Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Olá pessoal tudo bem?

Hoje um cliente veio com uma ideia que me deixou intrigado, eu sempre trabalhei com serviços separados, um servidor para serviços em HD e outro para serviços em SSD.

A ideia do cliente é o seguinte, contratar em uma empresa que forneça personalização do servidor uma máquina com bastante processamento, tipo 16c e 32t com muita memória RAM uns 64GB.

E 4 drives de armazenamento, sendo eles:

1- SSD 120GB para o sistema, painel, banco e etc.

2- HDD 2TB para hospedar os arquivos do site, email e etc.

3- SSD 480GB para hospedar os arquivos do site, email e etc.

4- HDD 2TB para armazenamento de backup local (haverá também remoto).

Sendo assim o painel de controle seria DirectAdmin, e quando um cliente contratasse uma hospedagem ou revenda HD seria adicionado na home2 por exemplo, quando contratasse hospedagem ou revenda SSD seria adicionado a home3.

O que vocês acham da ideia? Como disse nunca fiz isso, mais creio que pode funcionar.

Quem puder opinar ficarei grato na ajuda.

<?= "Full Stack PHP Developer"; ?>
Desde 2013 trabalhando com Desenvolvimento de Sites e Gestão de Servidores.

Postado

Eu sei que no cPanel dá pra fazer isso, inclusive já fiz algo parecido, agora com o DA não sei.

No cPanel se eu não me engano na hora de criar a conta no whm dá pra escolher qual unidade criar o usuário (no whmcs não sei dizer se tem como fazer essa escolha).

Postado
3 minutos atrás, Seto_Ichitaka disse:

Eu sei que no cPanel dá pra fazer isso, inclusive já fiz algo parecido, agora com o DA não sei.

No cPanel se eu não me engano na hora de criar a conta no whm dá pra escolher qual unidade criar o usuário (no WHMCS (link do PDH) não sei dizer se tem como fazer essa escolha).

Entendo, mais referente ao serviço, acha que poderá ter algum problema? Tipo cojestionar o SSD principal? ou coisa do tipo?

Postado
2 minutos atrás, MarksEliel disse:

Entendo, mais referente ao serviço, acha que poderá ter algum problema? Tipo cojestionar o SSD principal? ou coisa do tipo?

Não, mas claro que vai depender da demanda dele...só acho esse 120GB muito pouco pro principal, porque ele não vai usar apenas para o SO, aí depois pra trocar essa unidade é aquela trabalheira.

Você pode acompanhar o consumo de I/O das unidades pelo atop.

E outra marca e modelo do SSD influência muito no desempenho, se ele vai ter tanto poder de processamento e memória ele vai querer lotar até o talo o servidor, então um SSD de marca/modelo bom ajudaria ou trocar por um nmve.

Postado (editado)
1 minuto atrás, Seto_Ichitaka disse:

Não, mas claro que vai depender da demanda dele...só acho esse 120GB muito pouco pro principal, porque ele não vai usar apenas para o SO, aí depois pra trocar essa unidade é aquela trabalheira.

Você pode acompanhar o consumo de I/O das unidades pelo atop.

E outra marca e modelo do SSD influência muito no desempenho, se ele vai ter tanto poder de processamento e memória ele vai querer lotar até o talo o servidor, então um SSD de marca/modelo bom ajudaria ou trocar por um nmve.

Entendo, acha que 240GB seria o suficiente para o primário?

[edit]

Me corrija se estiver errado: o principal ficará com os serviços, banco de dados, imap, pop e etc?
Os outros serão apenas para armazenamento de arquivos, certo?

Editado por MarksEliel

Postado (editado)
2 horas atrás, MarksEliel disse:

Entendo, acha que 240GB seria o suficiente para o primário?

[edit]

Me corrija se estiver errado: o principal ficará com os serviços, banco de dados, imap, pop e etc?
Os outros serão apenas para armazenamento de arquivos, certo?

Na verdade seria assim, sistema operacional e cPanel no primário, contas de hospedagem no secundário (nesse secundário seria e-mail, banco de dados, site) ou pode particionar pra usar somente o banco de dados no primário e no secundário a conta da hospedagem com tudo exceto banco de dados. Se for usar o SSD pra banco de dados você cria uma partição no SSD primário pra mysql e no my.cnf menciona o banco de dados dessa partição.

Eu uso um SSD somente pra banco de dados, da uma melhora significativa de desempenho, e uso um HD 10k rpm para sistema operacional, cpanel e contas de hospedagem, mas meu servidor tem muitos anos, se fosse hoje faria diferente.

Editado por Seto_Ichitaka
Postado
32 minutos atrás, Seto_Ichitaka disse:

Na verdade seria assim, sistema operacional e cPanel no primário, contas de hospedagem no secundário (nesse secundário seria e-mail, banco de dados, site) ou pode particionar pra usar somente o banco de dados no primário e no secundário a conta da hospedagem com tudo exceto banco de dados. Se for usar o SSD pra banco de dados você cria uma partição no SSD primário pra mysql e no my.cnf menciona o banco de dados dessa partição.

Eu uso um SSD somente pra banco de dados, da uma melhora significativa de desempenho, e uso um HD 10k rpm para sistema operacional, cpanel e contas de hospedagem, mas meu servidor tem muitos anos, se fosse hoje faria diferente.

Entendo, estou analisando como poderia fazer isso no DirectAdmin.

Pois, precisaria escolher em qual drive o cliente ficaria hospedado, se no HDD ou no SSD.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?

-