Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Alerta: Current Pending Sector


Posts Recomendados

Fala pessoal do PHD, tudo certo?

Tenho alguns servidores na OVH/SYS e, hoje pela manhã, recebi o seguinte e-mail por parte de um destes servidores:

Device: /dev/sdb [SAT], 1 Currently unreadable (pending) sectors

Bem, na hora que li isto já imaginei que algum HD estava indo para o beleléu.

Pois bem, em contato com o suporte do datacenter, foi solicitado executar alguns comandos e, confirmou-se o problema no disco sdb.

[root@~]# smartctl -a /dev/sdb
 
1 Raw_Read_Error_Rate 0x000b 079 079 016 Pre-fail Always - 37028108
5 Reallocated_Sector_Ct 0x0033 100 100 005 Pre-fail Always - 11
7 Seek_Error_Rate 0x000b 100 100 067 Pre-fail Always - 0
196 Reallocated_Event_Count 0x0032 100 100 000 Old_age Always - 11
197 Current_Pending_Sector 0x0022 100 100 000 Old_age Always - 1
198 Offline_Uncorrectable 0x0008 100 100 000 Old_age Offline - 0
199 UDMA_CRC_Error_Count 0x000a 200 200 000 Old_age Always - 0
 
Quando estes valores são diferentes de 0, significa que o disco está com problemas: https://en.wikipedia.org/wiki/S.M.A.R.T.#ATA_S.M.A.R.T._attributes .
Como tal, o disco terá de ser substituído o quanto antes.
 
Então vem minha pergunta. Alguém já passou por uma situação parecida? Lembrando que o servidor está em RAID 1, por ter dois HDs replicados.
Após o procedimento de troca do HD, algum comando adicional precisa ser feito ou o novo HD será reconhecido automaticamente?
 
Valeu!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, PauloNichio disse:

Fala pessoal do PHD, tudo certo?

Tenho alguns servidores na OVH/SYS e, hoje pela manhã, recebi o seguinte e-mail por parte de um destes servidores:

Device: /dev/sdb [SAT], 1 Currently unreadable (pending) sectors

Bem, na hora que li isto já imaginei que algum HD estava indo para o beleléu.

Pois bem, em contato com o suporte do datacenter, foi solicitado executar alguns comandos e, confirmou-se o problema no disco sdb.

[root@~]# smartctl -a /dev/sdb
 
1 Raw_Read_Error_Rate 0x000b 079 079 016 Pre-fail Always - 37028108
5 Reallocated_Sector_Ct 0x0033 100 100 005 Pre-fail Always - 11
7 Seek_Error_Rate 0x000b 100 100 067 Pre-fail Always - 0
196 Reallocated_Event_Count 0x0032 100 100 000 Old_age Always - 11
197 Current_Pending_Sector 0x0022 100 100 000 Old_age Always - 1
198 Offline_Uncorrectable 0x0008 100 100 000 Old_age Offline - 0
199 UDMA_CRC_Error_Count 0x000a 200 200 000 Old_age Always - 0
 
Quando estes valores são diferentes de 0, significa que o disco está com problemas: https://en.wikipedia.org/wiki/S.M.A.R.T.#ATA_S.M.A.R.T._attributes .
Como tal, o disco terá de ser substituído o quanto antes.
 
Então vem minha pergunta. Alguém já passou por uma situação parecida? Lembrando que o servidor está em RAID 1, por ter dois HDs replicados.
Após o procedimento de troca do HD, algum comando adicional precisa ser feito ou o novo HD será reconhecido automaticamente?
 
Valeu!

Espero que tenha backup pois depender do suporte é bem complicado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, dawnkeeptecnologia disse:

Espero que tenha backup pois depender do suporte é bem complicado

Sim sim, a máquina está funcionando normalmente, pois como citei, há RAID entre os HDs.

Já iniciei inclusive um backup completo do servidor para outra localidade, pensando no pior. Só queria entender se é preciso executar algum comando antes da troca do HD e depois. Esta é a primeira vez que me deparo com um problema deste tipo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, PauloNichio disse:

Sim sim, a máquina está funcionando normalmente, pois como citei, há RAID entre os HDs.

Já iniciei inclusive um backup completo do servidor para outra localidade, pensando no pior. Só queria entender se é preciso executar algum comando antes da troca do HD e depois. Esta é a primeira vez que me deparo com um problema deste tipo.

RAID Hardware ou Software? Nos nossos servidores da Dell quando ocorre isso como é RAID Hardware a controladora faz tudo de forma automática

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, dawnkeeptecnologia disse:

RAID Hardware ou Software? Nos nossos servidores da Dell quando ocorre isso como é RAID Hardware a controladora faz tudo de forma automática

Imagino eu que seja Raid Software.

Duvido muito a OVH/SYS querer fazer isto por Hardware hahahaha

Ao questionar eles, apenas me responderam isto:

A troca do disco pode levar entre 6 a 30 minutos, e durante o processo o servidor terá de ser desligado.
Estando em RAID, por norma bastará a OVHcloud introduzir o novo disco e vocês sincronizaram tudo manualmente para que tudo volte ao normal - https://docs.ovh.com/pt/dedicated/raid-soft/ .
 
Porém, o backup é sempre necessário pois a OVHcloud não se responsabiliza pela perda de dados.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, PauloNichio disse:

Imagino eu que seja Raid Software.

Duvido muito a OVH/SYS querer fazer isto por Hardware hahahaha

Ao questionar eles, apenas me responderam isto:

A troca do disco pode levar entre 6 a 30 minutos, e durante o processo o servidor terá de ser desligado.
Estando em RAID, por norma bastará a OVHcloud introduzir o novo disco e vocês sincronizaram tudo manualmente para que tudo volte ao normal - https://docs.ovh.com/pt/dedicated/raid-soft/ .
 
Porém, o backup é sempre necessário pois a OVHcloud não se responsabiliza pela perda de dados.

Então faça os backups pois pelo jeito o servidor pode vir a não fazer boot assim que trocar o disco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, dawnkeeptecnologia disse:

Então faça os backups pois pelo jeito o servidor pode vir a não fazer boot assim que trocar o disco

Sim, este é o meu medo. Enfim, vou torcer para o melhor.

Pelo links que passaram (https://docs.ovh.com/pt/dedicated/raid-soft/), ali mencionam que tem que desmontar o disco e depois da troca, montar de novo.

Vou tentar fazer isto, utilizando os passos do tutorial e rezar. ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, PauloNichio disse:

Sim, este é o meu medo. Enfim, vou torcer para o melhor.

Pelo links que passaram (https://docs.ovh.com/pt/dedicated/raid-soft/), ali mencionam que tem que desmontar o disco e depois da troca, montar de novo.

Vou tentar fazer isto, utilizando os passos do tutorial e rezar. ?

Sempre pense positivo e esteja preparado com o backup em mãos se for necessário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até o momento, agradeço @dawnkeeptecnologiae @Cearápela ajuda ?

Então antes da troca é preciso desmontar a partição problemática, pedir a troca, eles concluírem isto, remontar a partição novamente. Correto?

Já aproveitando, caso alguém faça este serviço ou tenha alguém para indicar, estou aberto a orçamentos via DM. É mais seguro alguém entender de fato sobre isto.

Discos e boot temos um pequeno trauma por aqui hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?