Jump to content

Transferência de host da Locaweb (email google)

Recommended Posts

Boa noite prezados,

Um cliente quer migrar para o meu servidor. Atualmente ele está hospedado na Locaweb e contratou o serviço de e-mail do Google Apps que está vinculado a conta dele na Locaweb. O problema é que ele tem muitos e-mails e alguns são relativamente pesados. Como faço essa migração? Ele não quer continuar com o serviço do Google Apps, quer migrar para o meu servidor para utilizar os emails do meu servidor. A forma que eu pensei foi baixar os e-mails no Outlook de cada usuário e fazer o cancelamento na Locaweb e depois setar os dados de SMTP e IMAP do meu servidor. Alguém poderia me dar uma ajuda nessa questão? Não sei o que fazer....

De fato eu convenceria o seu cliente a permanecer no G-Suite, ele é muito melhor do que qualquer solução fornecida via painel de controle, pois é uma solução de trabalho em equipe e não apenas e-mail.

Eu não sei como funcionaria para "tirar" a Locaweb da G-Suite e o seu cliente passar a pagar diretamente para o Google, caso você consiga que seu cliente permaneça com o G-Suite. Creio que você poderia acionar o suporte do Google para questionar isso.Uma dica: a Reseller Club permite que você revenda G-Suite por 4 dólares por usuário, assim você mesmo poderia vender o G-Suite pro seu cliente e tirar um troquinho ?

Se mesmo assim seu cliente quiser migrar os e-mails e cancelar o G-Suite, você pode migrar os e-mails usando o GoodBye Host, ou se você usa Cpanel, um plugin fantástico e gratuito que eu descobri chamado Mailsync.

O procedimento para migrar os e-mails seria:

• Criar a conta no seu servidor e criar as caixas postais necessárias
  • Transferir somente o site
  • Atualizar o DNS do domínio, incluindo as entradas MX, para que as *novas* mensagens já caiam no seu servidor
  • Instruir o seu cliente para usar o novo webmail e aguardar enquanto as mensagens antigas são transferidas
  • Usar o serviço de transferência de e-mails para resgatar as mensagens. Nas configurações do G-Suite você encontrará o endereço POP3 ou IMAP.
  • Acompanhar e aguardar o processo, que pode levar várias horas dependendo da quantidade de mensagens, ou até mesmo falhar durante a transferência.
  • Verificar na nova caixa postal se deu tudo certo na transferência.