Jump to content

Como realizar este procedimento?

Victor Moura

Recommended Posts

Bem, eu chamo de "procedimento" pois não sei ao certo qual seria o nome.

Também já realizei diversas pesquisas mas sem sucesso, talvez pelo problema de não saber o nome do procedimento.

O cenário é o seguinte:

1. Tenho o domínio fictício para este exemplo: "teste.net"

2. tenho dois servidores: "srv1.teste.net" e "srv2.teste.net".

3. No servidor "srv1.teste.net" irei utilizar o dns autoritativo para o domínio "teste.net" e também para os domínios dos clientes, os servidores DNS serão: "ns1.teste.net" e ns2.teste.net".

4. No servidor "srv2.teste.net" irá alocar as contas dos clientes no centos web panel com todos os serviços de email, ftp, banco de dados, etc. O painel conta com um servidor DNS interno e já vem configurado com todo o esquema de subdomínios dos serviços www, smtp, pop, etc, também conta com gerenciador zone editor para o cliente.

Por padrão os domínios contratados e adicionados nas contas irão o utilizar os servidores DNS "ns1.teste.net" e "ns2.teste.net". Caso o domínio seja contratado em outra empresa, o cliente será instruído a alterar os servidores DNS para estes mesmos subdomínios.

A dúvida é, como realizar essa configuração? como se chama esta configuração?

-Para que todas as ações realizadas em zone editor do servidor "srv2.teste.net" seja replicada nos servidores DNS do servidor "srv1.teste.net". 

Ou este procedimento utilizado por diversos provedores é feito de outra forma?

Dentro de DNS isso é conhecido como zone-transfer, e dentro de cada painel de controle isso ganha um nome diferente. Notar que você não precisa transferir apenas os conteúdos dos domínios, mas também a lista de domínios. 

Uma das maneiras frequentemente usadas para isso em hosting é com PowerDNS com back-end MySQL, configurando replicação no MySQL. Aí os dados alterados de um lado aparecem do outro e o PowerDNS nem percebe que a fonte dos dados é replicada.