: Pelo que vemos na imagem, você dispõe de 3 discos que nem sequer estão particionados, então isso deve ser fácil. # Cria o RAID 0 com os 3 discos mdadm --create --verbose /dev/md0 --level=0 --raid-devices=3 /dev/sdb /dev/sdc /dev/sdd # Cria uma única partição usando todo o espaço disponível parted -a optimal /dev/md0 mkpart primary 0% 100% # Formata o sistema de arquivos para EXT4 mkfs.ext4 /dev/md0 # Cria o ponto de montagem e deixa o disco pronto para uso mkdir /storage mount /dev/md0 /storage # Edita o arquivo /etc/fstab para que o sistema monte a partição na inicialização /dev/md0 /storage ext4 relatime,errors=remount-ro 0 2 Ficou nessa mensagem na segunda opção. Em 09/10/2021 em 12:45, Jean A. Silva disse: Ficou nessa mensagem na segunda opção. @Jaime Silva Em 08/10/2021 em 06:00, Jaime Silva disse: Pelo que vemos na imagem, você dispõe de 3 discos que nem sequer estão particionados, então isso deve ser fácil. # Cria o RAID 0 com os 3 discos mdadm --create --verbose /dev/md0 --level=0 --raid-devices=3 /dev/sdb /dev/sdc /dev/sdd # Cria uma única partição usando todo o espaço disponível parted -a optimal /dev/md0 mkpart primary 0% 100% # Formata o sistema de arquivos para EXT4 mkfs.ext4 /dev/md0 # Cria o ponto de montagem e deixa o disco pronto para uso mkdir /storage mount /dev/md0 /storage # Edita o arquivo /etc/fstab para que o sistema monte a partição na inicialização /dev/md0 /storage ext4 relatime,errors=remount-ro 0 2 Mas criou normal os discos. Editado Outubro 9, 2021 por Jean A. Silva Mencionando a resposta da pessoa. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jaime Silva Postado Outubro 9, 2021 Compartilhar Postado Outubro 9, 2021 Deve ter algum problema com a versão do parted. Tente deste modo: parted /dev/md0 Digite unit mib Partition type? Digite primary File system type? Digite ext4 Start? Digite 1mib End? Digite 100% 0 Citar Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.