Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Um Dedicado para Dois tipos de Serviço


Marks

Posts Recomendados

Olá pessoal tudo bem?

Hoje um cliente veio com uma ideia que me deixou intrigado, eu sempre trabalhei com serviços separados, um servidor para serviços em HD e outro para serviços em SSD.

A ideia do cliente é o seguinte, contratar em uma empresa que forneça personalização do servidor uma máquina com bastante processamento, tipo 16c e 32t com muita memória RAM uns 64GB.

E 4 drives de armazenamento, sendo eles:

1- SSD 120GB para o sistema, painel, banco e etc.

2- HDD 2TB para hospedar os arquivos do site, email e etc.

3- SSD 480GB para hospedar os arquivos do site, email e etc.

4- HDD 2TB para armazenamento de backup local (haverá também remoto).

Sendo assim o painel de controle seria DirectAdmin, e quando um cliente contratasse uma hospedagem ou revenda HD seria adicionado na home2 por exemplo, quando contratasse hospedagem ou revenda SSD seria adicionado a home3.

O que vocês acham da ideia? Como disse nunca fiz isso, mais creio que pode funcionar.

Quem puder opinar ficarei grato na ajuda.

<?= "Full Stack PHP Developer"; ?>
Desde 2013 trabalhando com Desenvolvimento de Sites e Gestão de Servidores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Seto_Ichitaka disse:

Eu sei que no cPanel dá pra fazer isso, inclusive já fiz algo parecido, agora com o DA não sei.

No cPanel se eu não me engano na hora de criar a conta no whm dá pra escolher qual unidade criar o usuário (no WHMCS (link do PDH) não sei dizer se tem como fazer essa escolha).

Entendo, mais referente ao serviço, acha que poderá ter algum problema? Tipo cojestionar o SSD principal? ou coisa do tipo?

<?= "Full Stack PHP Developer"; ?>
Desde 2013 trabalhando com Desenvolvimento de Sites e Gestão de Servidores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, MarksEliel disse:

Entendo, mais referente ao serviço, acha que poderá ter algum problema? Tipo cojestionar o SSD principal? ou coisa do tipo?

Não, mas claro que vai depender da demanda dele...só acho esse 120GB muito pouco pro principal, porque ele não vai usar apenas para o SO, aí depois pra trocar essa unidade é aquela trabalheira.

Você pode acompanhar o consumo de I/O das unidades pelo atop.

E outra marca e modelo do SSD influência muito no desempenho, se ele vai ter tanto poder de processamento e memória ele vai querer lotar até o talo o servidor, então um SSD de marca/modelo bom ajudaria ou trocar por um nmve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Seto_Ichitaka disse:

Não, mas claro que vai depender da demanda dele...só acho esse 120GB muito pouco pro principal, porque ele não vai usar apenas para o SO, aí depois pra trocar essa unidade é aquela trabalheira.

Você pode acompanhar o consumo de I/O das unidades pelo atop.

E outra marca e modelo do SSD influência muito no desempenho, se ele vai ter tanto poder de processamento e memória ele vai querer lotar até o talo o servidor, então um SSD de marca/modelo bom ajudaria ou trocar por um nmve.

Entendo, acha que 240GB seria o suficiente para o primário?

 

[edit]

Me corrija se estiver errado: o principal ficará com os serviços, banco de dados, imap, pop e etc?
Os outros serão apenas para armazenamento de arquivos, certo?

Editado por MarksEliel

<?= "Full Stack PHP Developer"; ?>
Desde 2013 trabalhando com Desenvolvimento de Sites e Gestão de Servidores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, MarksEliel disse:

Entendo, acha que 240GB seria o suficiente para o primário?

 

[edit]

Me corrija se estiver errado: o principal ficará com os serviços, banco de dados, imap, pop e etc?
Os outros serão apenas para armazenamento de arquivos, certo?

Na verdade seria assim, sistema operacional e cPanel no primário, contas de hospedagem no secundário (nesse secundário seria e-mail, banco de dados, site) ou pode particionar pra usar somente o banco de dados no primário e no secundário a conta da hospedagem com tudo exceto banco de dados. Se for usar o SSD pra banco de dados você cria uma partição no SSD primário pra mysql e no my.cnf menciona o banco de dados dessa partição.

Eu uso um SSD somente pra banco de dados, da uma melhora significativa de desempenho, e uso um HD 10k rpm para sistema operacional, cpanel e contas de hospedagem, mas meu servidor tem muitos anos, se fosse hoje faria diferente.

Editado por Seto_Ichitaka
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Seto_Ichitaka disse:

Na verdade seria assim, sistema operacional e cPanel no primário, contas de hospedagem no secundário (nesse secundário seria e-mail, banco de dados, site) ou pode particionar pra usar somente o banco de dados no primário e no secundário a conta da hospedagem com tudo exceto banco de dados. Se for usar o SSD pra banco de dados você cria uma partição no SSD primário pra mysql e no my.cnf menciona o banco de dados dessa partição.

Eu uso um SSD somente pra banco de dados, da uma melhora significativa de desempenho, e uso um HD 10k rpm para sistema operacional, cpanel e contas de hospedagem, mas meu servidor tem muitos anos, se fosse hoje faria diferente.

Entendo, estou analisando como poderia fazer isso no DirectAdmin.

Pois, precisaria escolher em qual drive o cliente ficaria hospedado, se no HDD ou no SSD.

<?= "Full Stack PHP Developer"; ?>
Desde 2013 trabalhando com Desenvolvimento de Sites e Gestão de Servidores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?