PauloNichio Postado Julho 31, 2020 Compartilhar Postado Julho 31, 2020 Fala pessoal do PHD, tudo certo? Tenho alguns servidores na OVH/SYS e, hoje pela manhã, recebi o seguinte e-mail por parte de um destes servidores: Device: /dev/sdb [SAT], 1 Currently unreadable (pending) sectors Bem, na hora que li isto já imaginei que algum HD estava indo para o beleléu. Pois bem, em contato com o suporte do datacenter, foi solicitado executar alguns comandos e, confirmou-se o problema no disco sdb. [root@~]# smartctl -a /dev/sdb 1 Raw_Read_Error_Rate 0x000b 079 079 016 Pre-fail Always - 37028108 5 Reallocated_Sector_Ct 0x0033 100 100 005 Pre-fail Always - 11 7 Seek_Error_Rate 0x000b 100 100 067 Pre-fail Always - 0 196 Reallocated_Event_Count 0x0032 100 100 000 Old_age Always - 11 197 Current_Pending_Sector 0x0022 100 100 000 Old_age Always - 1 198 Offline_Uncorrectable 0x0008 100 100 000 Old_age Offline - 0 199 UDMA_CRC_Error_Count 0x000a 200 200 000 Old_age Always - 0 Quando estes valores são diferentes de 0, significa que o disco está com problemas: https://en.wikipedia.org/wiki/S.M.A.R.T.#ATA_S.M.A.R.T._attributes . Como tal, o disco terá de ser substituído o quanto antes. Então vem minha pergunta. Alguém já passou por uma situação parecida? Lembrando que o servidor está em RAID 1, por ter dois HDs replicados. Após o procedimento de troca do HD, algum comando adicional precisa ser feito ou o novo HD será reconhecido automaticamente? Valeu! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
dawnkeeptecnologia Postado Julho 31, 2020 Compartilhar Postado Julho 31, 2020 1 hora atrás, PauloNichio disse: Fala pessoal do PHD, tudo certo? Tenho alguns servidores na OVH/SYS e, hoje pela manhã, recebi o seguinte e-mail por parte de um destes servidores: Device: /dev/sdb [SAT], 1 Currently unreadable (pending) sectors Bem, na hora que li isto já imaginei que algum HD estava indo para o beleléu. Pois bem, em contato com o suporte do datacenter, foi solicitado executar alguns comandos e, confirmou-se o problema no disco sdb. [root@~]# smartctl -a /dev/sdb 1 Raw_Read_Error_Rate 0x000b 079 079 016 Pre-fail Always - 37028108 5 Reallocated_Sector_Ct 0x0033 100 100 005 Pre-fail Always - 11 7 Seek_Error_Rate 0x000b 100 100 067 Pre-fail Always - 0 196 Reallocated_Event_Count 0x0032 100 100 000 Old_age Always - 11 197 Current_Pending_Sector 0x0022 100 100 000 Old_age Always - 1 198 Offline_Uncorrectable 0x0008 100 100 000 Old_age Offline - 0 199 UDMA_CRC_Error_Count 0x000a 200 200 000 Old_age Always - 0 Quando estes valores são diferentes de 0, significa que o disco está com problemas: https://en.wikipedia.org/wiki/S.M.A.R.T.#ATA_S.M.A.R.T._attributes . Como tal, o disco terá de ser substituído o quanto antes. Então vem minha pergunta. Alguém já passou por uma situação parecida? Lembrando que o servidor está em RAID 1, por ter dois HDs replicados. Após o procedimento de troca do HD, algum comando adicional precisa ser feito ou o novo HD será reconhecido automaticamente? Valeu! Espero que tenha backup pois depender do suporte é bem complicado 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
PauloNichio Postado Julho 31, 2020 Autor Compartilhar Postado Julho 31, 2020 16 minutos atrás, dawnkeeptecnologia disse: Espero que tenha backup pois depender do suporte é bem complicado Sim sim, a máquina está funcionando normalmente, pois como citei, há RAID entre os HDs. Já iniciei inclusive um backup completo do servidor para outra localidade, pensando no pior. Só queria entender se é preciso executar algum comando antes da troca do HD e depois. Esta é a primeira vez que me deparo com um problema deste tipo. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
