Jump to content

Recommended Posts

Posted

Salve galera !

Surgiu um serviço de Live Streaming HLS de vídeo adaptativo com alta demanda de espectadores (por volta de 30mil) e irei usar wowza. Demandas um pouco menores (em torno de 5mil) sempre usei loadbalancer do wowza com os diversos servers que tenho e sempre funcionou bem, porém para esta demanda se faz necessário uso de uma CDN principalmente com pontos no Brasil. Sempre ouvir falar que com o CloudFront da Amazon isso seria algo bem tranquilo onde tendo apenas uma instancia wowza suficiente para receber e transcodificar o streaming já bastaria e o cloudfront faria o resto independente do número de acessos.

Fiz as confs a partir do artigo https://www.wowza.com/docs/how-to-integrate-your-wowza-ec2-instance-with-cloudfront e funcionou perfeitamente a distribuição conforme a localização geográfica, mas me parece que só está fazendo um direcionamento, ou seja, ao invés do CloudFront  estar consumindo 1 ou 2 acessos do Wowza  e dá em diante faria a cache distribuiria e isso não está ocorrendo. Abro dezenas de players e é como estivesse acessando diretamente ao Wowza.

Alguém já usa Wowza + CloudFront?

Posted

Já experimentou usar o CDN do Wowza? É da akamai, já usei algumas vezes pra teste e funcionava perfeitamente, só configurar através do stream target.

O load balancer é necessário uma licença wowza pra cada servidor que for fazer a distribuição de carga?

Posted
16 minutes ago, Seto_Ichitaka said:

Já experimentou usar o CDN do Wowza? É da akamai, já usei algumas vezes pra teste e funcionava perfeitamente, só configurar através do stream target.

O load balancer é necessário uma licença wowza pra cada servidor que for fazer a distribuição de carga?

Ainda não experimentei usar a CDN do Wowza, mas precisaria usar CloudFront por que é o que o cliente já tem.

Sim uma licença para o ORIGIN e cada EDGE.

Posted
3 minutos atrás, SysAdmin disse:

Ainda não experimentei usar a CDN do Wowza, mas precisaria usar CloudFront por que é o que o cliente já tem.

Sim uma licença para o ORIGIN e cada EDGE.

Ah sim, nunca usei o CloudFront. Se eu não me engano o Wowza CDN disponibiliza 1TB free no primeiro mês pra testar (ao menos era assim antigamente, não sei se ainda é) faz o teste. É bem simples de configurar

Posted
32 minutes ago, Seto_Ichitaka said:

Ah sim, nunca usei o CloudFront. Se eu não me engano o Wowza CDN disponibiliza 1TB free no primeiro mês pra testar (ao menos era assim antigamente, não sei se ainda é) faz o teste. É bem simples de configurar

Imagino que seja, mas realmente é algo imprescindível usar o CloudFront. Mas valeu.