dawnkeeptecnologia Postado Julho 31, 2020 Compartilhar Postado Julho 31, 2020 5 minutos atrás, PauloNichio disse: Sim sim, a máquina está funcionando normalmente, pois como citei, há RAID entre os HDs. Já iniciei inclusive um backup completo do servidor para outra localidade, pensando no pior. Só queria entender se é preciso executar algum comando antes da troca do HD e depois. Esta é a primeira vez que me deparo com um problema deste tipo. RAID Hardware ou Software? Nos nossos servidores da Dell quando ocorre isso como é RAID Hardware a controladora faz tudo de forma automática 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
PauloNichio Postado Julho 31, 2020 Autor Compartilhar Postado Julho 31, 2020 26 minutos atrás, dawnkeeptecnologia disse: RAID Hardware ou Software? Nos nossos servidores da Dell quando ocorre isso como é RAID Hardware a controladora faz tudo de forma automática Imagino eu que seja Raid Software. Duvido muito a OVH/SYS querer fazer isto por Hardware hahahaha Ao questionar eles, apenas me responderam isto: A troca do disco pode levar entre 6 a 30 minutos, e durante o processo o servidor terá de ser desligado. Estando em RAID, por norma bastará a OVHcloud introduzir o novo disco e vocês sincronizaram tudo manualmente para que tudo volte ao normal - https://docs.ovh.com/pt/dedicated/raid-soft/ . Porém, o backup é sempre necessário pois a OVHcloud não se responsabiliza pela perda de dados. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
dawnkeeptecnologia Postado Julho 31, 2020 Compartilhar Postado Julho 31, 2020 3 minutos atrás, PauloNichio disse: Imagino eu que seja Raid Software. Duvido muito a OVH/SYS querer fazer isto por Hardware hahahaha Ao questionar eles, apenas me responderam isto: A troca do disco pode levar entre 6 a 30 minutos, e durante o processo o servidor terá de ser desligado. Estando em RAID, por norma bastará a OVHcloud introduzir o novo disco e vocês sincronizaram tudo manualmente para que tudo volte ao normal - https://docs.ovh.com/pt/dedicated/raid-soft/ . Porém, o backup é sempre necessário pois a OVHcloud não se responsabiliza pela perda de dados. Então faça os backups pois pelo jeito o servidor pode vir a não fazer boot assim que trocar o disco 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
PauloNichio Postado Julho 31, 2020 Autor Compartilhar Postado Julho 31, 2020 5 minutos atrás, dawnkeeptecnologia disse: Então faça os backups pois pelo jeito o servidor pode vir a não fazer boot assim que trocar o disco Sim, este é o meu medo. Enfim, vou torcer para o melhor. Pelo links que passaram (https://docs.ovh.com/pt/dedicated/raid-soft/), ali mencionam que tem que desmontar o disco e depois da troca, montar de novo. Vou tentar fazer isto, utilizando os passos do tutorial e rezar. 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
dawnkeeptecnologia Postado Julho 31, 2020 Compartilhar Postado Julho 31, 2020 17 minutos atrás, PauloNichio disse: Sim, este é o meu medo. Enfim, vou torcer para o melhor. Pelo links que passaram (https://docs.ovh.com/pt/dedicated/raid-soft/), ali mencionam que tem que desmontar o disco e depois da troca, montar de novo. Vou tentar fazer isto, utilizando os passos do tutorial e rezar. Sempre pense positivo e esteja preparado com o backup em mãos se for necessário 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
BaggioNunes Postado Julho 31, 2020 Compartilhar Postado Julho 31, 2020 Boa tarde amigo sim vai ter que montar tudo novamente, pois o pessoal apenas instala para voce o novo disco no servidor! partições *md, e etc... tudo deve ser montado após a troca do disco. Não esquecer antes backup de tudo ! 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
PauloNichio Postado Julho 31, 2020 Autor Compartilhar Postado Julho 31, 2020 Até o momento, agradeço @dawnkeeptecnologiae @Cearápela ajuda Então antes da troca é preciso desmontar a partição problemática, pedir a troca, eles concluírem isto, remontar a partição novamente. Correto? Já aproveitando, caso alguém faça este serviço ou tenha alguém para indicar, estou aberto a orçamentos via DM. É mais seguro alguém entender de fato sobre isto. Discos e boot temos um pequeno trauma por aqui hehe 0 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.